1. Ensino das ciências e da matemática | |
Science and technology teacher education: A case study in the south of Portugal | 3 |
Jesuína Fonseca, Maria de Lurdes Cristiano, Norberto Mestre, Maria Fernandes Macedo | |
Formação contínua para a mudança conceptual de professores de biologia | 7 |
Maria Fernandes Pereira de Macedo, Jesuína Fonseca, Joseph Conboy | |
O trabalho científico em ambiente de aprendizagem cooperativa | 21 |
Antónia Marreiros, Jesuína Fonseca, Joseph Conboy | |
Critical thinking as a strategy to promote conceptual change and to enhance better physics problem solvers | 41 |
Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues | |
A criatividade, o pensamento crítico e os textos curriculares de ciências | 51 |
Maurícia Oliveira, Paula Serra | |
Critical thinking as a strategy to promote better science problem solvers | 67 |
Alice Rodrigues, Maurícia Oliveira | |
Aprender ciências através da compreensão de textos | 73 |
Maria Helena Salema, Sandra Afonso | |
Modellus, modelação matemática nas ciências físicas e renovação do currículo | 87 |
Vítor Duarte Teodoro, Maria Odete Valente | |
Percursos e desafios | 99 |
Maria Odete Valente | |
2. Educação e cultura | |
O ensino privado e a educação para todos -Uma história pioneira | 105 |
Helena Ribeiro de Castro | |
A educação em diversidade num mundo em mudança | 115 |
Ester Luísa Dias | |
A escola multicultural: O olhar de professoras do 1° ciclo | 125 |
Cristina Milagre, Florbela Trigo-Santos | |
Being a high school teacher during the Portuguese “New State”. Teachers’ discourse in the pedagogical press | 135 |
Joaquim Pintassilgo | |
Educação para a cidadania: Percurso histórico de uma ideia recente | 145 |
Joaquim Pintassilgo | |
A Escola como memória do futuro | 151 |
Olga Pombo | |
Ensino superior e modernidade: Algumas breves considerações | 157 |
Maria Manuel Vieira | |
3. Aprendizagem e desenvolvimento | |
A construção social do conhecimento em aulas de ciências: A voz dos alunos | 169 |
Paulo Almeida, Orlando Figueiredo, Pedro Raposo, Margarida César | |
Quando aprender significa pensar: Práticas inclusivas na aula de Introdução à Filosofia | 177 |
Fernanda Barata, Joaquim Melro, Margarida César | |
Experimentar interagindo: Processos inovadores de apropriação de conhecimentos em ciências | 187 |
Maria Cristina Borges, Margarida César | |
Ganho mais ou menos do que tu? Comunicar matematicamente sobre médias e medianas | 199 |
Carolina Carvalho, Margarida César | |
Interacções entre pares: Contributos para o estudo do conhecimento instrumental e relacional | 205 |
Carolina Carvalho, Margarida César | |
Interagir para aprender: Um caso de trabalho colaborativo em estatística | 223 |
Carolina Carvalho, Margarida César | |
Peer interactions and statistics learning | 235 |
Carolina Carvalho, Margarida César | |
E o que é isso de aprender? Reflexões e exemplos de um processo complexo | 241 |
Margarida César | |
Novas orientações curriculares: Da matemática para alguns à matemática para todos | 249 |
Margarida César, Carolina Carvalho | |
E se eu te visse de fora? | 261 |
Margarida César, Neusa Branco, Cláudia Ventura | |
Interagir para aprender: Processos de avaliação de um projecto de investigação-acção | 267 |
Margarida César, Sónia Mendes, Rita Carmo | |
‘Tou numa nice contigo: Trabalho colaborativo e relações interpessoais | 279 |
Margarida César, Ana Oliveira, Lucília Teles, Susana Palheira, Cátia Santos, Nelson Gomes, Ana Azeiteiro | |
Escola inclusiva: Percursos para a sua concretização | 287 |
Sofia Freire, Margarida César | |
Ensinar a pensar: Um problema para resolver | 297 |
Gracinda Hamido | |
O privilégio de ter alunos diferentes! | 307 |
Marta Loureiro, Catarina Rijo, Margarida César | |
A gente não tinha flores e agora tem: Um currículo transformativo | 317 |
Isolina Oliveira, Margarida César | |
Importância das técnicas projectivas para o estudo das representações sociais da matemática | 327 |
Sara Piscarreta, Margarida César | |
Malmequer, bem-me-quer, muito, pouco ou nada: Representações sociais da matemática | 339 |
Sara Piscarreta, Margarida César | |
Do medo ao desafio: O privilégio de ter alunos diferentes! | 345 |
Catarina Rijo, Marta Loureiro, Margarida César | |
Ilusões e contradições. Das intenções às acções | 351 |
João Marques Silva, Margarida César | |
4. Ensino superior, formação de professores, desenvolvimento profissional, organização escolar e liderança | |
Concepções orientadoras do processo de aprendizagem do ensino nos estágios pedagógicos | 365 |
Ana Maria Freire | |
Levantamento e análise de necessidades na formação profissional de professores de ciências | 375 |
Jesuína Fonseca, Maria Fernandes Pereira Macedo, Norberto Mestre | |
Trabalho colaborativo de professores nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa | 377 |
Luís Menezes, Isilda Leitão, Leonor Pestana, Isabel Laranjeira, Isabel Menezes | |
Investigating mathematics and leaming to teach mathematics | 387 |
João Pedro da Ponte | |
Professional narratives in mathematics teacher education | 401 |
João Pedro da Ponte | |
O início da carreira profissional de jovens professores de matemática e ciências | 407 |
João Pedro da Ponte, Cecília Galvão, Florbela Trigo Santos, Hélia Oliveira | |
Concepções e práticas em torno do centro de recursos: Um contributo para a compreensão dos processos de transformação da escola | 421 |
Eugénia Simões Raposo, Cecília Galvão | |
Autonomia e construção do currículo centrado na escola: Pressupostos e obstáculos | 439 |
Maria de Fátima Chorão Cavaleiro Sanches | |
Evolução epistemológica e pluralidade conceptual no domínio organizacional: Sintonia ou desfasamento? | 455 |
Maria de Fátima Chorão Sanches | |
Mudar de caminho, caminhar para a mudança | 465 |
Leonor Santos, Paula Canavarro | |
Professional duties as expression of teachers’ identity: An empirical study of ethical discourses | 481 |
Aline Seiça, Maria de Fátima Chorão Sanches |
Ano de publicação: 2002
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL