Itinerários Investigar em Educação 2001

Itinerários Investigar em Educação 2001

Índice

1. Ensino das ciências e da matemática

Science and technology teacher education: A case study in the south of Portugal3
Jesuína Fonseca, Maria de Lurdes Cristiano, Norberto Mestre, Maria Fernandes Macedo
Formação contínua para a mudança conceptual de professores de biologia7
Maria Fernandes Pereira de Macedo, Jesuína Fonseca, Joseph Conboy
O trabalho científico em ambiente de aprendizagem cooperativa21
Antónia Marreiros, Jesuína Fonseca, Joseph Conboy
Critical thinking as a strategy to promote conceptual change and to enhance better physics problem solvers41
Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues
A criatividade, o pensamento crítico e os textos curriculares de ciências51
Maurícia Oliveira, Paula Serra
Critical thinking as a strategy to promote better science problem solvers67
Alice Rodrigues, Maurícia Oliveira
Aprender ciências através da compreensão de textos73
Maria Helena Salema, Sandra Afonso
Modellus, modelação matemática nas ciências físicas e renovação do currículo87
Vítor Duarte Teodoro, Maria Odete Valente
Percursos e desafios99
Maria Odete Valente
2. Educação e cultura
O ensino privado e a educação para todos -Uma história pioneira105
Helena Ribeiro de Castro
A educação em diversidade num mundo em mudança115
Ester Luísa Dias
A escola multicultural: O olhar de professoras do 1° ciclo125
Cristina Milagre, Florbela Trigo-Santos
Being a high school teacher during the Portuguese “New State”. Teachers’ discourse in the pedagogical press135
Joaquim Pintassilgo
Educação para a cidadania: Percurso histórico de uma ideia recente145
Joaquim Pintassilgo
A Escola como memória do futuro151
Olga Pombo
Ensino superior e modernidade: Algumas breves considerações157
Maria Manuel Vieira
3. Aprendizagem e desenvolvimento
A construção social do conhecimento em aulas de ciências: A voz dos alunos169
Paulo Almeida, Orlando Figueiredo, Pedro Raposo, Margarida César
Quando aprender significa pensar: Práticas inclusivas na aula de Introdução à Filosofia177
Fernanda Barata, Joaquim Melro, Margarida César
Experimentar interagindo: Processos inovadores de apropriação de conhecimentos em ciências187
Maria Cristina Borges, Margarida César
Ganho mais ou menos do que tu? Comunicar matematicamente sobre médias e medianas199
Carolina Carvalho, Margarida César
Interacções entre pares: Contributos para o estudo do conhecimento instrumental e relacional205
Carolina Carvalho, Margarida César
Interagir para aprender: Um caso de trabalho colaborativo em estatística223
Carolina Carvalho, Margarida César
Peer interactions and statistics learning235
Carolina Carvalho, Margarida César
E o que é isso de aprender? Reflexões e exemplos de um processo complexo241
Margarida César
Novas orientações curriculares: Da matemática para alguns à matemática para todos249
Margarida César, Carolina Carvalho
E se eu te visse de fora?261
Margarida César, Neusa Branco, Cláudia Ventura
Interagir para aprender: Processos de avaliação de um projecto de investigação-acção267
Margarida César, Sónia Mendes, Rita Carmo
‘Tou numa nice contigo: Trabalho colaborativo e relações interpessoais279
Margarida César, Ana Oliveira, Lucília Teles, Susana Palheira, Cátia Santos, Nelson Gomes, Ana Azeiteiro
Escola inclusiva: Percursos para a sua concretização287
Sofia Freire, Margarida César
Ensinar a pensar: Um problema para resolver297
Gracinda Hamido
O privilégio de ter alunos diferentes!307
Marta Loureiro, Catarina Rijo, Margarida César
A gente não tinha flores e agora tem: Um currículo transformativo317
Isolina Oliveira, Margarida César
Importância das técnicas projectivas para o estudo das representações sociais da matemática327
Sara Piscarreta, Margarida César
Malmequer, bem-me-quer, muito, pouco ou nada: Representações sociais da matemática339
Sara Piscarreta, Margarida César
Do medo ao desafio: O privilégio de ter alunos diferentes!345
Catarina Rijo, Marta Loureiro, Margarida César
Ilusões e contradições. Das intenções às acções351
João Marques Silva, Margarida César
4. Ensino superior, formação de professores, desenvolvimento profissional, organização escolar e liderança
Concepções orientadoras do processo de aprendizagem do ensino nos estágios pedagógicos365
Ana Maria Freire
Levantamento e análise de necessidades na formação profissional de professores de ciências375
Jesuína Fonseca, Maria Fernandes Pereira Macedo, Norberto Mestre
Trabalho colaborativo de professores nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa377
Luís Menezes, Isilda Leitão, Leonor Pestana, Isabel Laranjeira, Isabel Menezes
Investigating mathematics and leaming to teach mathematics387
João Pedro da Ponte
Professional narratives in mathematics teacher education401
João Pedro da Ponte
O início da carreira profissional de jovens professores de matemática e ciências407
João Pedro da Ponte, Cecília Galvão, Florbela Trigo Santos, Hélia Oliveira
Concepções e práticas em torno do centro de recursos: Um contributo para a compreensão dos processos de transformação da escola421
Eugénia Simões Raposo, Cecília Galvão
Autonomia e construção do currículo centrado na escola: Pressupostos e obstáculos439
Maria de Fátima Chorão Cavaleiro Sanches
Evolução epistemológica e pluralidade conceptual no domínio organizacional: Sintonia ou desfasamento?455
Maria de Fátima Chorão Sanches
Mudar de caminho, caminhar para a mudança465
Leonor Santos, Paula Canavarro
Professional duties as expression of teachers’ identity: An empirical study of ethical discourses481
Aline Seiça, Maria de Fátima Chorão Sanches

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2002
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL