Itinerários – Investigar em Educação 1 constitui a primeira colectânea dos trabalhos produzidos no ano 2000 pelos membros do Centro de Investigação em Educação. Aqui se compilam trabalhos já publicados, outros a publicar, outros ainda apresentados em congressos e não publicados, bem como conferências ou outras formas de intervenção, produzidos no ano de 2000.
Os destinatários são principalmente os membros do Centro, que terão assim um acesso facilitado ao trabalho dos seus pares, o que, num centro com a dimensão do CIE e com a diversidade de formações e áreas de investigação bastante diversas, constitui um projecto relevante para ajudar a construir a sua identidade.
Trata-se, pois, de construir um instrumento que junte, dê visibilidade e proporcione a partilha do bem comum produzido.
Para agrupar os trabalhos, optou-se pelas sete linhas de produção científica que havia integrado o relatório trianual dos anos anteriores. Um ou outro não terão a integração mais adequada mas julgou-se preferível não alterar a configuração inicial proposta. Dentro de cada área seguiu-se a ordem alfabética do último nome do autor ou do primeiro autor quando mais do que um. Não foi estabelecida nenhuma hierarquia de valor aos textos apresentados. Caberá ao leitor verificar para cada um dos textos qual a situação específica em que foi produzido e o local onde foi ou vai ser publicado, se for caso disso.
VOLUME I | |
1. Ensino das ciências | |
Influência da prática pedagógica na mudança conceptual em ciências: Um estudo sociológico | 11 |
Margarida Afonso, Isabel Pestana Neves | |
Literacia científica. O grande desafio para a escola | 29 |
Isabel Chagas | |
Metáforas e analogias na produção e reprodução do conhecimento científico | 35 |
Maria Alice Fontes | |
A construção da ciência e a relação C-T-S no ensino das ciências – Outro Vénus? Não obrigado! | 47 |
Elisabete Forte, Ana Henriques, Teresa Loureiro, Florbela Ricos-Olhos, Ana Maria Morais | |
Aprendizagem do ensino nos estágios pedagógicos: Mudanças nas concepções de ensino de física | 61 |
Ana Maria Freire | |
Trabalho experimental: Concepções e práticas de estagiários de física e química | 69 |
Ana Maria Freire | |
Competências essenciais para as ciências físicas e naturais | 81 |
Cecília Galvão (coord.), Ana Maria Freire, Isabel Neves, Mariana Pereira, Ana Maria Lopes, Luísa da Encarnação, Adelaide Neves, Maria Teresa Oliveira | |
Analysing science textbooks: A sociological model | 97 |
Ana Lourenço, Isabel Neves | |
Creating learning social contexts for scientific literacy | 103 |
Ana Maria Morais, Isabel Pestana Neves, Margarida Afonso, Delmina Pires | |
Learning social contexts for scientific development: A study of researcher-teacher relations | 111 |
Ana Morais, Isabel Neves, Margarida Afonso, Delmina Pires | |
Pedagogic social contexts: Studies for a sociology of learning | 117 |
Ana Morais, Isabel Neves | |
Disonancias pedagógicas en la resolución de problemas de física: Una propuesta para su superación de raíz vygotskiana | 137 |
António J. Neto, Maria Odete Valente | |
Análise do contexto de socialização familiar: Sua importância para a compreensão do (in)sucesso escolar | 149 |
Isabel Pestana Neves | |
Os discursos instrucional e regulador em programas de ciências: Estudo comparativa de duas reformas | 155 |
Isabel Pestana Neves, Ana Maria Morais, Ana Medeiros, Dulce Peneda | |
A compreensão textual na disciplina de ciências: Curriculo, ensino e “transferibilidade” | 173 |
Maria Helena Salema, Sónia Freitas | |
A ciência e a tecnologia na sociedade e no tempo actuais. Quadro da educação para a cidadania | 179 |
Maria Eduarda Santos | |
Dimensões conceptual e formativa do currículo escolar. Fundamentos e forças de mudança | 187 |
Maria Eduarda Santos | |
Fazer ciência / aprender sobre ciência. Mitos e realidades | 201 |
Maria Eduarda Santos | |
Manuais de ciências. O que temos? O que queremos? | 211 |
Maria Eduarda Santos | |
Manuais escolares na processo de ensino / aprendizagem | 219 |
Maria Eduarda Santos | |
Reflexos do “ethos” da ciência actual na concepção CTS de ensino das ciências | 223 |
Maria Eduarda Santos | |
Ensino das ciências e cidadania | 231 |
Maria Odete Valente | |
2. Ensino da matemática | |
O ensino e aprendizagem da geometria discutido num encontro no Fundão | 241 |
Ana Maria Boavida | |
Estatística e calculadoras gráficas | 243 |
Ana Paula Canavarro | |
O currículo na prática lectiva: Dois estudos de caso | 251 |
Ana Paula Canavarro, Leonor Santos, João Pedro da Ponte | |
As aparências iludem: Reflexões em torno do ensino da estatística no ensino básico | 257 |
Carolina Carvalho, Margarida César | |
Aprender investigando | 265 |
Helena Fonseca | |
Aprendizagem e prática social: Contributos para a construção de ferramentas de análise da aprendizagem matemática escolar | 271 |
João Filipe Matos | |
“Não estou a perceber nada…!!!” Aspectos afectivos na actividade matemática escolar – o caso das emoções | 287 |
João Filipe Matos | |
Paradigmas e qualidade da investigação em educação matemática | 295 |
João Filipe Matos, Gelsa Knijnik, Guida de Abreu, Susana Carreira, Paola Valero | |
O dilema da relevância da matemática na investigação em educação matemática | 313 |
João Filipe Matos, Paola Valero, Madalena Santos, Elsa Fernandes | |
Matemática, linguagem e comunicação | 317 |
Luís Menezes | |
Orientações curriculares para o ensino da estatística: Análise comparativa de três países | 327 |
João Pedro da Ponte, Helena Fonseca | |
A investigação em educação matemática em Portugal (1998) | 351 |
João Pedro da Ponte, Isolina Oliveira | |
The mathematics curriculum: Training or education? | 369 |
Joana Porfírio, Paulo Abrantes | |
Dilemmas of social / political / cultural research in mathematics education | 375 |
Paola Valero, João Filipe Matos | |
3. Aprendizagem e desenvolvimento | |
Estatística 10° ano. (H)isto gramas tu! | 383 |
C. António, S. Mesquita, S. Neves, M. Martins, M. César | |
Centrá pre zaostávajúcich zaikov podpurujúce autoregulacné zrucnosti pri ucení | 389 |
Maria José Barroso, Maria Helena Salema | |
Sala de estudo: Pólo dinamizador de competências auto-regulatórias transversais. Ecos de uma experiência | 403 |
Maria José Barroso, Maria Eugénia Penteado, Maria Teresa Gonçalves, Maria Teresa Sá, Maria Helena Salema | |
Os grandes também interagem | 409 |
Acácio Castelhano, Margarida César | |
Interacções sociais e apreensão de conhecimentos matemáticos: A investigação contextualizada | 417 |
Margarida César | |
Interagir para aprender: A escola inclusiva e as práticas pedagógicas em matemática | 439 |
Margarida César | |
Matemática e interacções sociais: Para ouvir e ser ouvido | 447 |
Margarida César, Marta Loureiro, Catarina Rijo | |
Estatística e interacções sociais: Jura que não vai ser (só) uma aventura! | 453 |
Margarida César, Rui Silva de Sousa | |
Aprendizagem e prática social na aula de Matemática | 463 |
Elsa Fernandes, João Filipe Matos | |
The passion of learning: Self-regulation | 471 |
Maria Helena Salema, Maria José Barroso | |
Students’ rights in school: A promotion program | 473 |
Feliciano H. Veiga | |
Droits psycho-sociaux des jeunes dans la famille: Représentations sur leur existence | 481 |
Feliciano H. Veiga | |
Os direitos psicossociais dos alunos na escola | 491 |
Feliciano H. Veiga | |
VOLUME II | |
4. Formação de professores, desenvolvimento profissional, organização escolar e liderança | |
Teachers’ discourse and education of values | 509 |
Helena Antunes, Judite Fonseca | |
Alunos difíceis e práticas profissionais de professores de ciências em início de carreira | 517 |
Helena Antunes, Ana Margarida Lourenço, Célia Alves, Pedro Pires | |
Pre-service mathematics teacher education: How to deal with new challenges? | 525 |
Ana Maria Boavida, Joana Porfírio | |
Sistema de acreditação dos cursos de formação inicial de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário Parecer nº2/99 do Conselho Nacional de Educação | 531 |
A. Estrela, A. A. Costa, M. O. Valente | |
Da formação à prática profissional | 545 |
Cecília Galvão | |
ATEE Working Group 9 – Summary report on good practice in induction programmes – Portugal | 561 |
Cecília Galvão, Maria José Martins, Leonardo Rocha | |
Comunicação na aula de matemática e desenvolvimento profissional de professores | 563 |
Luís Menezes | |
Empirical view on continuing education system | 569 |
M. Misút, L. Held, M. H. Salema, M. O. Valente | |
Ser professor | 575 |
A. Reis Monteiro | |
Interacções organizacionais dos grupos disciplinares: Balkanização ou anomia? | 593 |
António de Oliveira Pinto, Maria de Fátima Chorão Sanches | |
Analyzing practice in preservice mathematics teacher education | 603 |
João Pedro da Ponte, Lina Brunheira | |
International academic co-operation on a pedagogy curriculum for teacher continuing education: Potentialities and challenges | 611 |
Maria Helena Salema | |
Formação contínua de professores: Constrangimentos, potencialidades e contributos dos centros de associação de escolas | 615 |
Maria de Fátima Chorão Cavaleiro Sanches | |
Convite a uma reflexão crítica sobre a nova profissionalidade docente | 623 |
Maria de Fátima Chorão Cavaleiro Sanches | |
O currículo no ensino básico – Globalizar, integrar, adequar e flexibilizar | 627 |
Maria Odete Valente | |
Stress: Professores à beira de um ataque de nervos!… | 631 |
Catarina Venâncio, Rita Carmo, Sónia Mendes, Rita Liberato, Margarida César | |
5. Educação e cultura | |
Cambio social, cambio mental y cambio educativo | 639 |
Ester Luísa Rodrigues Dias | |
A diversidade na educação e a educação na diversidade | 647 |
Ester Luísa Rodrigues Dias | |
Genes of a dangerous kind | 655 |
Teresa Levy | |
Wanting to know about the inner works of Nature? Look at the screen! | 663 |
Teresa Levy | |
Convenção sobre os direitos da criança: Princípio de uma revolução… | 673 |
A. Reis Monteiro | |
O direito à educação para a cidadania | 701 |
A. Reis Monteiro | |
Era uma vez…a Convenção sobre os direitos da criança! | 703 |
A. Reis Monteiro | |
Estado, educação e liberdade | 705 |
A. Reis Monteiro | |
Proposições sobre a educação para os direitos do ser humano | 707 |
A. Reis Monteiro | |
A componente socializadora do currículo escolar oitocentista | 713 |
Joaquim Pintassilgo | |
Educação liberal e conformação social: Dos catecismos constitucionais aos manuais de civilidade | 719 |
Joaquim Pintassilgo | |
Etiquette school manuals in Portugal in the 19th century | 725 |
Joaquim Pintassilgo | |
A República e o ensino da história: Inovações e permanências | 733 |
Joaquim Pintassilgo | |
A imagem e a ideia de Europa nos manuais escolares do ensino primário em Portugal (1900-1926) | 745 |
Joaquim Pintassilgo, Rui Afonso Costa | |
Biblioteca. A “alma” da escola | 755 |
Olga Pombo | |
Comunicação e construção do conhecimento | 761 |
Olga Pombo | |
As cores da escola: Concepções de justiça nos discursos sobre a multiculturalidade na escola portuguesa | 779 |
José Manuel Resende, Maria Manuel Vieira | |
The multicultural issue in Portuguese schools: Seeking justice or another morality? | 793 |
José Manuel Resende, Maria Manuel Vieira | |
Género e perspectivas de cidadania | 803 |
Cília Seixo, Florbela Trigo-Santos | |
Famílias africanas em Portugal: Representações, envolvimento e expectativas de pais e crianças no 1º ciclo do ensino básico | 813 |
Maria Santos Silva, Ana Maria Morais | |
Mathematics education and society: Some sociological questions | 825 |
Maria Manuel Vieira | |
6. Ensino superior | |
Estudo sobre a avaliação dos docentes do ensino superior: Desenvolvimento de instrumentos de avaliação de desempenho | 833 |
Paulo Abrantes e Maria Odete Valente (Coord. Cientifica) e António José Almeida, Jorge Pinto, Leonor Santos, Maria Amélia Marques, Maria Joaquina Prazeres | |
Escola de Comércio de Lisboa: Proposta de um dispositivo de auto avaliação | 885 |
Cecília Galvão, Lucília Ramos | |
Universidade. Regresso ao futuro de uma ideia | 903 |
Olga Pombo | |
7. Tecnologias de informação e comunicação | |
Information and communications technology in initial teacher education in Portugal: A summary | 915 |
Isabel Chagas | |
Multimédia nas aulas de ciências. Propostas de utilização apresentadas por futuros professores | 923 |
Isabel Chagas | |
European knowledge centre: research and practice. Contributions for the understanding of ICT | 931 |
Isabel Chagas, Paula Mano, Rosa Tripa, João Sousa | |
Um olhar sobre o site | 937 |
Dulce Franco, Isabel Chagas | |
Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios? | 943 |
João Pedro da Ponte | |
As novas tecnologias na formação inicial de professores. Análise de uma experiência | 957 |
João Pedro da Ponte, Hélia Oliveira, José Manuel Varandas | |
The Genet Project – The discussion of biotechnology and genetics controversies at internet | 963 |
Pedro Rocha dos Reis | |
Project work in continuous teacher education on ICT | 969 |
Rosa Tripa, Isabel Chagas | |
O trabalho de projecto na formação contínua de professores em TIC | 973 |
Maria Rosa Tripa, Isabel Chagas |
Ano de publicação: 2001
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL