Itinerários Investigar em Educação 2000

Itinerários Investigar em Educação 2000

Apresentação

Itinerários – Investigar em Educação 1 constitui a primeira colectânea dos trabalhos produzidos no ano 2000 pelos membros do Centro de Investigação em Educação. Aqui se compilam trabalhos já publicados, outros a publicar, outros ainda apresentados em congressos e não publicados, bem como conferências ou outras formas de intervenção, produzidos no ano de 2000.

Os destinatários são principalmente os membros do Centro, que terão assim um acesso facilitado ao trabalho dos seus pares, o que, num centro com a dimensão do CIE e com a diversidade de formações e áreas de investigação bastante diversas, constitui um projecto relevante para ajudar a construir a sua identidade.

Trata-se, pois, de construir um instrumento que junte, dê visibilidade e proporcione a partilha do bem comum produzido.
Para agrupar os trabalhos, optou-se pelas sete linhas de produção científica que havia integrado o relatório trianual dos anos anteriores. Um ou outro não terão a integração mais adequada mas julgou-se preferível não alterar a configuração inicial proposta. Dentro de cada área seguiu-se a ordem alfabética do último nome do autor ou do primeiro autor quando mais do que um. Não foi estabelecida nenhuma hierarquia de valor aos textos apresentados. Caberá ao leitor verificar para cada um dos textos qual a situação específica em que foi produzido e o local onde foi ou vai ser publicado, se for caso disso.

Índice

VOLUME I
 
1. Ensino das ciências
Influência da prática pedagógica na mudança conceptual em ciências: Um estudo sociológico11
Margarida Afonso, Isabel Pestana Neves
Literacia científica. O grande desafio para a escola29
Isabel Chagas
Metáforas e analogias na produção e reprodução do conhecimento científico35
Maria Alice Fontes
A construção da ciência e a relação C-T-S no ensino das ciências – Outro Vénus? Não obrigado!47
Elisabete Forte, Ana Henriques, Teresa Loureiro, Florbela Ricos-Olhos, Ana Maria Morais
Aprendizagem do ensino nos estágios pedagógicos: Mudanças nas concepções de ensino de física61
Ana Maria Freire
Trabalho experimental: Concepções e práticas de estagiários de física e química69
Ana Maria Freire
Competências essenciais para as ciências físicas e naturais81
Cecília Galvão (coord.), Ana Maria Freire, Isabel Neves, Mariana Pereira, Ana Maria Lopes, Luísa da Encarnação, Adelaide Neves, Maria Teresa Oliveira
Analysing science textbooks: A sociological model97
Ana Lourenço, Isabel Neves
Creating learning social contexts for scientific literacy103
Ana Maria Morais, Isabel Pestana Neves, Margarida Afonso, Delmina Pires
Learning social contexts for scientific development: A study of researcher-teacher relations111
Ana Morais, Isabel Neves, Margarida Afonso, Delmina Pires
Pedagogic social contexts: Studies for a sociology of learning117
Ana Morais, Isabel Neves
Disonancias pedagógicas en la resolución de problemas de física: Una propuesta para su superación de raíz vygotskiana137
António J. Neto, Maria Odete Valente
Análise do contexto de socialização familiar: Sua importância para a compreensão do (in)sucesso escolar149
Isabel Pestana Neves
Os discursos instrucional e regulador em programas de ciências: Estudo comparativa de duas reformas155
Isabel Pestana Neves, Ana Maria Morais, Ana Medeiros, Dulce Peneda
A compreensão textual na disciplina de ciências: Curriculo, ensino e “transferibilidade”173
Maria Helena Salema, Sónia Freitas
A ciência e a tecnologia na sociedade e no tempo actuais. Quadro da educação para a cidadania179
Maria Eduarda Santos
Dimensões conceptual e formativa do currículo escolar. Fundamentos e forças de mudança187
Maria Eduarda Santos
Fazer ciência / aprender sobre ciência. Mitos e realidades201
Maria Eduarda Santos
Manuais de ciências. O que temos? O que queremos?211
Maria Eduarda Santos
Manuais escolares na processo de ensino / aprendizagem219
Maria Eduarda Santos
Reflexos do “ethos” da ciência actual na concepção CTS de ensino das ciências223
Maria Eduarda Santos
Ensino das ciências e cidadania231
Maria Odete Valente
2. Ensino da matemática
O ensino e aprendizagem da geometria discutido num encontro no Fundão241
Ana Maria Boavida
Estatística e calculadoras gráficas243
Ana Paula Canavarro
O currículo na prática lectiva: Dois estudos de caso251
Ana Paula Canavarro, Leonor Santos, João Pedro da Ponte
As aparências iludem: Reflexões em torno do ensino da estatística no ensino básico257
Carolina Carvalho, Margarida César
Aprender investigando265
Helena Fonseca
Aprendizagem e prática social: Contributos para a construção de ferramentas de análise da aprendizagem matemática escolar271
João Filipe Matos
“Não estou a perceber nada…!!!” Aspectos afectivos na actividade matemática escolar – o caso das emoções287
João Filipe Matos
Paradigmas e qualidade da investigação em educação matemática295
João Filipe Matos, Gelsa Knijnik, Guida de Abreu, Susana Carreira, Paola Valero
O dilema da relevância da matemática na investigação em educação matemática313
João Filipe Matos, Paola Valero, Madalena Santos, Elsa Fernandes
Matemática, linguagem e comunicação317
Luís Menezes
Orientações curriculares para o ensino da estatística: Análise comparativa de três países327
João Pedro da Ponte, Helena Fonseca
A investigação em educação matemática em Portugal (1998)351
João Pedro da Ponte, Isolina Oliveira
The mathematics curriculum: Training or education?369
Joana Porfírio, Paulo Abrantes
Dilemmas of social / political / cultural research in mathematics education375
Paola Valero, João Filipe Matos
3. Aprendizagem e desenvolvimento
Estatística 10° ano. (H)isto gramas tu!383
C. António, S. Mesquita, S. Neves, M. Martins, M. César
Centrá pre zaostávajúcich zaikov podpurujúce autoregulacné zrucnosti pri ucení389
Maria José Barroso, Maria Helena Salema
Sala de estudo: Pólo dinamizador de competências auto-regulatórias transversais. Ecos de uma experiência403
Maria José Barroso, Maria Eugénia Penteado, Maria Teresa Gonçalves, Maria Teresa Sá, Maria Helena Salema
Os grandes também interagem409
Acácio Castelhano, Margarida César
Interacções sociais e apreensão de conhecimentos matemáticos: A investigação contextualizada417
Margarida César
Interagir para aprender: A escola inclusiva e as práticas pedagógicas em matemática439
Margarida César
Matemática e interacções sociais: Para ouvir e ser ouvido447
Margarida César, Marta Loureiro, Catarina Rijo
Estatística e interacções sociais: Jura que não vai ser (só) uma aventura!453
Margarida César, Rui Silva de Sousa
Aprendizagem e prática social na aula de Matemática463
Elsa Fernandes, João Filipe Matos
The passion of learning: Self-regulation471
Maria Helena Salema, Maria José Barroso
Students’ rights in school: A promotion program473
Feliciano H. Veiga
Droits psycho-sociaux des jeunes dans la famille: Représentations sur leur existence481
Feliciano H. Veiga
Os direitos psicossociais dos alunos na escola491
Feliciano H. Veiga
VOLUME II
 
4. Formação de professores, desenvolvimento profissional, organização escolar e liderança
Teachers’ discourse and education of values509
Helena Antunes, Judite Fonseca
Alunos difíceis e práticas profissionais de professores de ciências em início de carreira517
Helena Antunes, Ana Margarida Lourenço, Célia Alves, Pedro Pires
Pre-service mathematics teacher education: How to deal with new challenges?525
Ana Maria Boavida, Joana Porfírio
Sistema de acreditação dos cursos de formação inicial de educadores de infância e de professores dos ensinos básico e secundário Parecer nº2/99 do Conselho Nacional de Educação531
A. Estrela, A. A. Costa, M. O. Valente
Da formação à prática profissional545
Cecília Galvão
ATEE Working Group 9 – Summary report on good practice in induction programmes – Portugal561
Cecília Galvão, Maria José Martins, Leonardo Rocha
Comunicação na aula de matemática e desenvolvimento profissional de professores563
Luís Menezes
Empirical view on continuing education system569
M. Misút, L. Held, M. H. Salema, M. O. Valente
Ser professor575
A. Reis Monteiro
Interacções organizacionais dos grupos disciplinares: Balkanização ou anomia?593
António de Oliveira Pinto, Maria de Fátima Chorão Sanches
Analyzing practice in preservice mathematics teacher education603
João Pedro da Ponte, Lina Brunheira
International academic co-operation on a pedagogy curriculum for teacher continuing education: Potentialities and challenges611
Maria Helena Salema
Formação contínua de professores: Constrangimentos, potencialidades e contributos dos centros de associação de escolas615
Maria de Fátima Chorão Cavaleiro Sanches
Convite a uma reflexão crítica sobre a nova profissionalidade docente623
Maria de Fátima Chorão Cavaleiro Sanches
O currículo no ensino básico – Globalizar, integrar, adequar e flexibilizar627
Maria Odete Valente
Stress: Professores à beira de um ataque de nervos!…631
Catarina Venâncio, Rita Carmo, Sónia Mendes, Rita Liberato, Margarida César
5. Educação e cultura
Cambio social, cambio mental y cambio educativo639
Ester Luísa Rodrigues Dias
A diversidade na educação e a educação na diversidade647
Ester Luísa Rodrigues Dias
Genes of a dangerous kind655
Teresa Levy
Wanting to know about the inner works of Nature? Look at the screen!663
Teresa Levy
Convenção sobre os direitos da criança: Princípio de uma revolução…673
A. Reis Monteiro
O direito à educação para a cidadania701
A. Reis Monteiro
Era uma vez…a Convenção sobre os direitos da criança!703
A. Reis Monteiro
Estado, educação e liberdade705
A. Reis Monteiro
Proposições sobre a educação para os direitos do ser humano707
A. Reis Monteiro
A componente socializadora do currículo escolar oitocentista713
Joaquim Pintassilgo
Educação liberal e conformação social: Dos catecismos constitucionais aos manuais de civilidade719
Joaquim Pintassilgo
Etiquette school manuals in Portugal in the 19th century725
Joaquim Pintassilgo
A República e o ensino da história: Inovações e permanências733
Joaquim Pintassilgo
A imagem e a ideia de Europa nos manuais escolares do ensino primário em Portugal (1900-1926)745
Joaquim Pintassilgo, Rui Afonso Costa
Biblioteca. A “alma” da escola755
Olga Pombo
Comunicação e construção do conhecimento761
Olga Pombo
As cores da escola: Concepções de justiça nos discursos sobre a multiculturalidade na escola portuguesa779
José Manuel Resende, Maria Manuel Vieira
The multicultural issue in Portuguese schools: Seeking justice or another morality?793
José Manuel Resende, Maria Manuel Vieira
Género e perspectivas de cidadania803
Cília Seixo, Florbela Trigo-Santos
Famílias africanas em Portugal: Representações, envolvimento e expectativas de pais e crianças no 1º ciclo do ensino básico813
Maria Santos Silva, Ana Maria Morais
Mathematics education and society: Some sociological questions825
Maria Manuel Vieira
6. Ensino superior
Estudo sobre a avaliação dos docentes do ensino superior: Desenvolvimento de instrumentos de avaliação de desempenho833
Paulo Abrantes e Maria Odete Valente (Coord. Cientifica) e António José Almeida, Jorge Pinto, Leonor Santos, Maria Amélia Marques, Maria Joaquina Prazeres
Escola de Comércio de Lisboa: Proposta de um dispositivo de auto avaliação885
Cecília Galvão, Lucília Ramos
Universidade. Regresso ao futuro de uma ideia903
Olga Pombo
7. Tecnologias de informação e comunicação
Information and communications technology in initial teacher education in Portugal: A summary915
Isabel Chagas
Multimédia nas aulas de ciências. Propostas de utilização apresentadas por futuros professores923
Isabel Chagas
European knowledge centre: research and practice. Contributions for the understanding of ICT931
Isabel Chagas, Paula Mano, Rosa Tripa, João Sousa
Um olhar sobre o site937
Dulce Franco, Isabel Chagas
Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: Que desafios?943
João Pedro da Ponte
As novas tecnologias na formação inicial de professores. Análise de uma experiência957
João Pedro da Ponte, Hélia Oliveira, José Manuel Varandas
The Genet Project – The discussion of biotechnology and genetics controversies at internet963
Pedro Rocha dos Reis
Project work in continuous teacher education on ICT969
Rosa Tripa, Isabel Chagas
O trabalho de projecto na formação contínua de professores em TIC973
Maria Rosa Tripa, Isabel Chagas

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2001
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL