Capa do livro "Estudos para uma Sociologia da Aprendizagem".

Estudos para uma Sociologia da Aprendizagem

Autoras
Ana Maria Morais
Isabel Pestana Neves
Maria do Carmo Rocha
Margarida Afonso
Maria José Câmara
Leonor Ferreira
Clementina Miranda
Delmira Pires
Ana Medeiros
Dulce Peneda
Margarida Silveira

Apresentação

A presente obra da continuidade a investigação que tem vindo a ser desenvolvida pelo Grupo ESSA – Estudos Sociológicos da Sala de Aula, integrado no Departamento de Educação e no Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A investigação centra-se no estudo da relação entre discursos e práticas da família e da escola e o desenvolvimento científico, social e afectivo dos alunos, dando-se particular importância às práticas dos professares e à sua inter-relação com a socialização primária dos alunos. Ela representa uma extensão e aprofundamento de resultados previamente sugeridos, permitindo explorar novos contextos de análise e de intervenção, numa relação dialéctica entre conceitos teóricos e objectos empíricos. O trabalho apresentado resulta da cooperação de investigadoras de diversas instituições do Ensino Superior Universitário e Politécnico e de professores de vários níveis de ensino. A obra destina-se a investigadores, formadores de professores e alunos do ensino superior de
qualquer área da educação, particularmente da sociologia da educação e da educação científica.

Índice

PREFÁCIO  19
CAPÍTULO I: INTRODUÇÃO  23
Ana Maria Morais e Isabel Pestana Neves
1.Contexto de investigação  23
2.Fundamentos teóricos  33
3.Apresentação e descrição sumária dos estudos  41
CAPÍTULO II: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E APRENDIZAGEM CIENTÍFICA: UM ESTUDO SOCIOLÓGICO  45
Ana Maria Morais, Isabel Pestana Neves, Helena Antunes, Fernanda Fontinhas, Ana Medeiros, Dulce Peneda e Elizabeth Reis
1.Introdução  45
2.Contexto da investigação  46
3.Amostra  48
4.Metodologia  49
4.1.Aspectos gerais  49
4.2.Descrição das práticas pedagógicas  52
5.Apresentação e análise dos resultados  66
5.1.Relação entre o aproveitamento e a prática pedagógica  66
5.2.Influência da prática pedagógica no aproveitamento de alunos socialmente diferenciados  68
6.Discussão e conclusões  76
Bibliografia  87
CAPÍTULO III: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CIÊNCIAS E AS MODALIDADES DE PRÁTICA PEDAGÓGICA  89
Leonor Ferreira e Ana Maria Morais
1.Introdução  89
2.Problema e objectivos  94
3.Amostra
4.Procedimento  96
4.1.A prática pedagógica  97
4.2.Questionários102
4.3.Entrevista104
5.Análise dos resultados106
5.1.Categorização das respostas106
5.2.Quantificação106
6.Análise da interacção prática pedagógica e reconhecimento e realização no contexto dos problemas109
6.1.Produção do texto legítimo – realização activa109
6.2.Selecção dos significados – realização passiva110
6.3.Reconhecimento do conteúdo e da capacidade110
7.Interpretação e discussão dos resultados111
8.Conclusões117
Bibliografia120
Anexo122
CAPÍTULO IV: OS PROBLEMAS NA AULA DE CIÊNCIAS: ESTUDO DE APRENDIZAGENS INDIVIDUAIS E EM GRUPO125
Leonor Ferreira e Ana Maria Morais
1.Introdução125
2.Problema129
3.Amostra129
4.Procedimento130
4.1.A prática pedagógica131
4.2.Problemas137
5.Análise das respostas dos alunos140
6.Interpretação e discussão dos resultados142
7.Conclusões144
Bibliografia147
Anexo149
CAPITULO V:  SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA E CONCEPÇÕES DAS CRIANÇAS EM CIÊNCIAS151
Margarida Afonso e Isabel Pestana Neves
1.Introdução151
2.Amostra153
3.Metodologia
3.1.Aspectos gerais154
3.2.Instrumento – concepção e aplicação155
4.Apresentação e análise dos resultados159
4.1.Concepções das crianças em função da classe social
4.2.Concepções das crianças em função do género161
4.3.Análise comparativa das concepções das crianças e das mães163
5.Discussão e conclusões166
Bibliografia173
 
CAPITULO VI: INFLUÊNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA MUDANÇA CONCEPTUAL EM CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOCIOLÓGICO175
Margarida Afonso e Isabel Pestana Neves
1.Introdução175
2.Amostra177
3.Metodologia177
3.1.Aspectos gerais177
3.2.Questionário – concepção e aplicação178
3.3.Práticas pedagógicas – concepção e caracterização181
4.Apresentação e análise dos resultados189
4.1.Influência da modalidade de prática pedagógica na mudança conceptual de alunos de diferente classe social190
4.2.Influência da modalidade de prática pedagógica na mudança conceptual de rapazes e raparigas193
5.Discussão e conclusões197
Bibliografia203
CAPITULO VII: 0 CONTEXTO DE AVALIAÇÃO EM CIÊNCIAS: ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE FACTORES SOCIOLÓGICOS205
Ana Maria Morais e Clementina Miranda
1.Introdução205
2.Enquadramento teórico do estudo207
3.Amostra211
4.Metodologia212
4.1.Procedimentos gerais212
4.2.Concepção do instrumento214
4.3.Entrevista215
5.Avaliação dos textos216
5.1.Aquisição das regras de reconhecimento216
5.2.Aquisição das regras de realização221
6.Resultados e interpretação225
6.1.Aquisição das regras de reconhecimento – relação com a classe social e o contexto social da escola226
6.2.Aquisição das regras de realização – relação com a classe social e o contexto social da escola229
6.3.Orientação específica de codificação – relação com o nível de conhecimento cientifico dos alunos233
7.Conc1usões233
Bibliografia237
Anexo239
CAPÍTULO VIII: O POSICIONAMENTO DOS ALUNOS NA ESCOLA E NA SOCIEDADE: INFLUÊNCIA DOS CONTEXTOS SOCIAIS DA ESCOLA E DA FAMÍLIA241
Clementina Miranda e Ana Maria Morais
1.Introdução241
2.Amostra
3.Metodologia244
3.1.Procedimentos gerais244
3.2.Determinação do posicionamento dos alunos na escola246
3.3.Determinação do posicionamento dos alunos na sociedade248
4.Análise dos Dados252
4.1.O posicionamento dos alunos na escola e na sociedade252
4.2.O posicionamento dos alunos e sua relação com a classe social, o género, o aproveitamento escolar, a orientação específica de codificação e o contexto social da escola253
5.Interpretação dos resultados e conclusões256
Bibliografia
 
CAPITULO IX: APRENDIZAGEM CIENTÍFICA E CONTEXTOS DE SOCIALIZAÇÃO FAMILIAR: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DOS ESTRATOS MAIS BAIXOS261
Delmina Maria Pires e Ana Maria Morais
1.Introdução261
2.Objectivos, problemas e hipóteses262
3.Fundamentação teórica263
4.Amostra268
5.Metodologia268
5.1.Variáveis independentes270
5.2.Variável dependente276
5.3.Variáveis moderadoras276
6.Análise, interpretação e discussão dos resultados277
7.Conclusões285
Bibliografia291
CAPÍTULO X: CONTEXTOS FAMILIARES E APROVEITAMENTO NA AULA DE CIÊNCIAS: ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS ESPECIFICAS DOS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA293
Delmina Maria Pires e Ana Maria Morais
1.Introdução293
2.Objectivos, problemas e hipóteses294
3.Fundamentação teórica296
3.1.Contexto pedagógico familiar297
3.2.Discurso pedagógico familiar298
3.3.Prática pedagógica familiar299
4.Instrumento conceptual302
5.Amostra304
6.Metodologia307
7.Análise das entrevistas310
8.Interpretação e discussão dos resultados317
9.Conclusão331
Bibliografia337
CAPÍTULO XI: 0 DISCURSO PEDAGÓGICO NA EXPLICAÇÃO DE ATITUDES DO QUOTIDIANO: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO339
Isabel Pestana Neves e Margarida Silveira
1.Introdução339
2.Amostra342
3.Metodologia342
3.1.Definição das variáveis342
3.2.Descrição e aplicação do instrumento de análise343
3.3.Organização e tratamento de dados348
4.Análise e interpretação dos dados348
4.1.Discurso pedagógico valorizado pelas crianças e mães de diferente grupo social348
4.2.Textos produzidos pelas crianças e mães de diferente grupo social352
5.Discussão e conclusões356
Bibliografia362
CAPÍTULO XII: DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO NO JARDIM DE INFÂNCIA: INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS363
Maria José Câmara e Ana Maria Morais
1.Introdução363
2.Amostra367
3.Metodologia367
3.1.O nível sócio-econórnico e cultural – a classe social368
3.2.Observação das práticas pedagógicas369
3.3.Avaliação das realizações das crianças375
4.Análise e interpretação dos resultados380
4.1.As diferentes respostas das crianças380
4.2.A construção do texto legítimo383
5.Discussão e conclusões389
Bibliografia396
Anexo397
CAPÍTULO XIII: A APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NO JARDIM DE INFÂNCIA: PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA399
Maria José Câmara e Ana Maria Morais
1.Introdução399
2.Enquadramento teórico401
2.1.O modelo teórico401
2.2.A participação dos pais em agências sociais402
2.3.A prática pedagógica e o espaço pedagógico locais404
2.4.As regras de reconhecimento e de realização – a orientação específica de codificação405
3.Amostra406
4.Metodologia407
4.1.As variáveis de socialização primária408
4.2.A avaliação das realizações das crianças413
5.Análise e interpretação dos resultados417
5.1.A participação da família em agências sociais418
5.2.O espaço pedagógico local421
5.3.A prática pedagógica local424
5.4.O nível sócio-económico e cultural da família – as classes sociais427
6.Discussão e conclusões428
Bibliografia434
CAPÍTULO XIV: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO – CARACTERIZAÇÃO SOCIOLÓGICA435
Maria do Carmo Rocha e Ana Maria Morais
1.Introdução435
2.Contexto teórico436
2.1.Instrumentos de análise: conceitos da teoria sociológica de bernstein436
2.2.Modalidades de prática pedagógica e seu significado socio1ógico438
3.Metodologia440
4.Análise comparativa de diferentes modalidades de prática pedagógica445
5.Considerações finais456
Bibliografia463
Anexo465
CAPÍTULO XV: PRÁTICA PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO469
Maria do Carmo Rocha, Ana Maria Morais e Rita Vasconcelos
1.Introdução469
2.Contexto teórico470
3.Problema, hipótese e objectivos472
4.Amostra474
5.Metodologia475
6.Análise dos resultados488
6.1.Os alunos socializados na P1489
6.2.Os alunos socializados na P2492
6.3.Análise comparativa e discussão dos resultados relativos à aprendizagem dos alunos socializados na Pe na P2494
6.4.Análise comparativa e discussão dos resultados obtidos nas competências sociais e nas competências cognitivas496
7.Discussão e conclusão497
Bibliografia502
CAPÍTULO XVI: DESENVOLVER COMPETÊNCIAS SOCIAIS NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLA: UMA INOVAÇÃO POSSÍVEL503
Maria do Carmo Rocha e Ana Maria Morais
1.Introdução503
2.Enquadramento teórico506
3.Selecção dos casos e sua caracterização508
3.1.O Manuel510
3.2.A Carla514
3.3.A Nídia517
3.4.O Alberto520
4.Conclusões523
Bibliografia527
CAPÍTULO XVII: A RELAÇÃO INVESTIGADOR-PROFESSOR NOS PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO: UMA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA529
Maria do Carmo Rocha e Ana Maria Morais
1.Introdução529
2.Contexto teórico530
5.1.A investigação-acção530
5.2.A teoria sociológica de Bernstein532
3.Amostra535
4.Objectivos535
5.Problemas e hipóteses536
6.Metodologia537
7.Análise dos resultados543
8.Conclusões548
Bibliografia551
Anexo552
CAPÍTULO XVIII: CONCLUSÃO553
Ana Maria Morais e Isabel Pestana Neves
1.Nota introdutória553
2.Principais conclusões dos estudos554
3.O contributo da investigação para a problemática em estudo576
Bibliografia Geral585
CAPITULO IX: APRENDIZAGEM CIENTÍFICA E CONTEXTOS DE SOCIALIZAÇÃO FAMILIAR: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DOS ESTRATOS MAIS BAIXOS261
Delmina Maria Pires e Ana Maria Morais
1.Introdução261
2.Objectivos, problemas e hipóteses262
3.Fundamentação teórica263
4.Amostra268
5.Metodologia268
5.1.Variáveis independentes270
5.2.Variável dependente276
5.3.Variáveis moderadoras276
6.Análise, interpretação e discussão dos resultados277
7.Conclusões285
Bibliografia291
CAPÍTULO X: CONTEXTOS FAMILIARES E APROVEITAMENTO NA AULA DE CIÊNCIAS: ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS ESPECIFICAS DOS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA293
Delmina Maria Pires e Ana Maria Morais
1.Introdução293
2.Objectivos, problemas e hipóteses294
3.Fundamentação teórica296
3.1.Contexto pedagógico familiar297
3.2.Discurso pedagógico familiar298
3.3.Prática pedagógica familiar299
4.Instrumento conceptual302
5.Amostra304
6.Metodologia307
7.Análise das entrevistas310
8.Interpretação e discussão dos resultados317
9.Conclusão331
Bibliografia337
CAPÍTULO XI: 0 DISCURSO PEDAGÓGICO NA EXPLICAÇÃO DE ATITUDES DO QUOTIDIANO: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO339
Isabel Pestana Neves e Margarida Silveira
1.Introdução339
2.Amostra342
3.Metodologia342
3.1.Definição das variáveis342
3.2.Descrição e aplicação do instrumento de análise343
3.3.Organização e tratamento de dados348
4.Análise e interpretação dos dados348
4.1.Discurso pedagógico valorizado pelas crianças e mães de diferente grupo social348
4.2.Textos produzidos pelas crianças e mães de diferente grupo social352
5.Discussão e conclusões356
Bibliografia362
CAPÍTULO XII: DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO NO JARDIM DE INFÂNCIA: INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS363
Maria José Câmara e Ana Maria Morais
1.Introdução363
2.Amostra367
3.Metodologia367
3.1.O nível sócio-econórnico e cultural – a classe social368
3.2.Observação das práticas pedagógicas369
3.3.Avaliação das realizações das crianças375
4.Análise e interpretação dos resultados380
4.1.As diferentes respostas das crianças380
4.2.A construção do texto legítimo383
5.Discussão e conclusões389
Bibliografia396
Anexo397
CAPÍTULO XIII: A APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NO JARDIM DE INFÂNCIA: PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO PRIMÁRIA399
Maria José Câmara e Ana Maria Morais
1.Introdução399
2.Enquadramento teórico401
2.1.O modelo teórico401
2.2.A participação dos pais em agências sociais402
2.3.A prática pedagógica e o espaço pedagógico locais404
2.4.As regras de reconhecimento e de realização – a orientação específica de codificação405
3.Amostra406
4.Metodologia407
4.1.As variáveis de socialização primária408
4.2.A avaliação das realizações das crianças413
5.Análise e interpretação dos resultados417
5.1.A participação da família em agências sociais418
5.2.O espaço pedagógico local421
5.3.A prática pedagógica local424
5.4.O nível sócio-económico e cultural da família – as classes sociais427
6.Discussão e conclusões428
Bibliografia434
CAPÍTULO XIV: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO – CARACTERIZAÇÃO SOCIOLÓGICA435
Maria do Carmo Rocha e Ana Maria Morais
1.Introdução435
2.Contexto teórico436
2.1.Instrumentos de análise: conceitos da teoria sociológica de bernstein436
2.2.Modalidades de prática pedagógica e seu significado socio1ógico438
3.Metodologia440
4.Análise comparativa de diferentes modalidades de prática pedagógica445
5.Considerações finais456
Bibliografia463
Anexo465
CAPÍTULO XV: PRÁTICA PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO BÁSICO469
Maria do Carmo Rocha, Ana Maria Morais e Rita Vasconcelos
1.Introdução469
2.Contexto teórico470
3.Problema, hipótese e objectivos472
4.Amostra474
5.Metodologia475
6.Análise dos resultados488
6.1.Os alunos socializados na P1489
6.2.Os alunos socializados na P2492
6.3.Análise comparativa e discussão dos resultados relativos à aprendizagem dos alunos socializados na Pe na P2494
6.4.Análise comparativa e discussão dos resultados obtidos nas competências sociais e nas competências cognitivas496
7.Discussão e conclusão497
Bibliografia502
CAPÍTULO XVI: DESENVOLVER COMPETÊNCIAS SOCIAIS NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLA: UMA INOVAÇÃO POSSÍVEL503
Maria do Carmo Rocha e Ana Maria Morais
1.Introdução503
2.Enquadramento teórico506
3.Selecção dos casos e sua caracterização508
3.1.O Manuel510
3.2.A Carla514
3.3.A Nídia517
3.4.O Alberto520
4.Conclusões523
Bibliografia527
CAPÍTULO XVII: A RELAÇÃO INVESTIGADOR-PROFESSOR NOS PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO: UMA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA529
Maria do Carmo Rocha e Ana Maria Morais
1.Introdução529
2.Contexto teórico530
5.1.A investigação-acção530
5.2.A teoria sociológica de Bernstein532
3.Amostra535
4.Objectivos535
5.Problemas e hipóteses536
6.Metodologia537
7.Análise dos resultados543
8.Conclusões548
Bibliografia551
Anexo552
CAPÍTULO XVIII: CONCLUSÃO553
Ana Maria Morais e Isabel Pestana Neves
1.Nota introdutória553
2.Principais conclusões dos estudos554
3.O contributo da investigação para a problemática em estudo576
Bibliografia Geral585

Editora e data de publicação

Ano de publicação: 2000
Editora: CIEFCUL & IIE