Logo Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

É com muita satisfação que o IE-ULisboa informa que Filomena Rodrigues, colaboradora da UIDEF, venceu o prémio SPCE/De Facto Editores 2019 com o trabalho “Aprender a ser Professor em Portugal e na Irlanda: Dimensões Curriculares e Supervisivas no Desenvolvimento da Identidade Profissional Docente”.


Doutora Filomena Rodrigues

 

O anúncio do prémio foi feito no dia 12 de setembro, no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, e representa um reconhecimento da elevada qualidade da investigação realizada.

A tese foi elaborada no âmbito do programa de doutoramento em Educação do IE-ULisboa, sob a orientação da Prof.ª Doutora Maria João Mogarro (IE-ULisboa) e com o apoio da FCT. Filomena Rodrigues recebeu ainda duas distinções em 2016: “Investigating Teacher Education Project – Early Career Researcher”, da Association for Teacher Education in Europe e “Oral communication made by a PhD student”, da Dublin City University.

O trabalho agora distinguido visou compreender de que forma os currículos de formação inicial de professores, da área das ciências físicas e naturais, de duas instituições de ensino superior europeias de diferentes países (Portugal e República da Irlanda), incorporam as diretrizes europeias e influenciam as perceções de identidade profissional dos estudantes futuros professores. O estudo mostrou que os currículos seguem de perto as diretrizes europeias, havendo, por isso algumas semelhanças entre eles. Contudo, existem, em cada uma das realidades, diferenças significativas relativas ao número de horas de prática e ao processo supervisivo, que remetem para a necessidade de repensar os atuais modelos de formação. Apesar disso, verificou-se que os cursos estudados promovem o desenvolvimento de posturas reflexivas críticas e investigativas, fomentando a constituição de uma identidade profissional ancorada numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

Entre 2013 e 2019 o Prémio SPCE/De Facto Editores foi atribuído a cinco trabalhos que resultaram da adaptação de teses de doutoramento defendidas por doutorandos do IE-ULisboa.