Concurso da FCT para a Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2021

  • 1 a 31 de março de 2021 (17h00)

A FCT disponibilizou informação sobre o Concurso para a Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2021, que irá decorrer entre 1 e 31 de março de 2021.

Os documentos do concurso (Aviso de abertura, Guião de Avaliação, Guião CIÊNCIAVITAE e Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT) estão disponíveis no sítio da FCT.

Doutoramento em Educação
As áreas de especialização com previsão de funcionamento no ano letivo de 2021/2022 disponibilizam enquadramento aos candidatos a bolseiros nos seguintes temas de pesquisa (associados a objetivos de avanço de conhecimento procurados pela UIDEF):

Administração e Política Educacional

  • Construção e concretização de políticas públicas de educação, designadamente, políticas de autonomia e accountability (Forças de Mudança em Educação)
  • Papéis e efeitos das avaliações internacionais de larga escala nos processos de regulação política e social da educação (Forças de Mudança em Educação)

Didática das Ciências

  • Estudos de Aula (Forças de Mudança em Educação)
  • Estudo da Literacia dos alunos (Educação XXI)

Didática da Matemática

  • Estudos de Aula como processo formativo (Forças de Mudança em Educação)
  • Estudo da Literacia dos alunos (Educação XXI)

Formação de Adultos

  • Políticas e práticas de educação e formação de jovens, adultos e idosos (Forças de Mudança)
  • Processos de formação experiencial e construção identitária (Educação XXI)

Formação de Professores e Supervisão

  • Processos colaborativos de formação e supervisão no desenvolvimento de escolas inclusivas (Forças de Mudança em Educação)
  • Inovação curricular e formação em contextos de grande diversidade (Educação XXI)

História da Educação

  • História da inovação pedagógica (Educação XXI)

Psicologia da Educação

  • Desenvolvimento pessoal em contextos educacionais diversificados (Educação XXI)
  • Aprendizagens em contextos inclusivos (Educação XXI)

TIC na Educação

  • Estudo e Conceção de Ambientes de Aprendizagem Digitais, onde se inclui o e-learning, destinados a diferente públicos, incluindo a formação inicial e contínua de professores (Educação XXI)
  • Estudo e Desenvolvimento de Competências Digitais, onde se inclui a Literacia Informacional e Mediática (Educação XXI)