Concurso da FCT para a Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2023

  • 1 de março até 31 de março de 2023 (17h00, hora de Lisboa)

A FCT disponibilizou informação sobre o Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os Domínios Científicos 2023, que irá decorrer até 31 de março de 2023 (17h, hora de Lisboa). As candidaturas são submetidas eletronicamente no portal myFCT.

O IE-ULisboa disponibiliza enquadramento aos candidatos a bolseiros nas seguintes linhas de trabalho privilegiadas, associadas a objetivos de avanço de conhecimento procurados pela UIDEF e aos cursos de doutoramento com previsão de funcionamento no ano letivo 2023/2024:

DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO

Administração e Política Educacional
• Instrumentos emergentes na regulação da educação, designadamente, plataformas digitais e avaliações internacionais de larga-escala (e.g. PISA, PISA para os Municípios) (Forças de Mudança em Educação)
• Participação dos atores não estatais – nomeadamente, tecnocracia europeia, nova expertise educacional em think-tanks/fundações, opinion-makers – na coordenação, debate e legitimação das políticas (Forças de Mudança em Educação)

Didática das Ciências
• Estudo da Literacia científica dos alunos e Educação para a cidadania ambiental (Educação XXI)
• Educação STEM (Educação XXI)
• Estudo de Aula como processo formativo (Forças de Mudança em Educação)

Didática da Matemática
• Estudo da Literacia matemática dos alunos (Educação XXI)
• Tecnologias na Aprendizagem da Matemática e Pensamento Computacional (Educação XXI)
• Estudos de Aula como processo formativo (Forças de Mudança em Educação)

Formação de Adultos
• Processos de formação experiencial e construção identitária (Educação XXI)
• Políticas e práticas de educação e formação de jovens, adultos e idosos (Forças de Mudança em Educação)

Formação de Professores e Supervisão
• Inovação curricular e formação em contextos de grande diversidade (Educação XXI)
• Processos colaborativos e comunidades de aprendizagem na formação de professores de ensino básico, secundário e superior (Forças de Mudança em Educação)

História da Educação
• História da inovação pedagógica (Educação XXI)

Psicologia da Educação
• Desenvolvimento pessoal em contextos educacionais diversificados (Educação XXI)

TIC na Educação
• Estudo, conceção e avaliação de Ambientes Digitais de Aprendizagem, onde se inclui o e-learning, destinados a diferente públicos, nomeadamente para a formação inicial e contínua de professores (Educação XXI)
• Tecnologias Emergentes e Desenvolvimento de Competências Digitais (Educação XXI)

DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
• O experimentalismo artístico nas narrativas sobre o perfil do aluno para o século XXI: Flexibilidade e autonomia, criatividade, sensibilidade e pensamento crítico (Educação XXI)
• Práticas inovadoras em educação artística (Educação XXI)
• Métodos e processos de trabalho pedagógico inovador no ensino superior artístico (Forças de Mudança em Educação)

DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
• Participação social de alunos e professores, assim como de outros atores educativos, em contextos pedagógicos caracterizados pela diversidade (Educação XXI)
• Conceção, desenvolvimento e avaliação de práticas inclusivas em contextos educativos como resposta à diversidade dos públicos escolares (Educação XXI)

DOUTORAMENTO EM MIGRAÇÕES
• Políticas, processos e práticas de integração escolar dos estudantes imigrantes (Educação XXI)