Concurso da FCT para a Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2024

  • 18 de março e 18 de abril de 2024 (17h00, hora de Lisboa)

A FCT disponibilizou informação sobre o Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os Domínios Científicos 2024, também este ano em duas linhas: Geral e Ambiente Não Académico. As candidaturas são submetidas eletronicamente no portal myFCT, até 18 abril 2024 (17h00, hora de Lisboa).

O IE-ULisboa disponibiliza enquadramento aos candidatos a bolseiros nas seguintes linhas de trabalho privilegiadas, associadas a objetivos de avanço de conhecimento procurados pela UIDEF e aos cursos de doutoramento com previsão de funcionamento no ano letivo 2024/2025:

DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO
Administração e Política Educacional

  • Instrumentos emergentes na regulação da educação, designadamente, plataformas digitais e avaliações internacionais de larga-escala (e.g. PISA, PISA para os Municípios) (Forças de Mudança em Educação)
  • Participação dos atores não estatais – nomeadamente, tecnocracia europeia, nova expertise educacional em think-tanks/fundações, media – na coordenação, debate e legitimação das políticas (Forças de Mudança em Educação)

Didática das Ciências

  • Estudo da Literacia científica dos alunos e Educação para a cidadania ambiental (Educação XXI)
  • Educação STEM (Educação XXI)
  • Estudo de Aula como processo formativo (Forças de Mudança em Educação)

Didática da Matemática

  • Estudo da Literacia matemática, com foco particular no raciocínio matemático dos alunos (Educação XXI)
  • Tecnologias no Ensino e na Aprendizagem e da Matemática e Pensamento Computacional (Educação XXI)
  • Estudos de Aula como processo formativo (Forças de Mudança em Educação)

Formação de Adultos

  • Processos de formação experiencial e construção identitária (Educação XXI)
  • Políticas e práticas de educação e formação de jovens, adultos e idosos (Forças de Mudança em Educação)

Formação de Professores e Supervisão

  • Inovação curricular e formação em contextos de grande diversidade (Educação XXI)
  • Processos colaborativos e comunidades de aprendizagem na formação de professores de ensino básico, secundário e superior (Forças de Mudança em Educação)
  • Dinâmicas de indução profissional (Forças de Mudança em Educação)

História da Educação

  • História da inovação pedagógica (Educação XXI)
  • História das instituições educativas (Forças de Mudança em Educação)

Psicologia da Educação

  • Desenvolvimento pessoal em contextos educacionais diversificados (Educação XXI)

TIC na Educação

  • Estudo, conceção e avaliação de Ambientes Digitais de Aprendizagem, onde se inclui o e-learning, destinados a diferente públicos, nomeadamente para a formação inicial e contínua de professores (Educação XXI)
  • Tecnologias Emergentes e Desenvolvimento de Competências Digitais (Educação XXI)

DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

  • O experimentalismo artístico nas narrativas sobre o perfil do aluno para o século XXI: Flexibilidade e autonomia, criatividade, sensibilidade e pensamento crítico (Educação XXI)
  • Práticas inovadoras em educação artística (Educação XXI)
  • Métodos e processos de trabalho pedagógico inovador no ensino superior artístico (Forças de Mudança em Educação)

DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • Participação social de alunos e professores em contextos pedagógicos caracterizados pela diversidade (Educação XXI)
  • Conceção, desenvolvimento e avaliação de práticas inclusivas em contextos educativos como resposta à diversidade dos públicos escolares (Forças de Mudança em Educação)
  • Processos e práticas de inclusão em contextos escolares vulneráveis (Educação XXI)

DOUTORAMENTO EM MIGRAÇÕES

  • Políticas, processos e práticas de integração escolar dos estudantes imigrantes (Educação XXI)