Os estudantes do IE-ULisboa apresentam elevados graus de satisfação nas dimensões do ensino-aprendizagem, sobretudo no que se refere à competência científica e pedagógica dos docentes, assim como em relação à diversidade e relevância das áreas de conhecimento da oferta educativa. As suas experiências como estudantes, incluindo a participação nas atividades de acolhimento, ações de mentoria e de voluntariado e o apoio a eventos científicos, foram igualmente avaliadas de forma muito positiva. Os estudantes apresentam ainda elevados níveis de satisfação com o ambiente humano, nomeadamente quanto ao relacionamento com docentes e entre pares.
Estes dados resultam de um inquérito por questionário aplicado aos estudantes IE-ULisboa em maio de 2019, no âmbito de uma iniciativa do Conselho Pedagógico e da Direção do IE-ULisboa. O inquérito teve como objetivo recolher informação sobre os níveis de satisfação dos estudantes relativamente ao ensino-aprendizagem, à oferta formativa, à investigação e desenvolvimento, aos serviços disponibilizados, aos espaços, ao ambiente humano e à experiência vivenciada no IE-ULisboa.
A implementação deste tipo de instrumentos visa contribuir para a melhoria das estratégias organizacionais, de planeamento e monitorização das atividades e para o cumprimento da missão de assegurar um ensino-aprendizagem de elevada qualidade. Em simultâneo, com a divulgação deste relatório o IE-ULisboa cumpre o compromisso assumido de privilegiar um modelo de gestão transparente que propicia o envolvimento de toda a comunidade na prossecução dos objetivos a alcançar.
Ler o relatório “Resultados do inquérito por questionário sobre os níveis de satisfação dos estudantes face ao funcionamento do IE-ULisboa”