Isabel Maria Pimenta Henriques Freire Professora Associada

Professora Associada Aposentada

Grupo de Investigação

Currículo, Formação de Professores e Tecnologia

Áreas de interesse

Formação de professores: dimensão emocional da docência, processos colaborativos e investigativos em formação, desenvolvimento profissional. Relação educativa, conflito, indisciplina e violência. Mediação em Educação. Educação Intercultural. Complexidade e investigação em Educação.

Projetos de investigação

Seleção de publicações

Silva, A. M. C., Caetano, A. P., Freire, I., Moreira, M. A., Freire, T., & Ferreira, A. S. (2010). Novos actores no trabalho em educação: os mediadores socioeducativos. Revista Portuguesa de Educação, 23(2), 119-151.

Freire, Isabel (2010). Mediação em Educação em Portugal. In J. A. Correia, & A. M. Silva (Orgs.), Mediação:(d)os contextos e (d)os actores (pp. 59-70). Porto: LibPsi, Colecção Ciências da Educação.

Amado, J., Freire, I., Carvalho, E., & André, M.J. (2009). O lugar da afectividade na relação pedagógica. Contributos para a formação de professores. Revista Sísifo, 8, 75-86. Lisboa: Universidade de Lisboa/UI&DCE.

Domingues, G., & Freire, I. (2009). Gestão de conflitos e competências de mediação informal. Alunos do 3º ciclo. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación, 17(1,2),85-97.

Freire, I., & Amado, J. (2009). Managing and handling indiscipline in schools. A research project. International Journal of Violence and School, 8, 85-97 Disponível em: http://www.ijvs.org/files/Revue-08/05.-Freire-Ijvs-8.pdf

Amado, J. S., & Freire, I. P. (2009). A(s) Indisciplina(s) nas Escolas. Compreender para Prevenir. Coimbra: Livraria Almedina.

Veiga Simão, A. M., & Freire, I. (2007). A Gestão do Conflito no Processo Formativo. Referencial de Formação. Lisboa: IEFP.

Simão, A. M. V., Caetano, A. P., & Freire, I. (2007). Uma Formação para o Desenvolvimento Profissional em Contexto Laboral. In J. C. Morgado, & M. I. Reis (Orgs), Formação e Desenvolvimento Profissional Docente: Perspectivas Europeias (pp. 41-72). Braga: CIED.

Freire, I. P., Veiga Simão, A. M., & Ferreira, A. S. (2006). O estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico – um questionário aferido para a população escolar portuguesa. Revista Portuguesa de Educação, 19(2), 157-183.

Amado, J., & Freire, I. (2003). Violence Prevention in School. In T. Jager & M. Rasmussen (Eds.), Violence Prevention in School Using the Internet: a European Perspective (pp. 43-57). Landau: Empirische Padagogik.