Investigadores do IE-ULisboa lideram equipas nacionais que integram projetos recentemente aprovados com financiamento europeu.
João Pedro da Ponte vai supervisionar a Post-Doctoral Fellowship “LI-PrimaryTeachers: Contributions to the in-service education of primary school teachers from their engagement in mathematics landscapes of investigation”, financiada pelas prestigiadas Ações Marie Skłodowska-Curie, do Programa Horizon Europe. Durante um ano o IE-ULisboa irá acolher e apoiar um projeto de investigação que tem como objetivo compreender, na perspetiva da Educação Matemática Crítica, de que forma professores e professoras do ensino básico elaboram e desenvolvem atividades de ensino com foco na criação de cenários para investigação.
Cecília Galvão e Neuza Pedro irão, por sua vez, liderar as equipas nacionais de duas Academias de Professores Erasmus+: “Trans-national STEM teacher education focussing on transversal competence and sustainability education (acaSTEMy)” e “Co-constructing the continuum between initial teacher education and continuous professional development (ContinueUP)”. Com o objetivo geral de desenvolver uma perspetiva europeia e internacional da formação de professores, que incorpore o multilinguismo, a sensibilização para as línguas e a diversidade cultural e o desenvolvimento da formação de professores em conformidade com as prioridades da União Europeia em matéria de política educativa, os dois projetos vão receber um financiamento global de quase 3 milhões de euros e contribuir para concretizar os objetivos do Espaço Europeu da Educação. Através de uma parceria que reúne prestadores de ensino e formação de professores e escolas de oito países da Europa, a acaSTEMy pretende desenvolver uma estrutura de apoio sistémico de alta qualidade, baseada na investigação, para a formação de professores STEM, desde a formação profissionalizante até ao desenvolvimento profissional contínuo, incluindo a mobilidade como um elemento essencial de construção. Por sua vez, a Academia de Professores ContinueUP procura contribuir para melhorar a formação inicial e contínua de professores propondo a co-construção de um programa inovador constituído por i) um módulo de formação inicial, a implementar em simultâneo pelos países dos parceiros do consórcio, e ii) um MOOC para a formação inicial e contínua de professores, ambos abordando a utilização de ferramentas digitais para o envolvimento profissional docente. Pretende-se, desta forma, que os professores estejam melhor preparados para participar e continuar a sua aprendizagem através de formatos de aprendizagem on-line e híbridos.
Ainda com financiamento do Programa Erasmus+, Estela Costa e Hélia Jacinto coordenam as equipas locais de duas parcerias de cooperação: “Digital Effective School Self-Assessment for Sustainable School Improvement (DIGI ESSA 4 SCHOOLS)”, que visa examinar os sistemas de auto-avaliação e de garantia da qualidade à escala europeia no âmbito da Estratégia Educativa Europa 2020 e de outros documentos políticos nacionais, e oferecer uma alternativa inovadora para a melhoria e auto-avaliação das escolas, e “Drop-out Overcoming to Goal-oriented Empowerment Training (DO2GET)”, que procura desenvolver e pilotar um programa para apoiar estudantes desfavorecidos na superação do abandono escolar precoce e das dificuldades de aprendizagem em diversos contextos de aprendizagem, com particular incidência nas disciplinas STEM.