O IE-ULisboa acolheu, entre os dias 10 e 12 de julho de 2024, o XIII Congresso Ibero-americano de Docência Universitária, reunindo mais de 350 participantes em torno do tema “Novos Ambientes e Novas Relações com o Conhecimento”.

Na abertura do congresso estiveram presentes o Magnífico Reitor da ULisboa, Luís Ferreira, Miguel Zabalza, Presidente da AIDU, Luís Miguel Carvalho, Diretor do Instituto de Educação, Jorge Ramos do Ó e Mariana Gaio Alves da Comissão Organizadora do Congresso.

A primeira conferência – “O fim da Universidade, a Universidade sem Fim” – foi proferida por António Nóvoa, Reitor Honorário e Professor do Instituto de Educação da ULisboa

O evento contou ainda com a presença de Francisco O. Ramirez, da Standford Graduate School of Education, e Idoia Fernández Fernández, da Universidad del País Vasco, tendo as suas conferências versado sobre o desenvolvimento da profissão docente e os modelos atuais de universidade.

Os participantes, oriundos de 15 países e maioritariamente de instituições de ensino superior do Brasil, de Portugal e de Espanha, tiveram oportunidade de apresentar comunicações e simpósios em torno de cinco eixos temáticos fundamentais:

1. Formação Pedagógica e Desenvolvimento Profissional Docente

2. Políticas do Ensino Superior, Internacionalização e Novas Modalidades de Docência

3. Inovação Pedagógica e Perspetivas de Futuro do Ensino Superior

4. O Ensino com o Digital e a Emergência da Inteligência Artificial

5. Diversidade Estudantil e Inclusão Educativa