Leonor Santos foi Professora Associada com Agregação no Instituto de Educação, tendo iniciado a sua carreira na Universidade de Lisboa, como docente e investigadora, em meados da década de 90. A sua carreira foi multifacetada, compatibilizando um enorme compromisso com a vida institucional, através do exercício de múltiplos cargos de relevo, com uma sólida trajetória na investigação e permanente disponibilidade para contribuir para a formação de professores de matemática.
Sobressai, de entre os seus principais contributos para a investigação, o campo da avaliação das aprendizagens ou avaliação pedagógica, em que desenvolveu extenso e muito reconhecido trabalho, trazendo importantes reflexões, nomeadamente, sobre a avaliação reguladora das aprendizagens e o papel do feedback na aprendizagem.
Leonor Santos foi reconhecida internacionalmente, pelo seu trabalho de investigação e qualidades profissionais, assumindo diversos cargos em importantes organizações internacionais no âmbito da educação matemática, como membro do Comité Internacional do International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME) e da International Commission for Study and Improvement of Mathematics Education (CIEAEM) e, mais recentemente, como representante de Portugal no grupo Mathematics Curriculum Document Analysis (MCDA), uma iniciativa da OCDE. O seu forte compromisso com a investigação na educação matemática encontra-se também plasmado na sua iniciativa, com outros colegas, da criação da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM), de que foi a primeira presidente.
Outra faceta destacada da sua atividade profissional, foi a sua participação em diversos programas de formação de professores de matemática, de âmbito nacional e por iniciativa do Ministério da Educação. A sua capacidade de liderança e ação mobilizadora ficaram bem patentes na coordenação da Comissão de Acompanhamento do Plano da Matemática e, no decurso dos últimos anos, do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Curricular e Profissional em Matemática que acompanhou a operacionalização das Aprendizagens Essenciais em Matemática do ensino básico e, nesse contexto, foi responsável pelo programa de formação dos professores.
Transbordando uma energia contagiante, uma paixão por aceitar novos desafios, por pensar e colocar os outros a pensar, Leonor Santos também sempre muito valorizou a reflexão e a colaboração com os seus pares. O seu empenho, determinação e clareza de pensamento deixam uma marca indelével nos colegas com quem privou e nos alunos que acompanhou e acarinhou no decurso da sua longa carreira. A sua obra é um legado que permanecerá como expressão do compromisso com a educação e a investigação e do reconhecimento dos seus determinantes papéis na sociedade.
IE-ULisboa