Investigadores da UIDEF coordenam equipas de trabalho de novos projetos de apoio à reforma de políticas e de resposta à pandemia provocada pelo COVID-19 no âmbito do Programa Erasmus+.
Estela Costa coordena a equipa do projeto LOOP – Empowering teachers personal, professional and social continuous development through innovative peer-induction programs. Trata-se de um projeto de cooperação transnacional coordenado por Portugal – Ministério da Educação/Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) – que envolve autoridades públicas (Ministérios da Educação), universidades e outras organizações ligadas a atividades de educação e formação de sete países europeus: Alemanha, Croácia, Eslovénia, Espanha, Grécia, Itália e Portugal. O foco do LOOP é a capacitação dos professores para o desenvolvimento contínuo pessoal, profissional e social por meio de programas inovadores de indução por pares, contribuindo para uma mudança das políticas públicas neste domínio.
O projeto 3C4Life – Perspectives for Lifelong STEM Teaching – Career Guidance, Collaborative Practice and Competence Development, cuja equipa do IE-ULisboa é coordenada por Mónica Baptista, visa desenvolver uma plataforma que permite a professores e futuros professores ligados a áreas STEM envolverem-se em várias atividades de partilha de experiências e design de aulas STEM (e.g., tarefas e planos de aula), bem como em diversas atividades formativas (e.g., worshops e livestreams). Estas atividades têm como objetivo encorajar os participantes a experimentar novas abordagens de ensino.
Para responder às circunstâncias excecionais criadas pela pandemia COVID-19, o projeto Hands-on-Remote – Conducting hands-on student experiments with virtual support at remote locations, cuja coordenação nacional é da responsabilidade de Pedro Reis, visa melhorar as competências digitais de professores e alunos e reforçar a capacidade das instituições com atuação nos domínios da educação e da formação para implementarem um ensino a distância inclusivo e de elevada qualidade, permitindo a realização de experiências práticas em diferentes ambientes – em casa, distribuídos em espaços distintos ou em sala de aula, respeitando as distâncias de segurança.