Feedback, Identidade e Trajectórias Escolares: Dinâmicas e Consequências
Carolina Carvalho
Ana Paula Gama
Carolina Carvalho
Cristina Carvalho
David Tavares
Dulce Martins
Edite Fiúza
Jesuína Fonseca
Joseph Conboy
Maria Helena Salema
Maria Odete Valente
A investigação educacional tem contribuído no tecer de explicações sobre como os contextos educativos se manifestam nos resultados escolares dos alunos. Concretamente: a) na procura de evidências para clarificar o porquê dos alunos desinvestirem ou abandonarem a escola; b) no revelar de como as práticas do professor têm consequências na identidade dos alunos; c) no mostrar como a retenção escolar tem um impacto na trajetória escolar dos alunos e d) no expor da associação entre a natureza do feedback dos professores e o comprometimento dos alunos na escola. Mas estas evidências empíricas têm surgido na literatura de uma forma isolada. Este projetopretende estudar a dinâmica e as consequências da natureza do feedback dos professores no desenvolvimento da identidade dos alunos e nas suas trajetórias escolares para que na formação de professores (no inicio e na formação continuada) haja uma sensibilização em práticas letivas, como por exemplo o feedback regulador das aprendizagens, que dependem do trabalho desenvolvido pelo professor na sala de aula e, por isso, estão sobre o seu controle e têm consequências educacionais mensuráveis.
Especificamente, as principais questões de orientação neste projeto são: a) Como é que a natureza do feedback do professor influencia a construção da identidade dos alunos e o seu comprometimento com a escola; b) Em que medida essas variáveis (natureza do feedback do professor, identidade do aluno) influenciam as trajetórias escolares, que podem ser marcadas pelo sucesso, ou por insatisfação com a escola, o insucesso escolar e, finalmente, pela saída precoce da escola? Assim, o objetivo principal do projeto é compreender a relação entre a natureza do feedback do professor, a identidade do aluno e o comprometimento do aluno na escola. Um segundo objetivo fundamental do projeto é desenvolver oficinas de formação para professores que envolvem tanto a ação como a reflexão, como forma de promover o desenvolvimento profissional. Um último objetivo é a criação de novas linhas de investigação a serem desenvolvidas pelos alunos de pós-graduação.
No primeiro ano do projeto, a equipa vai estudar a relação entre a perceção do aluno sobre o feedback do professor, a identidade do aluno, e o comprometimento do aluno com a escola, a fim de construir um modelo que permita compreender como é que a natureza do feedback do professor influencia o desenvolvimento da identidade e as trajetórias escolares dos alunos. Com este propósito, recorrer-se-á ao modelo de Hattie & Timperlay (2007), bem como a resultados de investigações anteriores da equipa do projeto. No segundo ano do estudo, a fase de intervenção, consistirá na construção de materiais diversos, bem como no desenvolvimento e implementação de oficinas de formação. Os materiais referidos serão baseados nos resultados do primeiro ano. Finalmente, no terceiro ano, avaliam-se os efeitos da oficina de formação nos alunos dos professores envolvidos no projeto. Os resultados do projeto serão divulgados à comunidade.
A equipa é composta por Ana Paula Gama, Carolina Carvalho, Cristina Carvalho, David Tavares, Dulce Martins, Edite Fiúza, Jesuína Fonseca, Joseph Conboy, Maria Helena Salema e Maria Odete Valente.
FCT. PTDC/CPE-PEC/121238/2010