LIDIA – Literacia Digital de Adultos

Investigador responsável

Fernando Albuquerque Costa

Equipa

Carmen Cavaco

Carolina Pereira

Elisabete Cruz

Helena Peralta

Joana Viana

Pedro Reis

Resumo

O projeto Literacia Digital de Adultos (LIDIA) nasce do prémio atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Rede TIC e Sociedade) à proposta de extensão do trabalho desenvolvido no seio do Projeto TACCLE2 – Apoio aos professores na criação de conteúdo para ambientes de aprendizagem, um projeto europeu em que participou uma equipa de investigação do Instituto de Educação da Ulisboa entre 2011 e 2014.

O prémio permite estender o trabalho por mais um ano, desta feita produzindo atividades visando a inclusão digital de adultos. Trata-se, na prática, de desenvolver propostas de atividades com tecnologias para formadores e outros técnicos de intervenção social que trabalham com adultos, preparando-os para integrar as tecnologias digitais como ferramentas da sua prática de formação, ao serviço de uma aprendizagem significativa, autêntica e ajustada às suas necessidades da vida numa “sociedade digital”. Ou seja, as tecnologias digitais assumidas como ferramentas úteis para o desenvolvimento nomeadamente daquelas que são hoje consideradas competências chave para a aprendizagem ao longo da vida.

O público alvo do projeto LIDIA são, pois, formadores, animadores, técnicos superiores de educação e técnicos da área social inseridos em contextos de formação formal e não formal que, em Portugal, trabalhem em contextos de influenciam de públicos tipicamente mais excluídos da sociedade da informação, nomeadamente: profissionais responsáveis pelas áreas culturais, educativas e de ação social de câmaras e juntas de freguesia, IPSS, associaçõess culturais e recreativas, museus, universidades séniores, centros de dia, docentes, etc.

Para a concretização do projeto está prevista a realização de um conjunto integrado de atividades e recursos formativos de apoio à intervenção junto dos adultos em formação, visando dotar os formadores e técnicos envolvidos das competências necessárias para a integração das tecnologias digitais na lógica pretendida: i) a elaboração de um manual com propostas de atividades de formação com tecnologias digitais que promovam o desenvolvimento de competências digitais; ii) a realização de formação em regime presencial e na modalidade de eLearning como oferta institucional do Instituto de Educação; iii) a conceção e desenvolvimento de uma estrutura online de suporte à criação de uma Comunidade de Prática para promoção da literacia digital de adultos; iv) a realização de um seminário final para disseminação e partilha de boas práticas, lançamento da comunidade, do manual e da formação em eLearning.

Período de desenvolvimento

2015 – 2016

Fonte de financiamento

Prémio atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Rede TIC e Sociedade) no valor de 50.000€.

Destaques

Start typing and press Enter to search