Desenvolver a literacia estatística: Aprendizagem do aluno e formação do professor

Investigador responsável

Hélia Oliveira

Equipa

Ana Cláudia Henriques

Ana Luísa Quintelas

Ana Paula Teixeira

Ana Sofia Rodrigues

Carolina Fernandes Carvalho

Cátia Mónica Freitas

Cristina Martíns Roque

Isabel Palmeiro Velez

João Pedro da Ponte

Mónica Correia Patrício

Nélida Martins Filipe

Nuno Marques Raínho

Raquel Marques dos Santos

Rosa Tomás Ferreira

Sandra Oliveira Quintas

Susana Colaço Caldas

Resumo

O desenvolvimento da literacia estatística dos alunos dos diferentes níveis de escolaridade tem vindo a ser apontado como objetivo curricular destacado em recentes orientações curriculares nacionais e internacionais. No panorama nacional, o atual programa de Matemática do Ensino Básico atribui um maior destaque à Estatística, e apresenta objetivos de aprendizagem mais exigentes, desde os níveis mais elementares. Esta situação torna-se desafiadora para a prática do professor, exigindo-lhe o desenvolvimento de novas perspetivas e conhecimentos. Tendo em conta este contexto, este projeto tem como objetivo estudar o desenvolvimento da literacia estatística desde os níveis mais elementares até ao ensino secundário, em duas vertentes: i) na caracterização de aspetos essenciais da literacia estatística de alunos, nomeadamente no que diz respeito à capacidade de formular questões e recolher dados e representá-los para responder a essa questões, e ii) na compreensão do desenvolvimento do conhecimento didático e estatístico do professor para ensinar este tema.

No que diz respeito ao desenvolvimento da literacia estatística, o projeto assume o papel central da realização de investigações estatísticas, uma vez que esta atividade tende a envolver os alunos na aprendizagem e promove uma visão holística do pensamento, mobilizando conhecimento em diversas áreas, usando processos complexos de raciocínio de uma forma flexível e ajudando os alunos a desenvolver o pensamento crítico.
Relativamente à formação de professores, o projeto assume a necessidade de ter em conta as conceções, conhecimento e os recursos dos formadores e das instituições da formação de professores, os regulamentos oficiais e a política educativa, os contextos sociais e escolares, assim como as conceções, necessidade e interesses dos participantes. No entanto, no cerne do processo de formação de professores está o professor em desenvolvimento, em estreita ligação com a sua prática profissional.

O projeto assenta no aprofundamento de ideias fundamentais sobre as orientações curriculares relativas ao ensino da estatística, processos de mudança curricular, processos de aprendizagem relativos ao tema em estudo e a identificação de recursos significativos para a aprendizagem. Este conhecimento irá suportar o planeamento e desenvolvimento de experiências de ensino, nas salas de aula de diferentes níveis de escolaridade, que se baseiam em sequências de tarefas e na utilização de recursos tecnológicos específicos. Nestas experiências de ensino adota-se uma metodologia de trabalho colaborativa, com equipas constituídas por professores investigadores no terreno e investigadores académicos que partilham conhecimentos complementares sobre os fenómenos em estudo.

O projeto apoia-se também no aprofundamento do domínio do conhecimento estatístico e didático para ensinar do professor e do seu desenvolvimento, em contextos de formação inicial ou contínua. Este conhecimento irá servir de suporte ao planeamento de cursos na formação inicial de educadores e professores dos níveis elementares e na formação contínua, assim como na criação de contextos de formação colaborativa, em estreita articulação com a prática profissional.

É utilizado o design research nas experiências de ensino e de formação, seguindo uma abordagem metodológica mista. A recolha de dados é feita através de uma variedade de métodos, incluindo a entrevista, observações, registos dos alunos, testes e questionários. A análise de dados inclui abordagens qualitativas assim como técnicas de estatística descritiva e inferencial.

A equipa do projeto organiza-se em quatro tarefas e é constituída por sete investigadores doutorados, todos com vasta experiência na formação de professores, de diferentes instituições de ensino superior nacionais. A equipa inclui também alunos de doutoramento e de mestrado que são professores ou formadores de professores, oriundos de diversas partes do país. Os resultados e recursos que são produzidos pelo projeto serão disseminados em contextos nacionais e internacionais, através da publicação de artigos, de um livro, de comunicações em reuniões científicas e profissionais e num seminário aberto à comunidade de educação matemática.

Período de desenvolvimento

15/03/2012 – 14/09/2015

Fonte de financiamento

FCT (PTDC/CPE-CED/117933/2010)

Produtos

Destaques

Start typing and press Enter to search