EDUCATE – Enhancing Differentiated Instruction and Cognitive Activation in Mathematics Lessons by Supporting Teacher Learning
University of Cyprus (Chipre)
João Pedro Mendes da Ponte
Hélia Oliveira
Leonor Santos
Henrique Guimarães
Ana Cláudia Henriques
João Pedro da Ponte
O projeto Europeu ERASMUS+ Enhancing Differentiated Instruction and Cognitive Activation in Mathematics Lessons by Supporting Teacher Learning (EDUCATE), (Reforçando o Ensino Diferenciado e a Ativação Cognitiva nas Aulas de Matemática pelo Apoio à Aprendizagem do Professor), pretende integrar a ativação cognitiva e a diferenciação, aspirando a promover tanto a ativação cognitiva como a diferenciação no ensino da Matemática, através da prestação de apoio adequado para professores e formadores. Mais especificamente, o projeto EDUCATE visa estudar as dificuldades e desafios que surgem no trabalho dos professores para, por um lado, envolver todos os seus alunos em trabalho cognitivamente exigente e, por outro lado, promover a diferenciação pedagógica na sala de aula. Para isso, irá desenvolver materiais educativos para professores e formadores que irão apoiar professores nessa atividade.
O Projeto EDUCATE tem um carácter transnacional, dado que o desenvolvimento, implementação e refinamento dos materiais e do processo de desenvolvimento profissional envolverá parceiros de quatro países europeus – Chipre, Grécia, Irlanda e Portugal. O seu caráter transnacional reside também no facto de que, incluindo países europeus diferentes, visamos desenvolver materiais que abordam os desafios e necessidades que atravessam diferentes sistemas educativos europeus.
O teste destes materiais em quatro países diferentes aumenta a sua aplicabilidade e transferibilidade dentro da União Europeia — contribuindo por isso para discussões de política europeia e internacional atual sobre a identificação de maneiras de abordar as questões de excelência e equidade.
01/10/2017 – 31/10/2020
Programme: Erasmus+
Key Action: Cooperation for innovation and the exchange of good practices
Action type: Strategic Partnerships, Strategic Partnerships for school education
Project Reference: 2017-1-CY01-KA201-026749