Entre a terra e o mar: um projeto de integração de literacias
Cláudia Faria
Cecília Galvão
Diana Mendes de Boaventura
Dora Heleno Gaspar
Helena Espada Simões
Isabel Chagas
João Carlos Martíns de Sousa
Maria Adelina Machado
Maria Carla Kuççberg
Maria Eduarda dos Santos
Maria Filomena Amador
Mónica Baptista
Orlando José Figueiredo
Paula de Almeida Costa
Pedro Reis
Raquel Pena Costa
Sofia Freire
Vanda Helena Lopes Delgado
Com este projeto, pretendemos criar e implementar atividades multidisciplinares que envolvam uma abordagem integrada de diferentes literacias, dentro da sala de aula e/ou em instituições de educação não formal, como centros de ciência e laboratórios de investigação. Estas atividades visam aumentar a motivação dos alunos em relação à aprendizagem das ciências e serão baseadas na temática “zona entre-marés”, que irá proporcionar situações da “vida real” como um contexto de aprendizagem motivador.
O projeto está organizado em quatro fases:
(a) desenvolver atividades investigativas multidisciplinares, que promovam a integração de diferentes literacias, quer em contextos formais, quer em contextos não formais de aprendizagem;
(b) avaliar o impacto do envolvimento dos alunos nas atividades, ao nível da aprendizagem e das atitudes em relação à ciência;
(c) disseminar os resultados da validação das atividades, de forma a sensibilizar para a importância da educação em ciência e a produzir recomendações para o desenvolvimento de novas atividades;
(d) apresentar recomendações que apoiem os professores na promoção de diferentes literacias no ensino e aprendizagem das ciências.
Estas fases serão concretizadas por meio de seis tarefas:
1) Desenvolver atividades investigativas multidisciplinares, integrando diferentes literacias, centradas nos recursos marinhos costeiros e direcionadas para os alunos do Ensino Básico;
2) Conceber instrumentos de avaliação do impacto das atividades ao nível das aprendizagens dos alunos e das suas atitudes em relação às ciências;
3) Avaliar os níveis de literacia nas escolas e ciclos de escolaridade selecionados;
4) Implementar as atividades desenvolvidas, tanto em contextos formais como não formais;
5) Avaliar o impacto das atividades implementadas; 6) Apresentar recomendações direcionadas aos professores para que estes promovam uma educação em ciência em consonância com as recomendações internacionais.
Fevereiro de 2012 a julho de 2015
FCT (PTDC/CPE-CED/117923/2010)