projeto-escolas-digitais

Escol@s Digitais

escolas-digitais

Escol@s Digitais

Researcher in charge

Fernando Albuquerque Costa

Team

Carolina Pereira

Elisabete Cruz

Elsa Marcelino

Emily Sousa (Bolseira de investigação, estudante do mestrado em Inovação em Educação)

Hélia Oliveira

Leonor Luís (Bolseira de investigação, estudante do mestrado em Educação e Formação)

Rita Brito

Sandra Fradão

Sara Almeida (Bolseira de investigação, estudante do mestrado em Educação e Formação)

Local Team

Técnicos de Educação da Câmara Municipal da Amadora, Responsáveis dos Agrupamentos e do Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho da Amadora

Abstract

O Projeto Escol@s Digitais, inserido na linha de investigação Educação XXI, tem como finalidade estimular a integração de tecnologias digitais no currículo escolar. Inclui uma dimensão de estudo relacionada com o reconhecimento, monitorização e avaliação das competências digitais dos alunos das escolas públicas do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública municipal da Amadora e uma dimensão que compreende a análise da evolução e do seu impacto na dinâmica escolar, quer ao nível das aprendizagens, quer ao nível da motivação e do sucesso escolar. Estas dimensões serão implementadas tendo como base três eixos integrados: 1. Observatório Amadora Digital; 2. Certificação Digital; e 3. Aprender com Tecnologias.

O projeto dá continuidade ao Projeto Amadora Aprender Digital, que decorreu entre 2016 e 2019 e que envolveu de forma ativa e crítica os professores do 1.º CEB do município da Amadora na procura das melhores soluções para a mobilização de recursos tecnológicos potencialmente inovadores, incluindo o uso de computadores, quadros interativos, tabletes, etc.

Development period

2021 – 2024

Source of funding

Câmara Municipal da Amadora

Products

Livro e artigos científicos

Costa, F., Cruz, E., & Sousa, E. (2024). Aprender Com Tecnologias, Inovar Práticas: O Projeto Escol@s Digitais. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. https://tinyurl.com/2tdj4wdz

Costa, F., Cruz, E., Sousa, E., & Fradão, S. (no prelo). The Escol@s Digitais Project. An experience of working with technologies in Primary Education in Portugal. Kultura – Przemiany – Edukacja. https://journals.ur.edu.pl/kpe/

Sousa, E., Cruz, E., & Costa, F. (no prelo). Digital Competences in European Basic Education Curricula: a document analysis. Revista Electrónica de Investigación Educativa. https://redie.uabc.mx/redie/index

Cruz, E., Sousa, E., & Costa, F. (2023). Os professores como “curriculum designers”: atividades com tecnologias para o desenvolvimento das competências digitais dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. 11º Encontro do CIED – Produção de Conhecimento em Contexto. Escola Superior de Educação de Lisboa.

Sousa, E., Cruz, E., & Costa, F. (2023). Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: procedimentos de refinamento e validação. 11º Encontro do CIED – Produção de Conhecimento em Contexto. Escola Superior de Educação de Lisboa.

Cruz, E., Sousa, E., Brito, R., & Costa, F. (2023). Understanding the meaning of a digital school from the perspective of primary school teachers. Digital Education Review, 43, 172-184. https://doi.org/110.1344/der.2023.43.172-184

Sousa, E., Cruz, E., & Costa, F. (2023). Um percurso metodológico para a construção de um Dispositivo de apoio ao desenvolvimento e avaliação de competências digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS), 16(1), 41-54. https://doi.org/10.14571/brajets.v16.nse1.41-54

Cruz, E., Sousa, E., Brito, R., & Costa, F. (2023). Práticas de recontextualização das Orientações Curriculares para as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): Contributos do Projeto Escol@s Digitais. In C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros & A.R. Faria (Eds). Espaços educativos – Políticas, práticas, atores e aprendizagens, Atas do XXX Colóquio AFIRSE 2023 (pp. 421-434). AFIRSE Portugal.

Cruz, E., Sousa, E., Brito, R., & Costa, F. (2022). O que pensam os professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre a digitalização na escola? New Trends in Qualitative Research, 12, e608. https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e608

Sousa, E., Cruz, E., & Costa, F. (2022). Avaliação das Competências Digitais de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma proposta metodológica. New Trends in Qualitative Research, 12, e608. https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e608

Costa, F., Cruz, E., Sousa, E., & Pereira, C. (2022). O desafio da transformação digital nas escolas: dimensões e indicadores de análise. In C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros & A.R. Faria (Eds), A educação e os desafios da sociedade contemporânea – contributos da investigação, Atas do XXIX Colóquio AFIRSE (pp. 154-166). AFIRSE Portugal.

Sousa, E., Cruz, E., & Costa, F. (2022). Competências digitais dos alunos em contexto escolar: o que diz a investigação? In C. Cavaco, F. Costa, J. Marques, J. Viana, R. Marreiros & A.R. Faria (Eds), A educação e os desafios da sociedade contemporânea – contributos da investigação. Atas do XXIX Colóquio AFIRSE (pp. 677-691). AFIRSE Portugal.

Trabalhos académicos

Martins, D. (em desenvolvimento). Experiências e perspetivas sobre a integração curricular das tecnologias digitais no âmbito do Projeto Escol@s Digitais: lições e recomendações para futuros desenvolvimentos [Dissertação de Mestrado em Educação e Formação,  Instituto de Educação da Universidade de Lisboa].

Luís, L. (2024). O Projeto Escol@s Digitais e a regulação local da educação: em busca de modos de policy enactment das TIC nas escolas [Dissertação de Mestrado em Educação e Formação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa].

Almeida, S. (2024). Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Representações de Professores sobre a sua Prática Docente [Dissertação de Mestrado em Educação e Formação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa].

Cardoso, A. (2024). Conceção e validação de uma Prova de Aferição de Competências Digitais dos Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de investigação e desenvolvimento no âmbito do Projeto Escol@s Digitais [Dissertação de Mestrado em Educação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa].

Sousa, E. (2023). Um Dispositivo para o Desenvolvimento e a Avaliação de Competências Digitais de Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico [Dissertação de Mestrado em Educação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa]. http://hdl.handle.net/10451/57415

Ribeiro, M. (2022). A integração de tecnologias digitais no currículo : a perspetiva de um conjunto de professores participantes no projeto Aprender Digital [Dissertação de Mestrado em Educação e Formação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa]. http://hdl.handle.net/10451/55577

Produtos de carácter pedagógico

Cruz, E., Costa, F., Grilo, A., Cardoso, A., Bento, A., Duarte, C., Rodrigues, C., Marcelino, E., Sousa, E., Soares, I., Pires, M., Ferreira, M., Abreu, M.L., Gonçalves, M., Pereira, N., Balula, R., Gomes, S., Lisboa, S., & Peres, V. (2022). Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º CEB. Projeto Escol@s Digitais (versão 2). http://escolasdigitais.ie.ulisboa.pt/produtos/referencial-1-ociclo/

Cruz, E., Costa, F., Grilo, A., Cardoso, A., Bento, A., Duarte, C., Rodrigues, C., Marcelino, E., Sousa, E., Soares, I., Pires, M., Ferreira, M., Abreu, M.L., Gonçalves, M., Pereira, N., Balula, R., Gomes, S., Lisboa, S., & Peres, V. (2022). Referencial de Competências Digitais para Alunos do 1.º CEB. Projeto Escol@s Digitais. (versão 1).

Relatórios

Costa, F. (coord.) Sousa, E., Pereira, C., Cruz, E., Luís, L., & Almeida, S.(2023). Estudo de diagnóstico, execução e avaliação do Projeto Escol@s Digitais. Relatório global. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Fradão, S., Cruz, E., Pereira, C., & Sousa, E. (2023). Síntese descritiva dos resultados do Inquérito de Caracterização dos Alunos (ICA) do Projeto Escol@s Digitais, versão 2. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Costa, F. (coord.), Cruz, E., Sousa, E., Pereira, C., Luís, L., & Almeida, S. (2023). Relatório de Execução correspondente à implementação no ano letivo 2022/2023 do Estudo de Diagnóstico, Execução e Avaliação do Projeto Escol@s Digitais. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Costa, F. (coord.), Sousa, E., Pereira, C., Cruz, E., Luís, L., & Almeida, S. (2022). Relatório de Execução correspondente à implementação no ano letivo 2021/2022 do Estudo de Diagnóstico, Execução e Avaliação do Projeto Escol@s Digitais. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Cruz, E., Costa, F., & Sousa, E. (2022).  Síntese descritiva dos resultados do Inquérito de Caracterização dos Alunos (ICA) do Projeto Escol@s Digitais. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Costa, F. A. (coord.), Cruz, E., Pereira, C., Brito, R., & Sousa (2021). Relatório Inicial de Diagnóstico. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Newsletters

Costa, F. A. (coord.), Cruz, E., & Sousa, E. (2023). Newsletter do Projeto Escol@s Digitais – Ano 2 de implementação (Último trimestre, 2022-23). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. https://heyzine.com/flip-book/4a860827c8.html

Costa, F. (coord.), Cruz, E., & Sousa, E. (2023). Newsletter do Projeto Escol@s Digitais – Ano 2 de implementação (2.º trimestre, 2022-23). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. https://heyzine.com/flip-book/cc005f908e.html

Costa, F. (coord.), Cruz, E., & Sousa, E. (2022). Newsletter do Projeto Escol@s Digitais – Ano 2 de implementação (1.º trimestre, 2022-23). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. https://heyzine.com/flip-book/71de00b49c.html

Costa, F. (coord.), Cruz, E., & Sousa, E. (2022). Newsletter do Projeto Escol@s Digitais – Ano 1 de implementação (2021-22). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. https://heyzine.com/flip-book/7395bdd59c.html

Start typing and press Enter to search