SENSEs – Participação social de alunos com NEE em escolas regulares
Sofia Freire
Aurízia Anica
Cecília Aguiar
Fátima Silva
Francisco Vaz da Silva
Joana Pipa
Luzia Lima-Rodrigues
Maria João Mogarro
Vários autores apontam a importância das interações com os pares para o desenvolvimento pessoal e interpessoal das crianças e jovens. Contudo, dadas as suas características e circunstâncias específicas, alunos com NEE têm à partida uma maior vulnerabilidade e maior risco de exclusão social. E de facto, alguns estudos sugerem que estes alunos têm uma participação social reduzida. Tendo em conta que a interação com os pares é fundamental para o desenvolvimento psicológico das crianças, que os padrões de apreciação dos pares tendem a evoluir com a idade e que o professor pode ter um papel importante na forma como alguns comportamentos e características pessoais e interpessoais vão ser avaliadas e valorizadas pelos alunos, importa conhecer que aspetos (do indivíduo e do contexto educativo) estão associados a um maior grau de participação social e como evolui a participação social dos alunos ao longo da escolaridade. Assim, este projecto tem como objectivos compreender como fatores individuais e do contexto educativo afetam a participação social de alunos com NEE e como a influência destes fatores evolui com as escolaridade e idade dos alunos. Para atingir estes objetivos, iremos desenvolver um estudo longitudinal em três coortes distintas (alunos do 1º, do 2º e do 3º CEB). Os resultados do projecto irão dar um contributo significativo para o desenvolvimento de intervenções específicas dirigidas quer a alunos com NEE quer a alunos sem NEE.
05/2016 – 1/11/2019
FCT (PTDC/MHC-CED/4150/2014)