Projeto U-Value

U-Value – O Impacto das Instituições de Ensino Superior na Qualidade de Vida das Suas Regiões

Coordination

Helena Maria Batista Alves

Researcher in charge

Maria Luísa Machado Cerdeira

Team

Ana Isabel de Jesus Martinho

Belmiro Gil Cabrito

Eugénia Maria Gonçalves de Matos Pedro

João Carlos Correia Leitão

José Tomás Vargues Patrocínio

Marta Sofia Lopes Pereira Alves

Mário Lino Barata Raposo

Abstract

Com este projeto pretende-se fazer uma abordagem inovadora no estudo do impacto que as instituições de ensino superior (IES) têm na qualidade de vida (QV) das regiões onde se inserem, quer ao nível qualitativo quer quantitativo, bem como a eficiência das mesmas na transformação de fundos públicos, fundos próprios e diferentes tipos de capital humano, social e organizacional em outputs com influência na QV das populações das suas regiões de influência.

Espera-se com este projeto desenvolver:
– Um sistema de indicadores que possa ser utilizado para quantificar a influência das IES na QV das populações das suas regiões;
– Uma matriz de impacto multidimensional das IES na QV das populações das suas regiões;
– Um sistema de monitorização e quantificação da QV da população na região de influência de cada IES.

Os resultados deste projeto permitirão contribuir para a definição de novas políticas de ensino superior ao identificar as principais variáveis e os diferentes tipos de efeitos que podem ser induzidos pelas IES no que se refere ao desenvolvimento sustentável das regiões, e por consequência, do país. A nível prático permitirão desenvolver instrumentos de medição e de monitorização dos efeitos das IES na QV das suas regiões de influência ao mesmo tempo que, para as IES, fornecerão informações e instrumentos que lhes permitirão avaliar até que ponto estão a responder de forma eficiente às necessidades dos seus stakeholders, bem como revelar quais as formas mais eficazes de o fazer.

Development period

1/10/2018 – 31/07/2022

Source of funding

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/EGE-OGE/29926/2017)

Destaques

Start typing and press Enter to search