Logotipo do Projeto WeAct

Promoting Collective Activism on Socio-Scientific Issues – WeAct

Investigador responsável

Pedro Rocha dos Reis

Equipa

Ana Paula Calixto

Ângela Parro

Cláudia Fernandes

Elisabete Linhares

Fernando Albuquerque Costa

Isolina Oliveira

José Fanica

Luís Tinoca

Margarida Oliveira

Maria Conceição Courela

Maria João Fonseca

Maria Sítima

Marta Espírito Santo

Mónica Baptista

Nuno Albano

Patrícia Azinhaga

Relíquia D’Abreu

Sandra Costa

Rita Marques

Teresa Hilário

Resumo

Este projeto de investigação pretende construir conhecimento sobre o recurso ao ativismo colectivo na resolução democrática de problemas no contexto do ensino das ciências. A gravidade das controvérsias sócio-científicas que afectam a nossa sociedade exige uma cidadania informada e capacitada para agir sobre essas questões (Gray et al, 2009). A ação comunitária fundamentada é considerada, frequentemente, um dos principais aspectos da literacia científica e uma forma de capacitar os alunos como críticos e produtores de conhecimento, em vez de colocá-los no papel de consumidores de conhecimento como o sistema educativo muitas vezes parece fazer.

O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento, a implementação e o estudo de materiais, metodologias e abordagens que apoiem professores e alunos na realização de ações informadas e negociadas sobre questões sociocientíficas (QSC). Pretendem-se identificar os fatores que influenciam positiva e negativamente o envolvimento neste tipo de ações e construir conhecimento sobre os processos de intervenção mais adequados ao apetrechamento dos professores com a confiança, a motivação e os conhecimentos necessários à estimulação dessas ações informadas.

O projeto envolve componentes de desenvolvimento, ação e investigação e combina três aspectos distintos: a) a discussão de QSC (a promoção de uma aprendizagem ativa baseada na investigação de situações reais);b) a estimulação da participação dos alunos na ações coletivas de resolução democrática de problemas; e c) a estimulação dos dois aspectos anteriores através de iniciativas envolvendo arte (p. ex., dramatizações, cartoons, banda-desenhada e cartazes) e do recurso a ferramentas da Web 2.0 (p. ex., para a produção e disseminação de podcasts, vodcasts, fóruns de discussão, blogs, banda-desenhada, cartazes e folhetos).

Dadas as características e os objetivos do estudo, optou-se por uma metodologia de investigação-ação que pretende, entre outros aspectos: a) estimular a vontade de agir, inovar e mudar; b) resolver problemas em contextos escolares; e c) desenvolver conhecimento.

Um grande desafio (e novidade) deste projeto será a promoção de processos de intervenção social e ativismo nas aulas dos diferentes níveis de educação, do Ensino Básico ao Universitário. Assim, a equipa do projeto integra participantes de diferentes instituições (escolas básicas, escolas secundárias, institutos politécnicos, universidades, centros de pesquisa em educação, centros de pesquisa em ciência) unidos pelo interesse comum em QSC e sócio-ambientais. Todos eles serão participantes ativos do projeto.

Período de desenvolvimento

2013 – Atualidade

Fonte de financiamento

Bolsa do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

Products

Monte, T., & Reis, P. (2024). Avaliação de um modelo pedagógico de educação para a cidadania ambiental por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista Portuguesa de Educação. Revista Portuguesa de Educação, 37(2), e24030. https://doi.org/10.21814/rpe.30935

Schio, C., & Reis, P. (2024). Implementation of a pedagogical model of ocean citizenship: students’ perspective. Australian Journal of Environmental Education 0, 1–23. https://doi.org/10.1017/aee.2024.57

Schio, C., & Reis, P. (2024). Design of a Pedagogical Model to Foster Ocean Citizenship in Basic Education. Sustainability, 16(3), 967. https://doi.org/10.3390/su16030967

Monte, T., & Reis, P. (2024). Aplicación y evaluación de un modelo didáctico de educación para la ciudadanía ambiental en Portugal por maestras de primaria. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 21(1), 1504. https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/download/10201/11546/57314

Linhares, E., & Reis, P. (2023). Education for environmental citizenship and activism through the development of nature-based solutions with pre-service teachers. Journal of Social Science Education, 22(4). https://doi.org/10.11576/jsse-6498

Linhares, E., & Reis, P. (2023). Education for Environmental Citizenship in Pre-Service Teachers: Potentialities and Limitations of a Pedagogical Approach Applied at a Distance. Sustainability, 15(21), 15411. https://doi.org/10.3390/su152115411

Monte, T., & Reis, P. (2022). Avaliação de um modelo pedagógico de educação para a cidadania ambiental por especialistas em educação ambiental. Uni-Pluriversidad, 22(2), 1-17. https://revistas.udea.edu.co/index.php/unip/article/view/349593

Reis, P., Baptista, M., Tinoca, L., & Linhares, E. (2022). A construção de exposições sobre controvérsias sociocientíficas: potencialidades educativas identificadas por alunos. Impacto: Revista de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1, 1-22. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/68624

Linhares, E. & Reis, P. (2022). Práticas de Cidadania Ambiental na Formação Inicial de Professores de Educação Básica: Um Estudo de Caso. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 97(36.1), 163-184. https://doi.org/10.47553/rifop.v97i36.1.92499

Chowdhury, T., Holbrook, J., Reis, P. et al. (2022). Bangladeshi Science Teachers’ Perceived Importance and Perceived Current Practices in Promoting Science Education Through a Context-Based, Socio-scientific Framework. Science & Education, 31, 487-523. https://link.springer.com/article/10.1007/s11191-021-00236-9

García Bermúdez, S., Reis, P., & Vásquez Bernal, B. (2022). Facebook como herramienta para promover el activismo ambiental en las clases de ciencias. Enseñanza de las Ciencias, 40(3), 1-20. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.2935

Kowasch, M., Cruz, J., Reis, P., Gericke, N., & Kicker, K. (2021). Climate Youth Activism Initiatives: Motivations and Aims, and the Potential to Integrate Climate Activism into ESD and Transformative Learning. Sustainability, 13, 11581. https://doi.org/10.3390/su132111581

Cebrián-Robles, D., España-Ramos, E., & Reis, P. (2021). Introducing preservice primary teachers to socioscientific activism through the analysis and discussion of videos. International Journal of Science Education, 43(15), 2457-2478. https://doi.org/10.1080/09500693.2021.1969060

Reis, P. (2021). Cidadania Ambiental e ativismo juvenil. ENCITEC – Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 11(2), 5-24. http://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/433

Reis, P. (2021). Desafios à Educação em Ciências em Tempos Conturbados [Challenges to Science Education in Troubled Times]. Ciência & Educação (Bauru), 27, e21000. https://dx.doi.org/10.1590/1516-731320210000 [http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v27/en_1516-7313-ciedu-27-e21000.pdf)]

Krupczak, C., Aires, J. A., & Reis, P. (2020). Controvérsias sociocientíficas: análise comparativa entre Brasil e Portugal. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 16(35), 89-105. https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8584

Aires, J. A., & Reis, P. (2020). Controvérsias sociocientíficas em pesquisas desenvolvidas em Portugal: um estudo sobre as potencialidades e limites na promoção da reflexão sobre natureza da ciência. Revista Debates em Ensino de Química, 6(2), 291-310. https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3692

Linhares, E., & Reis, P. (2020). Initiatives d´activisme en formation initiale de professeurs : préparer à l´action et à la transformation. Recherches en Didactique des Sciences et des Technologies, 21, 193-211. https://journals.openedition.org/rdst/3208

Bernardo, J. R. R., & Reis, P. (2020). A formação de professores de ciências e os desafios da prática em questões sociocientíficas. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 9(1), 1-12. https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3819

Watanabe, G., & Reis, P. (2019). Controvérsias sócio-científicas e relações de poder: desafios de sua inserção segundo futuros professores de ciências. Linhas Críticas, 24, 472-496. doi:10.26512/lc.v24i0.19717 Recuperado de https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/37158/1/Controvérsias%20sócio-cient%C3%ADficas%20e%20relações%20de%20poder.pdf

Linhares, E., & Reis, P. (2019). Capacitação de Futuros Professores para a Ação Sociopolítica através de Exposições Interativas. Linhas Críticas, 24, 304-325. doi:10.26512/lc.v24i0.19700. Recuperado de https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/37156/1/Capacitação%20de%20Futuros%20Professores%20para%20a%20Ação%20Sociopol%C3%ADtica%20através%20de%20Exposições%20Interativas.pdf

Conceição, T., Baptista, M., & Reis, P. (2019). La contaminación de los recursos hídricos como punto de partida para el activismo socio-científico. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 16(1), 1502. doi:10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc. 2019.v16.i1.1502. Recuperado de https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/view/4194

Moreira, A. L. O. R., Junior, E. J. H., Pereira, M. P. A., Santos, A. B., Sanches, D. G. R., & Reis, P. (2019). Trilhas Interpretativas e Temas Controversos: Uma Proposta Metodológica de Ensino. Indagatio Didactica, 11(2), 107-120. Recuperado de https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/5908

Linhares, E., & Reis, P. (2018). Formar futuros professores para a ação sociopolítica no contexto da educação em ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(2), 86-103. doi:10.3895/rbect.v11n2.5243. Recuperado de https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5243

Reis, P., Galvão, C., & Baptista, M. (2018). Formação contínua de professores e comunidades de prática: perspectivas da universidade de Lisboa. In A. F. Cachapuz, A. Shigunov Neto & I. Fortunato (Org.), Formação inicial e continuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha (pp. 257-275). São Paulo: Edições Hipótese. Recuperado de https://repositorio.ul.pt/handle/10451/35701

Reis, P., & Tinoca, L. (2018). A avaliação do impacto do projeto “We Act” nas percepções dos alunos acerca das suas competências de ação sociopolítica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(2), 214-231. doi:10.3895/rbect.v11n2.8435. Recuperado de https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8435

Baptista, M., Reis, P., de Andrade, V. (2018). Let’s save the bees! An environmental activism initiative in elementary school. Visions for Sustainability, 9, 41-48. Recuperado de https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/34103/1/2772-9539-1-PB.pdf

Linhares, E. F., & Reis, P. (2017). Interactive exhibition on climate geoengineering: empowering future teachers for sociopolitical action. Sisyphus – Journal of Education, 5(3), 85-106. Recuperado de http://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/13203/10251

España-Ramos, E., & Reis, P. (2017). El proyecto We Act como marco para formar ciudadanos competentes a través del activismo colectivo basado en la investigación. Enseñanza de las Ciencias, nº extraordinario, 657-661. Recuperado de https://ddd.uab.cat/record/184580?ln=ca

Marques, A. R., & Reis, P. (2017). Research-Based Collective Activism Through the Production and Dissemination of Vodcasts About Environmental Pollution in the 8th Grade. Sisyphus – Journal of Education, 5(2), 116-137. Recuperado de http://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/11843/9363

García-Bermúdez, S., Reis, P., & Vázquez-Bernal, B., (2017). Promoción del activismo sobre cuestiones ambientales en estudiantes de básica secundaria a través de las herramientas web 2.0. Da Investigação às Práticas, 7(2), 34-53. Recuperado de http://www.scielo.mec.pt/pdf/inp/v7n2/v7n2a04.pdf

Marques, A., & Reis, P., (2017). Ativismo coletivo fundamentado em investigação através da produção e divulgação de vodcasts sobre poluição ambiental no 8.º ano de escolaridade. Da Investigação às Práticas, 7(2), 5 – 21. Recuperado de http://www.scielo.mec.pt/pdf/inp/v7n2/v7n2a02.pdf

Marques, A. R., Reis, P. (2017) Producción y difusión de vídeos digitales sobre contaminación ambiental. Estudio de caso: Activismo colectivo basado en la investigación. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 14(1), 215-226. Disponível em http://hdl.handle.net/10498/18857

Reis, P. (2016). A Educação em Direitos Humanos através da discussão e ação sociopolítica sobre controvérsias sociocientíficas e socioambientais. In R. D. V. L. Oliveira & G. R. P. C. Queiroz (Orgs.), Tecendo diálogos sobre Direitos Humanos na Educação em Ciências (pp. 305-318). São Paulo: Editora Livraria da Física. http://hdl.handle.net/10451/23629

Scheid, N. & Reis, P. (2016). As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto português. Ciência & Educação, 22(1), 129-144. http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v22n1/1516-7313-ciedu-22-01-0129.pdf

Linhares, E. & Reis, P. (2016). The challenges of integrating the discussion of controversial issues in initial teacher training. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 19(2), 75-87. revistas.um.es/reifop/article/download/253761/193531

Reis, P. (2014). Promoting students’ collective socio-scientific activism: Teacher’s perspectives. In S. Alsop & L. Bencze (Eds.), Activism in science and technology education. London: Springer. Disponível em http://repositorio.ul.pt/request-item?handle=10451/11301&bitstream-id=39080

Reis P. (2014). Acción socio-política sobre cuestiones socio-científicas: reconstruyendo la formación docente y el currículo. Uni-Pluri/versidad, 14(2), 16-26. Disponível em http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/unip

García-Bermúdez, S., Reis, P. y Vázquez-Bernal, B. (2014). Potencialidades y limitaciones de los entornos virtuales colaborativos y las herramientas web 2.0 en la promoción del activismo sobre cuestiones ambientales en estudiantes de básica secundaria. Uni/Pluriversidad, 41/14(2), 502-507. http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/17858/1/Bogota_2014.pdf

Linhares, E. & Reis, P. (2014). La promotion de l’activism chez les futurs enseignants partant de discussion de questions socialement vives. Revue Francophone du Dévelopment Durable, 4, 80-93. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/23110

Reis, P. (2013). Da discussão à ação sócio-política sobre controversias sócio-científicas: uma questão de cidadania. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 3(1), 1-10. Disponível em: http://srvapp2s.urisan.tche.br/seer/index.php/encitec/article/view/1028/498

Start typing and press Enter to search