Este curso pós-graduado tem por objetivos desenvolver competências na criação de cenários de aprendizagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), em contexto de processos formativos inovadores, e promover a utilização generalizada de recursos educativos STEAM nos ensinos básico, secundário e profissional, e nos demais contextos de ensino (e.g., museus de ciência, escolas ciência viva), designadamente através do desenvolvimento de protótipos STEAM. O curso pós-graduado é composto por quatro unidades curriculares: educação STEAM e divulgação das ciências; práticas pedagógicas inovadoras STEAM; Robótica e prototipagem na educação STEAM; e design e projeto na educação STEAM
Este curso pós-graduado procura responder às necessidades atuais e futuras de formação de professores e educadores na área da utilização das tecnologias digitais emergentes (Realidade Virtual, Aumentada e Mista, Inteligência Artificial, Internet das Coisas) e da Robótica Educativa no ensino básico e secundário.
Os cursos pós-graduados de especialização asseguram formação especializada em educação a grupos profissionais específicos. Estes cursos inscrevem-se num processo de formação continuada em educação e visam o aprofundamento da capacidade de intervenção profissional, a atualização em relação a avanços do conhecimento, bem como a aquisição de novas competências. A frequência com aproveitamento de um curso de pós-graduação (não conferente de grau) é atestada por um certificado e pode constituir uma importante etapa para o prosseguimento de estudos pós-graduados.
A Pós-Graduação é concebida para os novos professores do ensino superior ou para aqueles que o desejem vir a ser, recebendo candidatos provenientes de todas as áreas científicas. Tem como objetivo apoiar o desenvolvimento profissional dos docentes e, dessa forma, contribuir para melhorar o ensino e a qualidade das aprendizagens
Tecnologias e Robótica no Ensino Básico
Proporcionar formação a educadores, professores do ensino básico e formadores de professores no domínio da utilização das tecnologias digitais na sua prática docente, nomeadamente no âmbito da robótica educativa, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos.
Matemática – Gestão Curricular e Aprendizagens Essenciais
Este curso é da iniciativa da Área de Investigação e Ensino de Didática e tem por objetivo proporcionar aos professores que ensinam Matemática formação especializada no domínio da Organização e Desenvolvimento Curricular, com ênfase na gestão curricular e aprendizagens essenciais em Matemática.
Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico
Responder às necessidades de formação dos educadores e professores que dão corpo à iniciativa de introdução do ensino da programação e desenvolvimento de projetos nas escolas portuguesas, necessidades estas identificadas quer pela DGE quer pela Associação de Professores de Informática (ANPRI).
Educação Intercultural
Responder a necessidades de formação pós-graduada na República da Guiné-Bissau ao nível: (i) do conhecimento científico em educação; (ii) do desenvolvimento de projetos educativos que promovam os níveis de literacia das crianças e jovens; (iii) da valorização da cultura local e (iv) da formação de técnicos superiores no domínio da educação.
Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior
Esta pós-graduação, resultante de uma parceria entre o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), visa proporcionar aos gestores do ensino superior politécnico uma formação multidisciplinar e integrada que se traduza em práticas de gestão do ensino superior de elevada qualidade nos atuais contextos de complexidade e de desafios permanentes de governação e gestão.
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Datas e condições e acesso