Diversos documentos orientadores a nível europeu sugerem, em termos prospetivos para os próximos 10 anos, a existência de uma necessidade premente de profissionais na área das tecnologias de informação e comunicação. Mas existem outras razões para o movimento de integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da Computer Science (CS) desde os primeiros anos de escolaridade. Uma das razões apontadas para este movimento é o facto de uma formação desta natureza contribuir de forma relevante para a compreensão do modo como as tecnologias digitais estão presentes e estruturam muitos processos que vivemos na sociedade atual. Deste modo, temáticas como a literacia digital, o pensamento computacional, a introdução à programação e a robótica e, mais recentemente, a realidade aumentada, virtual e mista, a learning analytics, a internet das coisas e a inteligência artificial são apontadas como temáticas para as quais importa olhar sob um ponto de vista curricular. Esta aposta no ensino das tecnologias digitais, programação e robótica surge reforçada no Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027 da Comissão Europeia, no Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado pelo Governo Português através da Resolução do Conselho de Ministros nº. 30/ 2020, e mais recentemente no Plano de Recuperação e Resiliência através dos Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos. Este curso procura responder às necessidades atuais e futuras de formação de professores e educadores na área da utilização das tecnologias digitais emergentes (Realidade Virtual, Aumentada e Mista, Inteligência Artificial, Internet das Coisas) e da Robótica Educativa no ensino básico e secundário.
O curso visa desenvolver as seguintes competências:
O Curso destina-se a educadores e professores do ensino básico e secundário, profissionais no domínio da educação e formação na área das tecnologias digitais com interesse na implementação de projetos envolvendo as tecnologias digitais, robótica e outras tecnologias emergentes. São ainda destinatários do curso formadores com interesse em aprofundar os seus conhecimentos e competências nesta área.
As unidades curriculares do curso estão acreditadas pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC) para efeitos de progressão na carreira.
As aulas decorrem nas segundas-feiras, das 17h00 às 21h00, e nos sábados, das 9h00 às 13h00.
Início das aulas: 23 de setembro de 2023
Informações Úteis | Horários |
Plano de Estudos | 1.º Ano – 1.º Semestre Download 15.67 KB |
Regulamentação | |
Dúvidas frequentes | |
FAQ |
Informações Úteis | Horários |
Plano de Estudos | |
Regulamentação | |
Dúvidas frequentes | |
FAQ |
Datas e condições de acesso