O curso de doutoramento está orientado para o estudo das políticas educativas sob o prisma da ação pública. A partir desta perspetiva, a análise das políticas públicas não se centra exclusivamente na intervenção do Estado e da sua administração, mas tem em conta a diversidade de cenas e atores envolvidos no processo político, em diferentes níveis, bem como as suas múltiplas interdependências.
O curso de Doutoramento em Educação na especialidade de Avaliação em Educação foi pensado e organizado no sentido de poder criar condições para o estudo, a análise e a avaliação de uma variedade de fenómenos relacionados com as políticas públicas de educação e com a sua materialização através de programas, projetos e medidas diversas. Deste modo, são objeto de interesse primordial as políticas e práticas de qualquer área aplicada da avaliação (e.g., aprendizagens, escolas, programas) em qualquer nível de ensino e em qualquer contexto.
O curso de doutoramento em Didática da Matemática constitui a parte curricular do Doutoramento em Educação nesta área. O curso desenvolve-se com base em temas estreitamente articulados com as duas grandes áreas de investigação da UIDEF – Educação XXI (nomeadamente a aprendizagem e o raciocínio matemático em todos os níveis de ensino, da pré-escola ao ensino superior) e Forças de Mudança (nomeadamente a formação e o desenvolvimento profissional do professor, com especial atenção aos estudos de aula/lesson study). A frequência do curso é aconselhada a professores de Matemática ou que ensinam Matemática nos diferentes níveis de ensino e a formadores de professores desta disciplina.
O curso de doutoramento na área de especialidade em Didática das Ciências está orientado para investigação em Educação em Ciências, em contextos formais e não formais, nas vertentes do desenvolvimento curricular, integração curricular das TIC, processos de aprendizagem dos alunos e suas dificuldades, formação de professores e processos de inovação e mudança de práticas. A investigação a desenvolver inclui tópicos de Biologia, Geologia, Física e Química, desde o primeiro ciclo ao ensino secundário, desenvolvendo estudos também na educação de infância.
O curso de doutoramento está orientado para o estudo das relações entre Educação, Formação e Trabalho numa perspetiva crítica. A partir desta perspetiva, a análise das políticas e das práticas de educação e formação de jovens e adultos filia-se numa conceção ampla dos fenómenos educativos que reconhece a importância da educação formal, não formal e informal e valoriza a experiência e os saberes experienciais.
O curso de doutoramento na área de especialidade em Formação de Professores e Supervisão está orientado para o estudo de modelos, práticas e efeitos de sistemas e de processos de formação de educadores e professores, supervisão pedagógica e formação de formadores. Incide sobre uma análise de protagonistas e de processos formais e não formais de supervisão e de formação, inicial e contínua, numa perspetiva de aprendizagem e desenvolvimento profissional ao longo da vida.
O curso de doutoramento em História da Educação está orientado para o conhecimento histórico da educação em sentido amplo (cultura escrita, teorias, pensadores, memórias, políticas) e das instituições escolares, pedagogias, cultura escolar, curriculum, espaços e públicos, em particular. Nesta edição, será dada particular atenção aos estudos que visam a constituição de memoriais e arquivos de educação, nos quadros institucional, municipal, profissional.
O doutoramento em Educação, na área de especialidade em Psicologia da Educação, aparece focado no estudo dos processos educativos do desenvolvimento pessoal e da aprendizagem em contextos educacionais. A partir desta ótica, o estudo dos processos do desenvolvimento e da aprendizagem não se centra apenas em variáveis pessoais e escolares, mas valoriza a multidimensionalidade psicossocial da perspetiva ecológica bronfenbrenneriana do desenvolvimento humano.
O curso de doutoramento em Educação, especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação visa proporcionar a educadores, professores, formadores de professores e a outros técnicos de educação uma formação avançada de natureza pedagógica na utilização educativa das TIC. A investigação constitui o eixo estratégico nas atividades a realizar no curso, tendo em vista desenvolver nos estudantes a capacidade de realizar investigação de forma autónoma, de aprofundar temas da área e de reflexão crítica sobre os interfaces entre as TIC, a educação e a sociedade.
O objetivo central do curso é desenvolver e aprofundar instrumentos de análise que permitam alargar as fronteiras do conhecimento educacional no que se refere tanto à fundamentação, teorização e justificação, quanto à elaboração, planeamento, operacionalização e avaliação em matéria de currículo, de decisão didática e de inovação pedagógica. Está orientado para a análise do fenómeno educativo, tendo por base uma matriz teórica e metodológica que privilegia a abordagem das questões do conhecimento, dos atores e das situações educativas.
Informações Úteis | |
Seminário de Investigação | |
Seminários Transdisciplinares | |
Regulamentação | |
Dúvidas frequentes | |
FAQ |