Coordenação Científica

Apresentação e objetivos do curso

O desenho curricular estabelecido para suporte a este ciclo de estudos assenta numa lógica de trabalho predominantemente assíncrona (80%) suportada pela plataforma de E-learning da Universidade de Lisboa. O 1º ano do ciclo de estudos tem uma organização trimestral. As respetivas UC são implementadas em regime intensivo de trabalho, assegurando-se na totalidade as horas de trabalho associadas aos ECTS de cada uma. A vantagem deste modelo de funcionamento liga-se à diminuição da sobreposição de unidades curriculares, o que cria condições favoráveis a uma mais eficiente gestão do tempo, atenção e investimento na aprendizagem por parte do estudante. O 2º ano do ciclo de estudos estabelece-se com base em dois semestres que, de forma conjunta, procuram levar o estudante a desenvolver uma dissertação ou projeto envolvendo o domínio de conhecimento ligado à investigação em educação e tecnologias digitais.

O modelo pedagógico que suporta o curso estrutura-se em torno de 4 princípios-chave:

  1. Promoção de Flexibilidade e autonomia do estudante,
  2. Aprendizagem baseada em recursos (de elevada qualidade científica e pedagógica),
  3. Estímulo à Interação e colaboração entre estudantes e
  4. E-moderação, realçando-se a importância dada às atividades de moderação e tutoria online dos estudantes, tanto no primeiro como no segundo ano do curso.

De acordo com o modelo pedagógico eleito, as atividades de aprendizagem e de avaliação mobilizadas procuram estimular a autonomia do estudante, ao mesmo tempo promover trabalho colaborativo entre os estudantes. As dinâmicas de interação são suportadas por atividades síncronas, mas maioritariamente assíncronas tirando partido dos ambientes de aprendizagem institucionais, em específico: i) as funcionalidades da plataforma de e-learning da Universidade de Lisboa (os fóruns de discussão, chat, sistema gestor de mensagens, wikis e glossários); ii) sistema de webconferência Colibri ZOOM, através do qual se realizam aulas virtuais, apresentações/discussões de cariz avaliativo, sessões de orientação individuais e em pequenos grupos, bem como reuniões de trabalho, tanto entre docentes e estudantes como igualmente entre estudantes. Estas soluções são igualmente mobilizadas para suporte ao desenvolvimento, submissão, alojamento e classificação dos diferentes trabalhos que dão corpo às atividades de avaliação das várias unidades curriculares do ciclo de estudos.

Condições de acesso

a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Educação/Ciências da Educação;

b) os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas de Educação/Ciências da Educação;

c) os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico do Instituto de Educação;

d) os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico do Instituto de Educação.

É ainda entendido como pré-requisito para frequência do curso: acesso a equipamento de produtividade (Computador, preferencialmente com sistema operativo Windows e pacote de produtividade MS Office ou Libreoffice), com webcam e sistema de som (microfone e altifalantes), acesso a internet de banda larga e instalação de plugins do sistema Zoom.

Requisitos técnicos para frequência do curso

Computador (preferencialmente com sistema operativo Windows e pacote de produtividade MS Office ou Libreoffice), com webcam e sistema de som (microfone e altifalantes)

Utilização preferencial do Browser Chrome (versão atualizada)

Instalação do software Zoom (https://videoconf-colibri.zoom.us/download) (compatível com sistemas operativos Windows, Linux, IOS, Android)

O Mestrado utiliza vários sistemas de suporte à aprendizagem online. Especificamente:

Mecanismos de avaliação

A avaliação nas diferentes unidades curriculares materializa-se substancialmente através do desenvolvimento de trabalhos associados à produção, análise e avaliação de recursos multimédia desenvolvidos individualmente ou em grupo.

Todas as atividades de avaliação são desenvolvidas online fazendo uso das ferramentas institucionais, o que permite assim o acesso, acompanhamento, revisão e classificação por parte dos docentes. Todos os trabalhos desenvolvidos são submetidos na plataforma de e-learning e/ou alojados em espaço web disponibilizado aos estudantes através da conta @edu.ulisboa.pt.

Todos os trabalhos requeridos nos diferentes módulos que compõem cada uc integram uma dimensão de originalidade/criação o que contribui para assegurar a autenticidade da autoria. Adicionalmente, em todos os trabalhos submetidos, os estudantes são chamados a entregar uma ‘declaração de autenticidade’ atestando assim a autoria do trabalho e confirmando o conhecimento de que os seus trabalhos serão alvo de análise por software de deteção de plágio. Efetivamente, os mesmos são alvo de análise pelo software antiplágio utilizado pela ULisboa.

Em algumas ucs, utilizam-se igualmente sessões síncronas para apresentação/discussão dos trabalhos produzidos. As atividades de avaliação realizadas de forma síncrona são suportadas pelo sistema de Webconferência Colibri Zoom, o qual permite a gravação e armazenamento das atividades avaliativas realizadas. Todos os elementos de avaliação realizados em regime síncrono são alvo de gravação para efeitos de registo, sendo esse requisito previamente comunicado ao estudante.

Serviços de apoio

Todos os serviços e apoio específicos facultados pela instituição aos seus estudantes estão ao dispor dos estudantes deste ciclo de estudos, atuando em formato online. Isso inclui assessoria, serviços académicos, apoio informático, biblioteca e GAPE.

Acreditação

O curso de Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais – EaD encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Informações ÚteisDúvidas frequentes
DocentesFAQ
Plano de EstudosPerguntas Frequentemente colocadas sobre o Mestrado em Educação e Tecnologias Digitais
Regulamentação
Guia do estudante de Ed. e TD

 

 Horário de contacto da coordenação

Docente – Neuza Pedro  ♦  2ª feira | 18h30 – 20h00

nspedro@ie.ulisboa.pt

Testemunhos

Informações ÚteisDúvidas frequentes
Docentes FAQ
Plano de Estudos FAQ específicas
Regulamentação
Guia do estudante de Ed. e TD

 

 Horário de contacto da coordenação

Docente – Neuza Pedro  ♦  3ª feira | 20h00 – 21h00

nspedro@ie.ulisboa.pt  
nspedro