Apresentação

Este mestrado visa a preparação de profissionais capazes de atuar nas várias modalidades de educação e formação, através de uma formação especializada, aplicada e adequada a contextos de trabalho diversificados e em mudança.

O mestrado destina-se a aprofundar os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas na graduação – em licenciaturas da área da Educação e da Formação ou de outras áreas das Ciências Sociais e das Humanidades -, preparando os mestrandos para intervirem no sistema educativo, em empresas, em serviços de formação profissional, em organizações de âmbito cultural, social, assistencial, económico, de justiça e saúde, entre outras.

O 1.º ano é de natureza presencial. O 2.º ano pode ser realizado através de uma das seguintes modalidades de formação: estágio de natureza profissional (preferencialmente destinado a mestrandos sem experiência profissional), trabalho de projeto de intervenção profissional (adequado a profissionais em exercício) e dissertação de natureza científica.

Finalidades

Visando a atuação em diversos contextos organizacionais, grupos, comunidades, redes e serviços com valências educativas e formativas, no final deste ciclo de estudos os mestrandos estarão aptos a:

  • Diagnosticar necessidades e problemas que requerem uma intervenção educativa, com base em processos teórica e empiricamente sustentados;
  • Conceber, gerir e avaliar projetos, atividades e recursos de educação e formação;
  • Planear e desenvolver ações de formação;
  • Coordenar e participar em equipas multidisciplinares, em diálogo com profissionais de outras áreas;
  • Desenvolver ações de consultoria no âmbito de iniciativas de educação e formação, através de estudos, relatórios e pareceres.

Destinatários

  • Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal na área da Educação e da Formação ou de outras áreas das Ciências Sociais e das Humanidades;
  • Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º. Ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo nas áreas de Educação/Ciências da Educação;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área de Educação/Ciências da Educação que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo conselho científico do Instituto de Educação;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico do Instituto de Educação.

Acreditação

O curso de Mestrado em Educação e Formação encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Testemunhos

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