O Mestrado Resilience in Educational Contexts resulta de uma candidatura europeia ao Programa Erasmus Mundus, tendo como parceiros as Universidades de Malta (Malta), Creta (Grécia), Lisboa (Portugal) e Stefan Cel Mare (Roménia), em conjunto com cinco parceiros internacionais associados. Em Portugal, na Universidade de Lisboa, o Instituto de Educação e a Faculdade de Motricidade Humana são os representantes deste consórcio, que apresenta um programa inovador de desenvolvimento de competências dirigido aos desafios atuais e futuros da educação.
O objetivo geral do programa do mestrado é contribuir para a criação de ambientes de aprendizagem que promovam a resiliência e as competências socioemocionais, através da formação de profissionais ligados a contextos educativos, com particular atenção para contextos educativos e alunos em situação de maior vulnerabilidade, fornecendo ferramentas, recursos e contextos de aprendizagem que facilitem a sua aprendizagem académica, social e emocional e consequentemente a inclusão social e cidadania ativa. Este Ciclo de Estudos (CE) inclui um conjunto de unidades curriculares que visam desenvolver competências nos profissionais para melhor responder e abordar as necessidades socioemocionais dos alunos, com especial atenção para os que estão em risco, nomeadamente aqueles oriundos de comunidades étnicas, linguísticas e migrantes, em situação de maior desvantagem socioeconómica e alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou necessidades educativas específicas de saúde.
Candidaturas ao Programa de Doutoramento em Migrações (2020/2021)
Edital e condições de candidatura aqui
1.ª Fase de Candidaturas
20 de abril a 19 de junho de 2020
2.ª Fase de Candidaturas
20 de junho a 28 de agosto de 2020
3.ª Fase de Candidaturas
02 de novembro de 2020 a 29 de janeiro de 2021
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