janeiro, 2015
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APRESENTAÇÃO DO COLÓQUIO
Os trabalhos concretizar-se-ão através de conferências, sessões plenárias e ateliês. Nos ateliês, será privilegiada a partilha de resultados de trabalhos de investigação e o debate em torno desses resultados .
Tal como em anos anteriores, este colóquio destina-se a todos os investigadores, professores, educadores e outros profissionais da educação e da formação, bem como aos estudantes que se preparam para a intervenção ou a investigação nestes domínios.
Participarão no colóquio especialistas nacionais e estrangeiros, nomeadamente de países em que a AFIRSE está representada.
A avaliação é uma prática presente em todos os domínios da actividade Humana, através de processos conscientes, intencionais, organizados e delimitados temporalmente, mas também por meio de processos difusos, pouco estruturados e visíveis, na pluralidade de tempos e espaços da acção quotidiana. Nos domínios da educação e da formação, as últimas décadas foram marcadas pelo aumento de visibilidade do campo da avaliação, tendência concomitante com a sua formalização, tecnicização e profissionalização. A diversidade de práticas, de actores, de destinatários, de contextos, de abordagens, de metodologias e de instrumentos, tornaram o campo da avaliação muito complexo, dando origem a problemas de delimitação, a tensões, mas também a influências mútuas entre o campo técnico e científico da avaliação.
O campo da avaliação está intrinsecamente associado à atribuição de juízos de valor, que permitem julgar, provar, decidir e orientar a acção futura, neste sentido, é atravessado por dimensões éticas e deontológicas, sendo importante uma vigilância crítica permanente. A avaliação em educação e formação ao estabelecer relações entre as situações existentes e as idealizadas ou desejáveis, para além da questão dos meios, dos processos, dos resultados, das metodologias e dos modos de trabalho pedagógico, coloca-nos na senda das finalidades da acção educativa e formativa, ou seja, no seu âmago.
Por outro lado, as políticas e práticas de avaliação estruturam-se num espaço ideológico marcado por tensões e ambivalências, geradas, num contínuo, entre dois polos: o polo da regulação no sentido do controlo, da selecção e da adaptação, e o pólo do desenvolvimento individual e colectivo, orientado para a mudança de práticas e emancipação. Neste sentido, a investigação pode contribuir para a consolidação epistemológica, teórica, metodológica, ética e deontológica do campo da avaliação, numa linha de questionamento, de reflexão e análise crítica, o que se afigura essencial para aumentar a lucidez sobre a complexidade, diversidade e ambivalência das políticas e práticas de avaliação em educação e formação.
1. Avaliação de Políticas, Programas e Projectos em Educação e Formação
2. Avaliação de Organizações e de Desempenho
3. Avaliação de Aprendizagens e de Competências
4. Avaliação dos Actores e dos Processos de Formação
5. Avaliação da Investigação
Português e Francês
Os resumos, obrigatoriamente em português e francês, não podem exceder 2500 carateres (incluindo espaços) e devem identificar de três a cinco palavras-chave. As propostas deverão basear-se em trabalhos de investigação e respeitar os eixos temáticos do colóquio.
Os resumos deverão ser submetidos pela plataforma EasyChair, até ao dia 3 de setembro 14 de setembro de 2014. (www.easychair.org/conferences/?conf=afirse2015).
Os textos das comunicações apresentadas, deverão ser submetidos através da mesma plataforma, até 28 de fevereiro de 2015 (os textos definitivos não devem exceder 30 000 carateres, incluindo espaços).
As normas de formatação estão disponíveis no sítio do colóquio (http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxii-coloquio- 2015/trabalhos/)
» Até 3 de setembro 14 de setembro de 2014: Envio online de resumos através da plataforma EasyChair
» Até 15 de novembro de 2014: Comunicação do resultado da avaliação aos autores
» Até dia 29 de setembro de 2014: Comunicação do resultado aos autores brasileiros
» Até 30 de novembro de 2014: Inscrição com valores normais
» Depois de 30 de novembro de 2014: A inscrição acresce de 25 €
» 29, 30 e 31 de janeiro de 2015: Datas de realização do XXII Colóquio
» Até 28 de fevereiro de 2015: Os textos das comunicações apresentadas, deverão ser submetidos através
da mesma plataforma (os textos definitivos não devem exceder 30.000 carateres, incluindo espaços).
» http://afirse.ie.ul.pt/coloquios/xxii-coloquio-2015/
Joana Marques | Instituto de Educação – ULisboa | +351 91 440 23 98
Ana Rita Faria | Instituto de Educação – ULisboa | +351 96 925 29 67
Gerais
IEUlisboa: +351 21 794 36 33
Fax IEULisboa: +351 21 793 34 08
E-mail congresso: afirse@ie.ulisboa.pt
Morada
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1649-013 Lisboa, Portugal
Hora
29 (Quinta-feira) 8:30 - 31 (Sábado) 18:00