março, 2018
Detalhe
As tradicionais “profissões de sonho”
Mais
Detalhe
As tradicionais “profissões de sonho” estavam associadas a atividades de prestígio ratificadas por um diploma de ensino superior, como médico, advogado, engenheiro ou arquiteto. Atualmente, o diploma de ensino superior já não garante o acesso e progresso em determinada carreira, sequer um emprego correspondente à qualificação obtida. Neste contexto de incerteza quanto ao futuro laboral, as expetativas académicas competem com expetativas mediadas por outros contextos sociais, como as culturas de celebridade e as culturas juvenis.
Novas “profissões de sonho” passaram a integrar as expetativas laborais de um número crescente de jovens, como ser modelo, DJ, futebolista ou chefe de cozinha. Os resultados dos casos estudados no projeto de investigação Tornando Profissões de Sonho Realidade: transições para novos mundos profissionais atrativos aos jovens (financiado pela FCT, com ref. PTDC/CS-SOC/122727/2010), apresentados neste seminário, analisarão como e por quê estas áreas se têm tornado tão atrativas entre as mais novas gerações.
Este seminário contará ainda com a apresentação do documentário Para além da Fama. Bastidores de novas “profissões de sonho”, realizado por Paula Vanina Cencig e Vítor Sérgio Ferreira no âmbito do referido projeto de investigação, onde é dada a voz a alguns dos jovens que nele participaram, contando as suas experiências, percursos e expetativas quanto a exercer profissionalmente as atividades de modelo, DJ, chefe de cozinha e futebolista.
Hora
(Terça-feira) 10:00 - 13:00
Localização
Sala 11
Organizador
Natália Alves e Benedita Melo - Área de Investigação e Ensino Políticas de Educação e Formação no âmbito da UC Sociologia da Educação e das Culturas Juvenis