maio, 2018
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Formação para o Trabalho Docente no Brasil
Toma-se como referência a reforma do Estado brasileiro com culminância em 1995, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Considera-se que reconhecer a lógica da “Nova Gestão Pública” implantada sob as orientações dos organismos internacionais é fundamental para compreender as mudanças nas políticas educacionais. Destaca-se a necessidade de conhecimento acerca dos programas do Banco Mundial, da UNESCO e da OCDE como fundamental para analisar a política de “Formação para o Trabalho Docente no Brasil”.
Evidencia-se que o conjunto de mudanças na educação brasileira, nas últimas décadas, resultou da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) que alterou, significativamente, as condições da formação para o trabalho docente na Educação Básica, mas, sobretudo, abriu novos espaços para a formação desse trabalhador. Diante disso, objetiva-se compreender em que medidas as exigências internacionais referentes à formação para o trabalho docente no Brasil se materializaram a partir dos anos de 1990. Considera-se que pensar a formação docente, hoje, é pensar também acerca da educação como elemento indispensável para a formação de um trabalhador de novo tipo, para a dinâmica da “sociedade do conhecimento”. Conclui-se, portanto, a urgência em relação à necessidade de efetivação da promoção de um novo sentido da formação para o trabalho docente, pautado na perspetiva da emancipação humana.
Jussara Marques Macedo
Universidade Federal Fluminense, Brasil
Hora
(Sexta-feira) 18:00
Localização
IE - ULisboa