abril, 2018

5abr17:00Pansofia colonial e a história do ensino: implicações da arte17:00 Sala 7, IE - ULisboaCategorias:arquivo,Projeto inovar

Mais

Detalhe

Um breve inventário de documentos visuais que mostram as relações entre o mundo colonizador e o Novo Mundo colonizado permite pensar o ensino a partir das proliferações de signos que a história estratifica em suas práticas. Considerando que até o Iluminismo a palavra Arte significou o mesmo que hoje compreendemos como Ciência, tratarei da pansofia que antecede as divisões das disciplinas de conhecimento a fim de mostrar como as significações do vocábulo arte se mostram em diversificados usos, aplicações e designações do saber. O intuito é compreender como um saber advindo das mnemotécnicas do Renascimento e das acumulações barrocas pré-enciclopédicas constitui o que vem a ser a educação nos dias de hoje.

Esta fala, ilustrada com diagramas, composições e reproduções de obras de arte, parte de pesquisas em andamento junto ao grupo ARCOE, aulas elaboradas para a disciplina História do Ensino da Arte no Brasil, oferecida para a Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS e Seminários Avançados de cunho historiográfico, que tratam da subjetivação pós-colonial, oferecidos por mim no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. O conceito de pansofia foi explorado na exposição Geoplásticas, ocorrida no Espaço Cultural da Universidade FEEVALE, em Novo Hamburgo, cidade do Rio Grande do Sul e apresentado em intervenção no grupo de estudos do Programa Público de Performances Península/ FUNARTE. Não há, ainda, um texto fielmente elaborado em torno das observações e questões apresentadas neste encontro, sendo as seguintes referências, advindas estudos pregressos, apenas uma base do que está em plena construção e aberto a contribuições e diálogos.

 

Referências

ZORDAN, Paola. Percursos das artes plásticas visuais: geologia de uma disciplina. In: ICLE, Gilberto (org). Pedagogia da Arte: entrelugares da criação. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2010, p.84-101. Texto em anais, prévio ao publicado no livro.
Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT24-6006–Int.pdf

ZORDAN, Paola. Os saberes mágicos do início da modernidade. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 14, p. 157-167, 2013.
Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24370

ZORDAN, Paola. Ars Magna Sciendi. Artecontexto, n. 8, v.3, 2015.
Disponível em: http://artcontexto.com.br/artigo-edicao08_paola-zordan.html

 

Paola Zordan - Pansofia colonial e a história do ensino: implicações da arte  Paola Zordan , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Comentário
Ana Paz (IE ULisboa)

Moderação
Joaquim Pintassilgo (IE ULisboa)

 

Organização
Organização conjunta das coordenações dos doutoramentos em Educação Artística e em História da Educação

 

Hora

(Quinta-feira) 17:00

Localização

IE - ULisboa