abril, 2021
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Envelhecimento activo e
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Envelhecimento activo e aprendizagens intergeracionais em territórios de baixa densidade
As dinâmicas do envelhecimento demográfico, particularmente em regiões com baixa densidade populacional, constituem um dos maiores desafios para as sociedades ocidentais, em particular a Europa, a região mais envelhecida do mundo. Em pleno século XXI, as populações rurais encontram-se cada vez mais excluídas da sociedade digital, separando as gerações entre si no acesso à tecnologia, à participação cívica e à educação ao longo da vida, comprometendo as políticas de coesão económico-social e a sustentabilidade dos contextos rurais. A crise económica da última década é também o resultado de um deficit de literacia digital que põe, simultaneamente, a descoberto as desigualdades escolares e a exclusão do mais velhos do saber consagrado pela educação formal. Em Portugal, como no resto da Europa, há poucos estudos sobre os efeitos combinados da literacia digital e do envelhecimento ativo, em especial no que se refere à ação das organizações educativas, das autarquias locais e das organizações da sociedade civil na promoção de oportunidades de aprendizagem intra e intergeracionais e de base local-comunitária. Em contrapartida, a evidência científica tem reforçado a importância das experiências educativas na ressignificação das experiências de vida, no funcionamento cognitivo e social das populações e na melhoria do relacionamento entre gerações.
A História da Educação, na perspetiva de uma História do Tempo Presente, tem desempenhado um papel importante nesta articulação entre a produção de conhecimento histórico e o reforço da identidade das comunidades, nomeadamente através da história oral e do resgate de memórias públicas, hoje em vias de extinção. A disseminação de arquivos audiovisuais em plataformas digitais, a ressignificação das experiências no diálogo com textos e imagens do património etnográfico, o papel da imprensa e das rádios locais, podem ter um papel decisivo na articulação entre dimensões locais e globais de partilha e acesso ao conhecimento.
O seminário persegue dois objetivos principais:
• Fornecer uma visão global do estado da arte sobre as problemáticas da História do Tempo Presente, da História Pública e da História Oral na sua relação com a educação em comunidades periféricas ou em contextos de baixa densidade, preferencialmente rurais;
• Partilhar estudos que evidenciem a construção de um espaço público da educação, explicitando as inovações educativas de base regional-local, quer ao nível da construção de currículos, quer no quadro da formação docente ou ainda na articulação das comunidades e poderes públicos com as questões do património educativo local.
A apresentação enquadra-se nas problemáticas trabalhadas no âmbito do projeto MRIR – Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas (PTDC/CED-EDG/29091/2017).
Ana Isabel Madeira
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Hora
(Sexta-feira) 18:00
Localização
online - hora de Lisboa/Portugal