novembro, 2011
Detalhe
Seminário Transdisciplinar da
Mais
Detalhe
Seminário Transdisciplinar da Área de Investigação e Ensino de Políticas de Educação e Formação
Uma análise da reflexividade produzida pela imprensa escrita de referência a propósito dos rankings escolares
M. Benedita Portugal e Melo
O debate que tem sido produzido pela imprensa de referência portuguesa sobre o «estado» do sistema educativo português e a «crise» em que este se encontra teve um dos seus momentos altos aquando da publicação dos primeiros rankings escolares. Partindo da ideia de que essas opiniões escritas mediatizadas nesse período seriam sustentadas em argumentos científicos e contribuiriam para potenciar a reflexividade dos atores sociais, analisa-se em que condições e em que termos se produziu a discussão sobre os rankings escolares entre 2001 e 2003. Entre as principais conclusões salienta-se o facto de este debate ter sido essencialmente construído a partir de crenças e ideologias e não de análises cientificamente comprovadas.
Título: Os professores do ensino secundário e os rankings escolares: reflexos da reflexividade mediatizada
Autores: M. Benedita Portugal e Melo
Editor: Fundação Manuel Leão
Ano de edição: 2009
Hora
(Sexta-feira) 17:00
Localização
Alameda da Universidade, Lisboa