novembro, 2017
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O seminário visa explorar o uso de narrativas como fontes e como abordagem de pesquisa, diferenciando a concepção de realidade e de verdade que sustentam seus usos a partir de diversos constructos teóricos. Durante dois anos, um grupo interinstitucional debruçou-se sobre os Anais do Congresso Internacional de Pesquisas (Auto)biográficas, estudando a totalidade dos trabalhos ali publicados. O projeto intitulou-se “Um estudo da expressividade epistêmico-metodológica das pesquisas de cunho (auto)biográfico”. Foram analisados 2468 trabalhos publicados buscando perceber como os autores relatavam as questões metodológicas em seus artigos. Foi possível perceber que: os autores que sustentam a pesquisa qualitativa afirmam que as narrativas são centrais nas pesquisas que se façam sobre o presente. Assim, as entrevistas narrativas surgem como principal fonte de informações destes estudos. A partir de então, o seu uso passa a ser alargado e a narrativa passa a constituir uma abordagem de pesquisa que abriga diferentes práticas e concepções. As conclusões do estudo são a de que o maior volume de trabalhos que fazem uso das narrativas estão centrados na formação de professores. Também é possível afirmar que parece ser necessário que os trabalhos de investigação situem as concepções teóricas e metodológicas que utilizam de uma forma mais aprofundada.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
Hora
(Sexta-feira) 18:00
Localização
IE - ULisboa