março, 2019
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Participação social de alunos com necessidades educativas especiais na escola regular
A inclusão é um movimento que vem afirmar o direito de todas as crianças acederem a uma educação de qualidade, que assim é porque foi talhada tendo em conta as características, interesses e ritmos de cada criança. Contudo, a presença física de crianças em escolas regulares não garante, por si só, o acesso a uma educação de qualidade. Um dos aspetos fundamentais da inclusão é a questão da participação social, que envolve a interação significativa com outros (e.g., professores e pares), num contexto significativo da vida escolar do aluno (sala de aula e/ ou escola), com vista a atingir objetivos educativos.
Apesar de ser um dos argumentos centrais a favor da inclusão, alguns estudos sugerem que crianças com NEE têm maiores dificuldades em desenvolver relações positivas com pares e/ ou professores. De forma a melhor compreender a experiência de participação social de crianças com NEE na escola e explorar que fatores poderão estar associados à qualidade dessa experiência em diferentes anos de escolaridade, desenvolvemos um projeto, explorando a participação social dos alunos segundo dois eixos: a autoperceção do aluno sobre a sua experiência de participação social e a sua aceitação pelo grupo de pares (turma), e examinámos o impacto de variáveis proximais e distais nessa experiência de participação em diferentes níveis de escolaridade. Com este seminário, pretende-se apresentar alguns dos resultados do projeto e debater a questão da inclusão como participação social.
Sofia Freire
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Hora
(Sexta-feira) 18:00
Localização
IE-ULisboa