abril, 2019
Detalhe
Desenvolvimento curricular no
Mais
Detalhe
Desenvolvimento curricular no ensino das ciências: A perspetiva de inquiry
Saber discutir problemas complexos inerentes à sociedade de hoje implica analisar perspetivas diferentes, pôr em comum propostas de resolução de determinado assunto e fazer escolhas, tendo em conta os dados e os diferentes pontos de vista, apresentando argumentos válidos e assentes em dados científicos defensáveis. A abordagem de inquiry pode contribuir para o desenvolvimento da capacidade de analisar, discutir e resolver problemas.
Na minha intervenção, tentarei abordar a perspetiva de inquiy, cruzando exemplos reais com fundamentação teórica. Uma atenção especial será dada à avaliação formativa, na maior parte das vezes, componente esquecida do processo de desenvolvimento curricular e fundamental para a aprendizagem. Com o apoio do projeto internacional SAILS (Strategies for assessment of inquiry learning in science – www.sailsproject.eu), apresentarei atividades que foram testadas em vários países e alguns exemplos de avaliação de competências. Atenção será dada à importância de envolver os alunos em situações estimulantes que despertem o desejo de aprender e continuar a aprender por toda a vida.
Cecília Galvão
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Hora
(Terça-feira) 18:00
Localização
IE-ULisboa