outubro, 2019
Detalhe
Formação de professores
Mais
Detalhe
Formação de professores em ambientes de aprendizagem enriquecidos por tecnologias: o Projeto TEL@FTELab
A formação de educadores e professores não pode ser conceptualizada e realizada atualmente sem considerar as formas como as tecnologias digitais se constituem em recursos estruturantes das práticas sociais. Os programas de formação enriquecidos com tecnologias digitais representam não apenas uma oportunidade mas um imperativo face ao desafio de formar educadores e professores para desafios societais que não conhecemos ainda.
O Projeto Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (http://ftelab.ie.ulisboa.pt) equacionou este problema de forma prospetiva e inovadora ensaiando práticas de iniciação à docência em que as tecnologias digitais constituem uma dimensão relevante. Este projeto combina as tecnologias digitais, a criatividade e o design da formação de professores por forma a criar contextos estimulantes e desafiantes para o desenvolvimento de ideias, linhas de orientação e produtos que contribuam a inovação nas práticas docentes.
Neste Seminário é equacionado de forma transdisciplinar o problema da relação entre a iniciação à prática profissional docente e a utilização de tecnologias digitais, foca-se os aspetos metodológicos da investigação desse problema e apresenta-se e discute-se os resultados que, quer a literatura quer o projeto TEL@FTELab, têm vindo a obter.
João Filipe Matos
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Hora
(Terça-feira) 18:00
Localização
IE-ULisboa