junho, 2019
Detalhe
O
Mais
Detalhe
O X Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa tem como objetivo promover a reflexão e discussão sobre os projetos de investigação em curso no âmbito do Doutoramento e Pós-Doutoramento, nas diversas áreas de especialidade. O evento organiza-se em duas modalidades – workshops e apresentação e discussão de trabalhos.
Workshops de investigação | 26 de junho (14h30 – 17h00)
• A participação em workshops de investigação é destinada aos mestrandos, doutorandos e pós-doutores do IE, incluindo os que se integram em programas intercalares, e aos mestrandos e doutorandos em Ciências da Educação da FMH.
Apresentação de trabalhos| 26 de junho (11h15-13h00) e 27 de junho (09h00-10h45 e 11h15-13h00)
• A apresentação de trabalhos destina-se aos doutorandos e pós-doutores do IE, incluindo os que se integram em programas intercalares, e aos doutorandos em Ciências da Educação da FMH, independentemente do ano que frequentam. Cada participante dispõe de 15 minutos para apresentar o seu trabalho.
Importante: podem assistir à apresentação dos trabalhos todos os interessados em conhecer e discutir os projetos de doutoramento e pós-doutoramento em curso, sendo necessária a respetiva inscrição online.
26 de junho
9h00 – 9h20 Receção [Átrio do IE]
9h30 – 10h15 Conferência Plenária [Anfiteatro 2]
Ciência, Conhecimento e Educação: vivificação e transformação do pensamento
Jorge Ramos do Ó … IE-ULisboa
Pat Thomson … cancelada por motivo de doença
10h15 – 10h30 Intervalo
10h30 – 11h00 [Anfiteatro 2]
Trajetos de Investigação Educacional
Administração e política educacional ⇓
João Barroso … IE-ULisboa
com o comentário de José Alberto Correia … FPCE, UPorto
11h15 – 13h00 Sessões paralelas I ⇓
13h00 – 14h30 Intervalo para almoço
14h30 – 17h00 Workshops
W1 – Getting published in peer reviewed journals cancelado por motivo de doença
W2 – O uso de narrativas visuais (desenhos) na investigação em educação e formação [sala 2]
Ana Sofia Pinho
W3 – Ética na Investigação educacional [sala 3]
Ana Paula Caetano, Maria de Fátima Chorão Sanches, Maria Teresa Estrela
W4 – A importância de integrar diferentes perspetivas sobre o fenómeno em estudo para uma compreensão mais profunda da realidade: Implicações para a construção de amostras e seleção de participantes [sala 1]
Sofia Freire
27 de junho
9h00 – 10h45 Sessões paralelas II ⇓
10h45 – 11h15 Intervalo
11h15 – 13h00 Sessões paralelas III ⇓
A submissão de propostas é realizada através de um resumo do trabalho e de um cartaz digital:
• Resumo do trabalho: O resumo é submetido on-line no formulário de inscrição. O resumo deve conter no máximo 3500 carateres com espaços, apresentando o(s) objetivo(s) do estudo, os principais aspetos do enquadramento teórico, a metodologia de investigação, os resultados preliminares (caso existam) e um máximo de quatro palavras-chave. Os resumos devem ser submetidos até 28 de maio de 2019.
• Cartaz digital:As comunicações são apresentadas em formato de cartaz digital, correspondente a um slide de PowerPoint com informação estática e sem animação. Aconselham-se os seguintes procedimentos para uma projeção eficaz: a) utilização de dimensões e formatos estandardizados (pptx); b) tamanho de letra legível (não inferior a tamanho 16 em fonte não serifada (ex. Arial, Tahoma, Verdana, Calibri); c) orientação horizontal do slide; e uso preferencial de esquemas. O cartaz digital deve ser enviado, por correio eletrónico (fji@ie.ulisboa.pt), até ao dia 11 de junho de 2019.
A organização das apresentações contempla a diversidade das áreas de especialidade, em cada sessão paralela, tendo em vista: (1) a promoção do conhecimento por parte de todos os doutorandos e pós-doutores da diversidade de abordagens e tradições de investigação em educação; e (2) a articulação de saberes numa perspetiva interdisciplinar.
Clique na tecla F5 do seu teclado para atualizar a página, antes de avançar com o preenchimento do formulário de inscrição.
Inscrições encerradas
• Submissão de propostas online (resumo) e inscrições para quem pretende apresentar trabalhos, através do formulário de inscrição, até 28 de maio de 2019
• Envio do cartaz digital (para o e-mail fji@ie.ulisboa.pt) até 11 de junho de 2019
•Restantes inscrições on-line (assistência e workshops) até 11 de junho de 2019
• X Fórum de Jovens Investigadores, dias 26 e 27 de junho de 2019
Os workshops têm como objetivo proporcionar aos jovens investigadores do IE e FMH um espaço de reflexão sobre questões metodológicas transversais aos trabalhos de investigação em curso. Os workshops decorrem no dia 26 de junho subordinados às seguintes temáticas:
W1 – Getting published in peer reviewed journals
Pat Thompson
W2 – O uso de narrativas visuais (desenhos) na investigação em educação e formação
Ana Sofia Pinho
W3 – Ética na Investigação educacional
Ana Paula Caetano, Maria de Fátima Chorão Sanches, Maria Teresa Estrela
W4 – A importância de integrar diferentes perspetivas sobre o fenómeno em estudo para uma compreensão mais profunda da realidade: Implicações para a construção de amostras e seleção de participantes
Sofia Freire
As inscrições estão limitadas a 20 vagas por workshop. Cada participante só pode assistir a um workshop, mas deve selecionar dois, por ordem de preferência. Não irão funcionar os workshops com menos de 10 participantes.
• Ana Lúcia Água … Doutoranda em Migrações
• Ana Teresa Neves … Doutoranda em Didática das Ciências
• Bruna Rodrigues … Doutoranda em Didática da Matemática
• Carolina Amado … Doutoranda em TIC e Educação
• Catarina Gonçalves … Doutoranda em Administração e Política Educacional
• Filomena Covas … Doutoranda em Psicologia da Educação
• Gabriela Lourenço … Assessoria do IE-ULisboa
• Joana Mata-Pereira … Investigadora do IE-ULisboa
• Joana Viana … Professora do IE-ULisboa
• João Pedro da Ponte … Professor do IE-ULisboa
• Kadine Teixeira … Doutoranda em História da Educação
• Luís Miguel Carvalho … Diretor e Professor do IE-ULisboa
• Maria Celeste Carvalho … Doutoranda em Formação de Professores/Educação Especial
• Mónica Baptista … Subdiretora e Professora do IE-ULisboa
• Pamela Vieira da Silva … Doutoranda em Formação de Adultos
• Paula Guimarães … Professora do IE-ULisboa
• Sofia Mariano … Doutoranda em Avaliação em Educação
• Sofia Ré … Doutoranda em Educação Artística
• Sofia Viseu … Professora do IE-ULisboa
• Teresa Costa Pereira … Doutoranda em Formação de Professores/Ensino de Línguas
• Tiago Tempera … Doutorando em Formação de Professores e Supervisão
• Zulmira Torres … Assessoria do IE-ULisboa
1. Quem pode participar no Fórum de Jovens Investigadores (FJI)?
Podem participar e assistir aos trabalhos do FJI os alunos de licenciatura, de pós-graduação, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento do IE, alunos de doutoramento e mestrado de Ciências da Educação da FMH e outras pessoas interessadas.
2. Como posso participar no Fórum de Jovens Investigadores?
A participação inclui três modalidades:
• Participar em workshops de investigação, destinada aos doutorandos e mestrandos do IE e aos doutorandos e mestrandos de Ciências da Educação da FMH;
• Apresentar um trabalho, destinada aos doutorandos e pós-doutores do IE, incluindo os que se integram em programas intercalares, e aos doutorandos em Ciências da Educação da FMH, independentemente do ano que frequentam.
• Assistir a trabalhos, destinada a todos os interessados, incluindo, alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento.
3. Os alunos de doutoramento do primeiro ano podem apresentar um trabalho?
Sim, todos os doutorandos podem apresentar um trabalho, independentemente do ano que frequentem.
4. Como posso apresentar um trabalho?
A submissão de propostas é realizada através do preenchimento do formulário de inscrição on-line disponível na página do Fórum de Jovens Investigadores. Não esquecer que a inscrição e submissão do trabalho são feitas no mesmo formulário, em simultâneo.
5.Ao submeter um trabalho, fico automaticamente inscrito?
Sim, o preenchimento do formulário referido no ponto anterior serve, cumulativamente, para submissão de trabalho e inscrição, incluindo nos workshops de investigação.
6. Quem apresentou o trabalho em anteriores Fóruns de Jovens Investigadores, pode voltar a apresentar este ano?
Sim, apresenta a continuidade do trabalho desenvolvido no âmbito da investigação em curso.
7.Em que suporte digital é feita a comunicação?
A apresentação do trabalho é realizada através de um cartaz digital. O doutorando seleciona a informação que considere necessária para tornar clara e fundamentada a sua apresentação oral.
8. O que é o cartaz digital?
O cartaz digital corresponde a um slide de PowerPoint, com informação estática e sem qualquer animação.
9. Como estruturar o cartaz digital?
Aconselham-se os seguintes procedimentos para uma projeção eficaz: a) utilização de dimensões e formatos estandardizados (pptx); b) tamanho de letra legível [não inferior a tamanho 16 em fonte não serifada (ex. Arial, Tahoma, Verdana, Calibri)]; c) orientação horizontal do slide; d) uso preferencial de esquemas.
10. Qual o papel do moderador nas sessões paralelas?
O moderador é responsável pela condução da sessão e pela gestão das intervenções dos participantes e da assistência.
11. Qual o papel do professor responsável por comentar os trabalhos apresentados nas sessões?
A reflexão crítica efetuada pelo professor visa o enriquecimento da investigação em curso apresentada pelo doutorando.
12.O professor comentador pertence à área de investigação dos doutorandos que apresentam os seus trabalhos?
O professor comentador pertence, preferencialmente, a outra área de especialidade, tendo em vista despoletar a articulação dos saberes e das tradições de investigação numa perspetiva interdisciplinar.
Hora
26 (Quarta-feira) 9:00 - 27 (Quinta-feira) 13:00
Localização
IE-ULisboa