junho, 2024

26jun- 27jun 269:00jun 27XIV Fórum dos Jovens Investigadores9:00 - 18:00 (27) Anfiteatro 1, IE-ULisboaCategorias:arquivo,arquivo - fji

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Detalhe

O XIV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa tem como objetivo promover a reflexão e discussão sobre os projetos de investigação em curso no âmbito do Doutoramento e Pós-Doutoramento, nas diversas áreas de especialidade. O evento organiza-se em duas modalidades – workshops e apresentação e discussão de trabalhos.

Workshops de investigação|27 de junho (9h30 – 12h30)

A participação em workshops de investigação é destinada aos jovens investigadores.

Apresentação de trabalhos|26 de junho (9h00-10h30, 11h00-12h30, 16h15-17h45) e 27 de junho (15h30-17h00)

A apresentação de trabalhos destina-se aos doutorandos e pós-doutores do IE-ULisboa, incluindo os que se integram em programas intercalares, e aos doutorandos em Ciências da Educação da FMH, independentemente do ano que frequentam. Cada participante dispõe de 15 minutos para apresentar o seu trabalho.

Importante: podem assistir à apresentação dos trabalhos todos os interessados em conhecer e discutir os projetos de doutoramento e pós-doutoramento em curso, sendo necessária a respetiva inscrição online.

 

Call for Papers

A submissão de propostas é realizada através de:

Resumo do trabalho
O resumo é submetido on-line no formulário de inscrição. O resumo deve conter no máximo 3500 carateres com espaços, apresentando o(s) objetivo(s) do estudo, os principais aspetos do enquadramento teórico, a metodologia de investigação, os resultados preliminares (caso existam) e um máximo de quatro palavras-chave. Os resumos devem ser submetidos até 24 de maio 14 de junho de 2024.

A submissão do resumo e respetivo cartaz é feita a partir do formulário de inscrição: https://forms.gle/LZU9GbKxLDJbhVwz6

Cartaz digital
As comunicações são apresentadas em formato de cartaz digital, ou poster científico, correspondente a um slide (ex: powerpoint, impress, keynote, etc) com informação estática e sem animação. Aconselham-se os seguintes procedimentos para uma projeção eficaz: a) utilização de dimensões e formatos estandardizados (pptx); b) tamanho de letra legível (não inferior a tamanho 16 em fonte não serifada (ex. Arial, Tahoma, Verdana, Calibri); c) orientação horizontal do slide; e uso preferencial de esquemas. O cartaz digital será submetido no formulário de inscrição, até ao dia 24 de maio 14 de junho de 2024.

Dicas para elaborar um cartaz digital ou póster científico

A organização das apresentações contempla a diversidade das áreas de especialidade, em cada sessão paralela, tendo em vista:

1. a promoção do conhecimento por parte de todos os doutorandos e pós-doutores da diversidade de abordagens e tradições de investigação em educação;

2. a articulação de saberes numa perspetiva interdisciplinar.

 

GUIA DE PARTICIPAÇÃO

 

Inscrições, Submissão de resumos e Acreditação

 

https://forms.gle/LZU9GbKxLDJbhVwz6

 

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, para todos aqueles que queiram participar no encontro. O ato de inscrição permite aos participantes receber notícias relacionadas com o XIV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Este encontro está certificado como formação de curta duração (ACD) de 6 horas (Artigo 3.º do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio).
Inscrição obrigatória para acesso à acreditação.

 

Qualquer dúvida, contacte fji@ie.ulisboa.pt

Datas importantes

Submissão de resumos e envio do cartaz digital: até 24 de maio 14 de junho de 2024

Inscrições online (assistência e workshops): até 15 de junho de 2024

Inscrição ACD: até 15 de junho de 2024

• XIV Fórum de Jovens Investigadores: dias 26 e 27 de junho de 2024

Workshops de investigação

Os workshops têm como objetivo proporcionar aos jovens investigadores um espaço de reflexão sobre questões metodológicas transversais aos trabalhos de investigação em curso. Os workshops decorrem no dia 27 de junho subordinados às seguintes temáticas:

W1  Métodos mistos na investigação educacional: abordagens integradas para compreender a complexidade do contexto educativo 
Hélia Jacinto

W2  Como se faz uma tese? Modos e maneiras de produzir pesquisa em educação 
Verônica Almeida e Joaquim Pintassilgo

W3  Como usar as normas APA (7ª edição) e as bibliotecas digitais para melhorar os trabalhos académicos?
Tatiana Sanches

W4  O PISA como instrumento de ação pública 
Estela Costa

W5  A Inteligência artificial na investigação em educação 
Nuno Dorotea e Ana Pedro

As inscrições estão sujeitas a limite de vagas. Cada participante só pode assistir a um workshop, mas deve selecionar dois, por ordem de preferência (o formulário de inscrição inclui as inscrições nos workshops). Não irão funcionar os workshops com menos de 10 participantes.

Programa

26 DE JUNHO

08h30 – 09h00   Receção/Acolhimento dos participantes

09h00 – 10h30   Sessões Paralelas I 

10h30 – 11h00   Intervalo

11h00 – 12h30   Sessões Paralelas II 

12h30 – 14h00   Intervalo para almoço

13h30 – 14h00   Receção/Acolhimento dos participantes

14h00 – 14h15   Sessão de abertura

14h15 – 14h45   Trajetos de Investigação Educacional

História da Educação
Justino Pereira de Magalhães  Professor Catedrático Jubilado IE-ULisboa
Comentário: Áurea Adão  Investigadora Aposentada da Fundação Calouste Gulbenkian

14h45 – 15h00   Intervalo

15h00 – 15h30   Entrega diploma de Professor Emérito – Professor Doutor João Pedro da Ponte

15h30 – 15h45   Intervalo

15h45 – 17h15   Sessões Paralelas III 

27 DE JUNHO

09h00 – 09h30   Receção/Acolhimento dos participantes

09h30 – 12h30   WORSHOPS

W1  Métodos mistos na investigação educacional: abordagens integradas para compreender a complexidade do contexto educativo 
Hélia Jacinto

W2  Como se faz uma tese? Modos e maneiras de produzir pesquisa em educação 
Verônica Almeida e Joaquim Pintassilgo

W3  Como usar as normas APA (7ª edição) e as bibliotecas digitais para melhorar os trabalhos académicos?
Tatiana Sanches

W4  O PISA como instrumento de ação pública 
Estela Costa

W5  A Inteligência artificial na investigação em educação 
Nuno Dorotea e Ana Pedro

12h30 – 14h00   Intervalo para almoço

13h30 – 14h00   Receção/Acolhimento dos participantes

14h00 – 15h15   Conferência plenária

50 anos de escolarização da população portuguesa, 1974-2024
David Justino • Professor Catedrático Jubilado da Nova FCSH

15h15 – 15h30   Intervalo

15h30 – 17h00   Sessões Paralelas IV 

17h00 – 18h00   Fórum convívio

Comissão Organizadora

Ana Luísa Paz  Docente do IE-ULisboa

Ana Rita Alves • Doutoranda em Didática das Ciências

Andreia Veiga • Doutoranda em Formação de Professores e Supervisão

Carolina Petronilho • Doutoranda em Psicologia da Educação

Filipa Faria • Doutoranda em Didática da Matemática

Inês Araújo • Doutoranda em Educação Artística

Joana Viana • Docente do IE-ULisboa

Liliana Zeferino • Doutoranda em Formação de Adultos

Luís Miguel Carvalho • Diretor e Docente do IE-ULisboa

Marina Queiroz • Doutoranda em Administração e Política Educacional

Marisa Quaresma  Docente do IE-ULisboa

Mayra Muygnani •  Doutoranda em História da Educação

Mónica Baptista • Subdiretora e Docente do IE-ULisboa

Paula Guimarães • Docente do IE-ULisboa

Ricardo Cipriano • Doutorando em Educação Inclusiva

Sofia Viseu  Docente do IE-ULisboa

Tatiana Sanches  Investigadora do IE-ULisboa

Tiago Gonçalves • Doutorando em TIC e Educação

Zulmira Torres • Assessoria do IE-ULisboa

FAQ

1. Quem pode participar no Fórum de Jovens Investigadores (FJI)?
Podem participar e assistir aos trabalhos do FJI os alunos de licenciatura, de pós-graduação, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento do IE-ULisboa, alunos de doutoramento e mestrado de Ciências da Educação da FMH e outras pessoas interessadas.

2. Como posso participar no Fórum de Jovens Investigadores?
A participação inclui três modalidades:

  • Participar em workshops de investigação, destinada aos doutorandos e mestrandos do IE-ULisboa e aos doutorandos e mestrandos de Ciências da Educação da FMH-ULisboa, e a outras pessoas interessadas.
  • Apresentar um trabalho, destinada aos doutorandos do IE-ULisboa e de Ciências da Educação da FMH-ULisboa.
  • Assistir a trabalhos, destinada a todos os interessados, incluindo, alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento.

3. Os alunos de doutoramento do primeiro ano podem apresentar um trabalho?
Sim, todos os doutorandos podem apresentar um trabalho, independentemente do ano que frequentem.

4. Como posso apresentar um trabalho?
A submissão de propostas é realizada através de um resumo do trabalho e de um cartaz digital, poster científico.
A submissão de resumos e cartaz digital é realizada através do preenchimento do formulário de inscrição on-line.

5. Ao submeter um trabalho, fico automaticamente inscrito?
Sim, o preenchimento do formulário referido no ponto anterior serve, cumulativamente, para submissão de trabalho e inscrição, incluindo nos workshops de investigação.

6. Quem apresentou o trabalho em anteriores Fóruns de Jovens Investigadores, pode voltar a apresentar este ano?
Sim, apresenta a continuidade do trabalho desenvolvido no âmbito da investigação em curso.

7. Em que suporte digital é feita a comunicação?
A apresentação do trabalho é realizada através de um cartaz digital, poster científico. O doutorando seleciona a informação que considere necessária para tornar clara e fundamentada a sua apresentação oral.

8. O que é o cartaz digital ou poster científico?
O cartaz digital corresponde a um slide (ex: powerpoint, impress, keynote, etc), com informação estática e sem qualquer animação.

9. Como estruturar o cartaz digital ou póster científico?
Aconselham-se os seguintes procedimentos para uma projeção eficaz: a) utilização de dimensões e formatos estandardizados (pptx); b) tamanho de letra legível [não inferior a tamanho 16 em fonte não serifada (ex. Arial, Tahoma, Verdana, Calibri)]; c) orientação horizontal do slide; d) uso preferencial de esquemas.

Pode consultar o documento de Dicas para elaborar um cartaz digital ou póster científico  AQUI

10. Qual o papel do moderador nas sessões paralelas?
O moderador é responsável pela condução da sessão e pela gestão das intervenções dos participantes e da assistência.

11. Qual o papel do professor responsável por comentar os trabalhos apresentados nas sessões?
A reflexão crítica efetuada pelo professor visa o enriquecimento da investigação em curso apresentada pelo doutorando.

12. O professor comentador pertence à área de investigação dos doutorandos que apresentam os seus trabalhos?
O professor comentador pertence, preferencialmente, a outra área de especialidade, tendo em vista despoletar a articulação dos saberes e das tradições de investigação numa perspetiva interdisciplinar.

Contactos

Comissão Organizadora do Fórum de Jovens Investigadores do IE-ULisboa

 fji@ie.ulisboa.pt

 

 

Hora

26 (Quarta-feira) 9:00 - 27 (Quinta-feira) 18:00

Localização

IE-ULisboa