fevereiro, 2024
Detalhe
Aprendizagem, Diversidade e
Mais
Detalhe
Aprendizagem, Diversidade e Equidade: A Investigação em Educação
O XXXI Colóquio da AFIRSE Portugal visa promover o debate e a divulgação do conhecimento científico, produzido na investigação em Educação, sobre a aprendizagem na sua relação com a diversidade e a equidade.
O caráter inacabado do ser humano torna a aprendizagem uma dimensão intrínseca e fundamental à vida, ocorrendo em todos os tempos e espaços, na relação do sujeito com o ambiente, com outros e consigo próprio. Desse modo, todas as pessoas têm capacidade para aprender, sendo esse processo facilitado em dinâmicas e relações com sentido para o sujeito.
A aprendizagem – enquanto processo de aquisição de saberes, capacidades e valores – advém da tentativa e erro, observação, imitação e transmissão, e implica reflexão, (re)elaboração da experiência, atribuição de sentido e apropriação. Aprender, desaprender e reaprender fazem parte do processo de formação e envolvem as dimensões cognitiva, motora, afetiva, relacional e existencial. A diversidade na aprendizagem é notória de múltiplas formas, nomeadamente, no que respeita a tempos, espaços, métodos, recursos, estilos, características dos aprendentes, mas também em saberes, capacidades e valores que podem ser adquiridos ou aperfeiçoados.
A escola pública é um espaço privilegiado de acesso ao conhecimento científico e à herança cultural produzidos pela Humanidade e de igualdade de oportunidades, através do direito à educação obrigatória, universal e gratuita. Contudo, esse direito ainda não é assegurado a todas as crianças, jovens e adultos, tanto ao nível do acesso como do sucesso escolar. A escola contribui para o reforço de desigualdades sociais e de injustiças quando produz o fenómeno do insucesso escolar, responsabilizando e rotulando os alunos com as designadas “dificuldades de aprendizagem”. Ao perpetuar um modelo assente no ensino do professor e na crença de que a igualdade decorre de um tratamento semelhante, a escola origina múltiplas desigualdades.
O XXXI Colóquio da AFIRSE pretende consolidar a reflexão em torno de questões e desafios que permeiam a aprendizagem, a diversidade e a equidade, entre as quais: Como considerar a diversidade e promover a equidade em políticas e práticas de educação e formação? Como promover aprendizagens significativas em dinâmicas educativas formais, não formais e informais? Que saberes fundamentais para a vida em sociedade e como esses saberes podem ser aprendidos? Como proteger, transformar e valorizar a escola enquanto espaço público de aprendizagem, de cidadania e democracia? Como assegurar processos de avaliação da aprendizagem relevantes para a formação dos sujeitos implicados? Como promover a formação inicial, o desenvolvimento profissional e o reconhecimento dos educadores e professores?
Este evento será acreditado como Ação de Curta Duração.
Mais informações podem ser consultadas no website e redes sociais da AFIRSE: http://afirse.ie.ul.pt
1 A aprendizagem em políticas e práticas de educação e formação
2 Territórios, redes e comunidades de aprendizagem
3 Escola – espaço público de aprendizagem, de cidadania e democracia
4 A aprendizagem na educação digital
5 Avaliação da aprendizagem – dos programas internacionais à autoavaliação
6 Formação inicial e desenvolvimento profissional de professores e educadores
29 de maio 2023 – Início de inscrições e de submissões de propostas na plataforma
18 de setembro 2023 – Data-limite para a submissão de comunicações individuais e simpósios
23 de outubro 2023 – Data-limite para envio da notificação aos autores
31 de outubro 2023 – Data-limite de pagamento com tarifa reduzida
11 de dezembro 2023 – Data-limite de pagamento com tarifa regular
31 de janeiro 2024 – Data-limite de pagamento para participantes sem comunicação
7, 8 e 9 de fevereiro 2024 – XXXI Colóquio da AFIRSE Portugal
31 de março 2024 – Data-limite de envio do texto definitivo para as Atas do Colóquio
7 de fevereiro (quarta-feira)
11h30-13h00
Abertura do Secretariado | Ouverture du sécretariat
13h00-14h00
Pausa | Pause
14h00-14h30
Sessão de abertura | Ouverture du colloque
14h30-15h30
Conferência de abertura | Conférence inaugurale
15h30-16h00
Pausa | Pause
16h00-17h00
Mesa-Redonda 1 | Table ronde
17h00-17h30
Pausa | Pause
17h30-19h00
Sessão 1. Simpósios/Ateliês de apresentação de comunicações | Session 1. Ateliers et symposiums
Apresentação de Livros | Présentation des livres
8 de fevereiro (quinta-feira)
9h45-11h15
Sessão 2. Simpósios/Ateliês de apresentação de comunicações | Session 2. Ateliers et symposiums
11h15-11h30
Pausa | Pause
11h30-13h00
Sessão 3. Simpósios/Ateliês de apresentação de comunicações | Session 3. Ateliers et symposiums
13h00-14h30
Pausa | Pause
14h30-15h30
Conferência | Conférence
15h30-16h00
Pausa | Pause
16h00-17h00
Mesa Redonda | Table ronde
17h00-17h30
Pausa | Pause
17h30-19h00
Sessão 4. Simpósios/Ateliês de apresentação de comunicações | Session 4. Ateliers et symposiums
9 de fevereiro (sexta-feira)
9h45-11h15
Sessão 5. Simpósios/Ateliês de apresentação de comunicações | Session 5. Ateliers et symposiums
11h15-11h30
Pausa | Pause
11h30-13h00
Sessão 6. Simpósios/Ateliês de apresentação de comunicações | Session 6. Ateliers et symposiums
13h00-14h30
Pausa | Pause
14h30-15h30
Mesa-Redonda | Table ronde
15h30-16h00
Pausa | Pause
16h00-17h00
Conferência de encerramento | Conférence de clôture
17h00-17h30
Sessão de encerramento | Clôture du Colloque
Hora
7 (Quarta-feira) 11:30 - 9 (Sexta-feira) 17:00
Localização
Alameda da Universidade, Lisboa