No dia 18 de maio, João Pedro da Ponte, professor catedrático do IE-ULisboa, participou no Seminário “Faltam professores! E agora?” promovido pelo Conselho Nacional de Educação.
Este seminário centrou-se na reflexão sobre o envelhecimento do corpo docente em Portugal e a necessidade da sua renovação, procurando soluções baseadas “planeamento prospetivo que permita antecipar o estudo e a implementação das respostas mais adequadas” e contou com a presença de vários especialistas em educação.
Na sua intervenção, o Professor João Pedro da Ponte sublinhou que “as necessidades quantitativas (termos professores para todos os alunos) não nos devem levar a desconsiderar as preocupações qualitativas (ter professores qualificados para o exercício da sua função)”. Nesse sentido, o investigador do IE-ULisboa defendeu a celebração de “contratos-programa” com instituições de ensino superior e a concessão de bolsas de estudo que garantam alunos dos cursos de formação inicial de professores, assim como “a valorização da função dos orientadores cooperantes e o reforço do vínculo entre os orientadores cooperantes e as instituições de formação.”