Equipas coordenadas por investigadores do IE-ULisboa participam em novos projetos Erasmus+ aprovados pela Comissão Europeia

Os projetos agora aprovados têm a coordenação de Estela Costa (“New Approaches in Inspection: A Polycentric Model”) e Neuza Pedro (“Designing Future Innovative Learning Spaces”).

Na base do projeto “New Approaches in Inspection: A Polycentric Model”, cujo consórcio é formado por parceiros de Portugal, Turquia, Holanda, Irlanda e Bulgária, está o sistema de auditoria policêntrica, desenvolvido previamente por parceiros holandeses, búlgaros e da Irlanda do Norte. O projeto preconiza a cooperação e comunicação ativas entre inspetores, académicos, diretores escolares, professores e pais, antevendo a abordagem da auditoria policêntrica como um modelo a equacionar, em comparação com os sistemas atuais de auditoria. Prevê-se que os resultados tenham impacto em cada um dos parceiros, envolvendo, entre outros, a criação de um sistema de aplicativos, transferível, de orientação de gestão de processos, indicadores e procedimentos relativos à formação de inspetores e demais stakeholders. Destaca-se, entre outros, a elaboração de um relatório de investigação acerca da utilização desta abordagem, em diferentes países, bem como a produção de um relatório que põe em relação a auditoria policêntrica, a gestão escolar e o sistema português de auditoria em educação.

No projeto “Designing Future Innovative Learning Spaces”, a partilha de boas práticas e a cooperação entre instituições da Turquia, Espanha, Portugal, República Checa, Bélgica e Áustria visam a formação de professores sobre a integração das TIC em salas de aula inovadoras e a criação de um quadro teórico e metodológico a aplicar a nível nacional e internacional neste domínio. Serão estudadas as práticas implementadas em espaços inovadores de aprendizagem existentes nos países europeus participantes, surgindo o IE-ULisboa como responsável pela organização de um curso de formação para professores, formadores e investigadores sobre integração de Equipamentos digitais, Apps e Ambientes on-line em contexto de sala de aulas com vista ao estabelecimento de inovação nas práticas docentes e melhorias no sucesso dos estudantes.