A Problemática Educacional em Portugal e no Brasil: Desafios Teóricos e Práticos da Pedagogia Universitária

Investigador responsável

Manuela Esteves (coordenadora da equipa portuguesa) e Maria Isabel da Cunha (coordenadora da equipa brasileira – UNISINOS)

Resumo

Trata-se de um projecto de investigação que envolve, pela parte portuguesa, investigadores da Universidade de Lisboa e da Universidade do Porto, e, pela parte brasileira, investigadores ligados aos programas de pós-graduação em educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal de Pelotas (todas do Estado do Rio grande do Sul).

A pedagogia universitária enquanto objecto de estudo e de intervenção sistemáticas é um caso relativamente recente na investigação em Ciências da Educação. As profundas transformações quanto às missões do ensino superior, decididas no plano político, constituem desafios de diversas ordens, incluindo a ordem pedagógica, tanto para as instituições como para os docentes. No caso europeu, é em torno do processo de Bolonha que esses desafios se têm constelado mais claramente.

Encontrar as melhores respostas no plano pedagógico implica a existência de um conhecimento científico disponível para ser investido na transformação das práticas.

Fonte de financiamento

CAPES/FCT (GRICES)

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