![sem-ttulo sem-ttulo](https://www.ie.ulisboa.pt/wp-content/uploads/bfi_thumb/sem-ttulo-quc4dpd3dvrn7wh1zpcq2gyc6qermrlqd4jmchzxkc.jpg)
Rede Europeia para a Cidadania Ambiental (CA16229)
Pedro Reis (Participação como Vice-Chair da Network)
Disponível em: http://enec-cost.eu/mc-members-substitutes/
A Rede Europeia para a Cidadania Ambiental (ENEC) visa melhorar a compreensão e avaliação da cidadania ambiental nas sociedades europeias e nos países participantes. A cidadania ambiental é um factor essencial da estratégia de crescimento da UE (Europa 2020) e da sua visão para o desenvolvimento sustentável, a economia ecológica e a sociedade hipocarbónica (roteiro da UE 2050).
A Rede Integrada da Ação reduzirá as barreiras entre as ciências humanas, económicas, sociais, políticas e ambientais, multiplicando o conhecimento, a experiência, a pesquisa e as perspectivas de diferentes interessados (pesquisadores, académicos, professores, profissionais, decisores políticos, ONGs, etc.) relacionados com Cidadania Ambiental. Serão focadas as diferentes dimensões macro e micro-nível da educação formal e não formal que podem conduzir à Cidadania Ambiental. Ao desenvolver colaborações nacionais, europeias e internacionais, a ENEC aumentará o conhecimento científico e a atenção sobre a cidadania ambiental.
Os resultados esperados incluem: a) a criação de um website, b) uma base de dados de tipo repositório de medidas científicas e intervenções fundamentadas que visam a cidadania ambiental, c) a facilitação de escolas de formação científica, missões científicas de curta duração, conferências e d) a disseminação de documentos de trabalho colaborativos, relatórios científicos, atas, publicações académicas, documentos de política e sugestões e um livro editado sobre Cidadania Ambiental.
A Ação conceptualizará e enquadrará a Cidadania Ambiental e desenvolverá novos paradigmas e métricas para avaliar a Cidadania Ambiental. Bons exemplos e boas práticas educacionais que levam a atitudes, comportamentos e valores pró-ambientais serão destacados e promovidos. Medidas políticas e recomendações serão propostas. A ação servirá como veículo para desfragmentar o conhecimento em cidadania ambiental.
2017 – 2021
COST ASSOCIATION – COST ACTION “European Network for Environmental Citizenship” (CA16229)
Disponíveis em: http://enec-cost.eu
Schio, C., & Reis, P. (2024). Implementation of a pedagogical model of ocean citizenship: students’ perspective. Australian Journal of Environmental Education 0, 1–23. https://doi.org/10.1017/aee.2024.57.
Schio, C., & Reis, P. (2024). Design of a Pedagogical Model to Foster Ocean Citizenship in Basic Education. Sustainability, 16(3), 967. https://doi.org/10.3390/su16030967
Monte, T., & Reis, P. (2024). Aplicación y evaluación de un modelo didáctico de educación para la ciudadanía ambiental en Portugal por maestras de primaria. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 21(1), 1504. https://revistas.uca.es/index.php/eureka/article/download/10201/11546/57314
Monte, T. & Reis, P. (2024). Avaliação de um modelo pedagógico de educação para a cidadania ambiental por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista Portuguesa de Educação. Revista Portuguesa de Educação, 37(2), e24030. https://doi.org/10.21814/rpe.30935
Linhares, E., & Reis, P. (2023). Education for environmental citizenship and activism through the development of nature-based solutions with pre-service teachers. Journal of Social Science Education, 22(4). https://doi.org/10.11576/jsse-6498
Hadjichambis, A. Ch., Reis, P., Paraskeva-Hadjichambi, D., Romero-Ariza, M., Boeve-de Pauw, J., Gericke, N., Knippels, M.-C., & Christodoulou, A. (Eds.) (2022). Education for Environmental Citizenship. Basel: MDPI. https://doi.org/10.3390/books978-3-0365-5322-1
Linhares, E., & Reis, P. (2023). Education for Environmental Citizenship in Pre-Service Teachers: Potentialities and Limitations of a Pedagogical Approach Applied at a Distance. Sustainability, 15(21), 15411. https://www.mdpi.com/2071-1050/15/21/15411/pdf
Linhares, E., & Reis, P. (2022). Práticas de Cidadania Ambiental na Formação Inicial de Professores de Educação Básica: Um Estudo de Caso. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 97(36.1), 163-184. https://recyt.fecyt.es/index.php/RIFOP/article/view/92499/68389
Monte, T., & Reis, P. (2022). Avaliação de um modelo pedagógico de educação para a cidadania ambiental por especialistas em educação ambiental. Uni-Pluriversidad, 22(2), 1-17. https://revistas.udea.edu.co/index.php/unip/article/view/349593
Reis, P. (2021). Cidadania Ambiental e ativismo juvenil. ENCITEC – Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 11(2), 5-24. http://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/433
Monte, T., & Reis, P. (2021). Design of a Pedagogical Model of Education for Environmental Citizenship in Primary Education.Sustainability, 13(11), 6000. https://doi.org/10.3390/su13116000
Reis, P. (2020). Environmental Citizenship & Youth Activism. In A. Ch. Hadjichambis, P. Reis, D. Paraskeva-Hadjichambi, J. Čincera, J. Boeve-de Pauw, N. Gericke & M.-C. Knippels (Eds.), Conceptualizing Environmental Citizenship for 21st Century Education. Series “Environmental discourses in Science Education”. Cham: Springer. Recuperado de https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2F978-3-030-20249-1_9.pdf
Hadjichambis, A. Ch., Reis, P., Paraskeva-Hadjichambi, D., Čincera, J., Boeve-de Pauw, J., Gericke, N., & Knippels, M.-C. (Eds.) (2020), Conceptualizing Environmental Citizenship for 21st Century Education. Series “Environmental discourses in Science Education”. Cham: Springer. Recuperado de https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2F978-3-030-20249-1.pdf
Hadjichambis, A. Ch., & Reis, P. (2020). Chapter 1: Introduction to the conceptualisation of Environmental Citizenship for twenty-first century education. In A. Ch. Hadjichambis, P. Reis, D. Paraskeva-Hadjichambi, J. Čincera, J. Boeve-de Pauw, N. Gericke & M.-C. Knippels (Eds.), Conceptualizing Environmental Citizenship for 21st Century Education (pp. 1-14). Series “Environmental discourses in Science Education”. Cham: Springer. Recuperado de https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2F978-3-030-20249-1_1.pdf
Hadjichambis, A. Ch., Reis, P., & Paraskeva-Hadjichambi D. (Eds.). (2019). European SWOT Analysis on Education for Environmental Citizenship. Lisbon: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Cyprus Centre for Environmental Research and Education & European Network for Environmental Citizenship — ENEC Cost Action. Recuperado de https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/42646/1/European_SWOT_Analysis_on_Education_for_Environmental_Citizenship.pdf