Formação transnacional de professores STEM centrada nas competências transversais e na educação sustentável – acaSTEMy
Cláudia Faria
Cecília Galvão
Hélia Oliveira
Maria João Mogarro
Mónica Baptista
Teresa Conceição
Os professores desempenham um papel fundamental na preparação de futuras gerações de pessoas com competências transversais, fundamentais no contexto das transições ecológica e digital. No entanto, os professores relatam falta de oportunidades de desenvolvimento profissional, especialmente relacionadas com competências digitais, mobilidade e mentoria entre pares. O objetivo do acaSTEMy é desenvolver uma estrutura de apoio sistémica para a formação de professores STEM de alta qualidade e baseada na investigação, desde a formação inicial até ao desenvolvimento profissional contínuo (DPC), que inclua a mobilidade como um elemento essencial.
O projeto prevê professores STEM competentes e motivados, bem equipados para preparar os seus alunos para carreiras futuras, cuja natureza é difícil de prever. Com base nas inúmeras atividades anteriores dos parceiros acaSTEMy, o foco do projeto é: (1) desenvolver, pilotar e promover vários modelos de aprendizagem à distância e mistos, em combinação com mobilidade internacional e orientação; (2) melhorar as competências digitais dos professores STEM para pedagogias significativas; (3) apoiar as competências e pedagogias dos professores STEM para uma educação sustentável e atualizada, desenvolvendo cursos de DPC para enfrentar desafios importantes, como a sustentabilidade ambiental, a transformação verde, a saúde global e a imigração, bem como aspetos metodológicos, como o ensino de turmas com grande diversidade de alunos, combatendo a ansiedade e promovendo um ensino sensível às questões de género.
A estratégia de bottom-up da AcaSTEMy reúne responsáveis de formação inicial e contínua de professores, bem como escolas de oito (8) países, para desenvolver e testar modelos e programas de mobilidade para uma aprendizagem profissional eficaz e acessível. Além disso, a rede de parceria inclui associações de professores STEM, ministérios da educação e Academias de Ciências para fornecer contributos para o desenvolvimento de um quadro político para a mobilidade intencional e sistemática de professores e para informar políticas mais amplas de educação científica a nível nacional e europeu.
01/06/2023 a 31/05/2026
Programa: Erasmus+
Ação-chave 2 – Academias de Professores Erasmus+
Grant Agreement N.° 101104631