Análise Secundária dos Dados do PISA: Procurando Caminhos para o Sucesso Escolar

Investigador responsável

Joseph Edward Conboy

Resumo

O Programme for International Student Assessment (PISA) é um projecto ambicioso da OCDE que procura medir as capacidades de alunos de 15 anos de idade para enfrentar desafios futuros nas áreas da ciência, matemática e leitura. De três em três anos, com início no ano 2000, o programa PISA tem vindo a recolher dados sobre os pais, escolas e estudantes (quer dados cognitivos quer atitudinais). Os dados do PISA proporcionam uma profusão de informação, respeitante a quase 400,000 estudantes em todo o mundo. Enquanto muitas das análises efectuadas sobre os dados se têm centrado na comparação entre os diferentes países participantes, análises secundárias poderiam ser úteis na busca de caminhos para o sucesso escolar dentro das fronteiras nacionais. Por exemplo, a taxa elevada de insucesso escolar em ciências a nível do ensino secundário é um problema central no sistema educacional português. Um ensino eficaz e uma gestão eficiente das escolas requerem que se tenha informação sobre as causas de insucesso. Uma possível abordagem à aquisição desta informação será submeter os dados do PISA a uma análise secundária que pode facultar indícios úteis para melhorar o sucesso escolar nas ciências. Assim, propomos uma tal reanálise que se centrará nos dados psicossociais e de desempenho de estudantes, pais e escolas.

A tarefa presente busca, especificamente, estabelecer associações entre as referidas variáveis. Estudos prévios identificaram alguns factores percepcionados como os mais importantes em termos de insucesso no 10º ano. Incluem (a) Envolvimento dos Pais; (b) Factores motivacionais como o significado, desafio, escolha, e interesse das actividades pedagógicas (c) Qualidade do ensino das ciências; (d) Factores Afectivos como a autonomia, auto-estima, auto-conceito, responsabilidade pessoal, aprendizagem personalizada, professores que se preocupam com os seus alunos, expectativas elevadas, elogio e encorajamento; (e) Preparação académica prévia, (f) Relações entre pares; (g) Aspirações Profissionais; (h) Organização Escolar, e; (i) Factores associados ao Currículo.

Fonte de financiamento

Fundação para a Ciência e Tecnologia e Ministério da Educação. FSE/CED/83617/2008

Destaques