
APRENDER: Matemática, Tecnologia e Sociedade
João Filipe Lacerda Matos
O Projecto adopta uma estratégia que coloca em diálogo o campo teórico e o campo empírico da investigação em quatro fases: 1) especificação de uma 1ª versão do esquema conceptual para aprendizagem matemática tomando como base trabalho anterior de membros da equipa; 2) análise de tendências existentes na aprendizagem matemática numa variedade de práticas e produção de 4 etnografias das práticas observadas para identificar e caracterizar aquelas tendências (e.g. interacção horizontal entre participantes numa mesma prática conduzindo a aprendizagens matemáticas); 3) consideração dos resultados da fase 2 na reelaboração do esquema conceptual desenvolvido sobre aprendizagem matemática dando origem a uma 2ª versão; 4) desenvolvimento, a partir daquele esquema, de um conjunto de linhas orientadoras para o design de cenários para aprendizagem matemática (em forma de hipertexto incluindo exemplos extraídos das etnografias).
O esquema teórico baseia-se numa perspectiva situada da aprendizagem articulada com a educação matemática crítica e mediação semiótica. Isto permitirá utilizar o conhecimento produzido em projectos anteriores (Projecto Mathematical Thinking, Projecto Pensar a Aprendizagem e Projecto WebLabs). A base empírica será concretizada em 4 etnografias de práticas em que a aprendizagem matemática é significativa a fim de identificar e caracterizar (i) os artefactos usados pelas pessoas nas suas práticas e o seu papel mediador na aprendizagem matemática e no desenvolvimento de competências matemáticas (com especial atenção às TIC); (ii) o reportório partilhado nas práticas, em particular a sua natureza matemática; (iii) a organização social das práticas; (iv) o desenvolvimento dinâmico das identidades dos participantes e do seu sentido de pertença às comunidades. Será objecto de observação um conjunto de locais para recolha de dados, incluindo: práticas escolares em matemática (2 locais em turmas entre o 3º e o 9º ano de escolaridade), formação inicial de professores de matemática em estágio (1 local), orientação de projectos envolvendo matemática e TIC em desenvolvimento em escolas (1 local), e matemática do espaço de trabalho (2 locais tais como enfermagem e restauração).
A recolha de dados terá lugar através da imersão dos subgrupos de investigadores no terreno adoptando uma abordagem etnográfica e utilizando gravadores vídeo e áudio uma vez acauteladas todas as questões de natureza ética envolvidas. O trabalho no terreno terá lugar durante cerca de 6 meses em cada local dado que o elemento tempo constitui um factor crítico na qualidade dos dados recolhidos. As sessões de análise de dados subsequentes têm como objectivo (i) produzir 4 ‘etnografias da prática’, e (ii) produzir evidência, aperfeiçoar e consolidar a 2ª versão do esquema conceptual para aprendizagem matemática. As etnografias constituirão narrativas analíticas de práticas específicas e actuarão como casos que mostrarão evidência de como a participação nas práticas se desenvolve e como a aprendizagem matemática ocorre e se torna visível. Estas etnografias alimentarão igualmente o desenvolvimento de materiais e exemplos para apoiar o uso do esquema conceptual e das linhas orientadoras para o design de cenários para a aprendizagem matemática.
A infra-estrutura do Projecto colocará em articulação a competência de investigadores seniores e de jovens investigadores em conjunto com o uso de uma plataforma colaborativa (em Moodle) como forma de trabalho conjunto e repositório de versões sucessivas de documentos a elaborar no seio do Projecto. No final, o site e a plataforma serão adaptados à forma de um portal em Educação Matemática e Sociedade.
Algumas questões chave de investigação orientarão o trabalho de forma a mantê-lo focado, tais como: como são socialmente constituídas nas práticas as competências matemáticas? como é que a aprendizagem matemática se articula com as formas de participação das pessoas nas diversas práticas? que artefactos, em especial de natureza tecnológica, (e.g. ferramentas diárias de trabalho, plataformas para colaboração, etc) estão envolvidos como elementos de mediação e que papel têm na aprendizagem matemática? que implicações se pode tirar para o design de cenários para aprendizagem matemática?
O Projecto terá um impacto assinalável num número elevado de profissionais da educação (nomeadamente em professores de matemática e em outros profissionais ligados à formação como por exemplo em Centros de Reconhecimento e Certificação de Competências e Centros de Competência) quer através das comunicações, workshops e poster quer através dos artigos e demais publicações previstas. O website do Projecto servirá como recurso para tomada de contacto com o esquema conceptual e as linhas orientadoras para o design de cenários para aprendizagem matemática criando condições para a valorização de uma visão da aprendizagem e das competências matemáticas que tenham em consideração a sua dimensão social e tecnológica.
FCT. PTDC/CED/65800/2006