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Aprendizagem da Cidadania Europeia num Programa para Escolas Secundárias “ECLIPSE”

Investigador responsável

Maria Helena Salema (Equipa portuguesa)

Objectivos
  • melhorar a Aprendizagem para a Cidadania Europeia num Programa para Escolas
  • ligar a Investigação à Prática
  • prestar atenção
    aprendizagem dos alunos
    formação de professores
  • desenvolver investigação Internacionalmente orientada nos conceitos de cidadania, educação cívica, identidade Europeia
  • investigação Internacionalmente orientada em formação de professores, especialmente referindo-se às competências-chave e educação cívica e educação para a cidadania. Desenvolvimento de módulos nas competências da Cidadania Europeia. Serão desenvolvidos testes baseados nos itens correntes dos testes ICCS (IEA Educação Cívica e para a Cidadania);

A participação Portuguesa é centrada na educação de professores e formação de professores nas escolas. Será uma investigação-ação baseada no professor e na escola, supervisionada/conduzida pelos investigadores do projeto do IEUL.
Portugal participará em todas as fases do projeto, envolvendo estudantes de Mestrado e de Doutoramento ou professores que frequentam cursos acreditados pelo Conselho Científico-pedagógico da Formação Contínua, propostos e supervisionados pelos investigadores do projeto  (1) Identificar o quadro estrutural/currículos e necessidades existentes, (2) desenvolver o quadro concetual  Europeu, testes e questionários para estudantes e professores, (3) assegurar a implementação contextualizada e eficaz dos módulos da Educação Europeia para a Cidadania nas escolas.
Os professores escolhidos são de escolas do 3ºciclo (estudantes do 7º, 8º e 9º ano, grupo de idades 12/13 a 14/15) de diferentes disciplinas (Matemática; Geografia; Português, Ciências, Educação Cívica) e/ou terem diferentes papéis nas suas escolas (ex: Coordenador do Departamento de Ciência, Diretor de turma, Membro do Conselho Pedagógico).
De 01/10/2011 a 30/06/ 2012 é uma fase de investigação teórica.
A fase de implementação nas suas escolas será de setembro 2012 a julho 2013.
Os módulos ACE (aprendizagem para a cidadania europeia) serão infundidos e articulados com os conteúdos e atividades regulares da vida escolar. Diferentes contextos para implementação são planeados: (1) como uma disciplina/atividade escolar específica; (2) como parte de uma abordagem trans-curricular; (3) como um componente de toda a escola; (4) como um envolvimento com a comunidade.
Os professores irão aplicar testes e responder a questionários de professores construídos pelo consórcio. A contribuição específica do IEUL é nos portefólios dos professores e sua formação. Investigadores e professores irão construir colaborativamente: (a) portefólios reflexivos e metacognitivos das suas práticas, da autoavalição no ensino, da aprendizagem dos alunos, dos conceitos, crenças e valores. 5 ateliês/sessões com professores são planeadas para avaliação formativa e redefinição de conteúdos/estratégias de ensino.
O Quadro concetual terá um módulo central baseado na conceção partilhada, dentro do consórcio, a Aprendizagem para a Cidadania Europeia (ACE) baseada no conhecimento & compreensão das dimensões da cidadania (política, legal, social e literacia económica), competências-chave (pensamento crítico e aprender a aprender), atitudes, disposições e valores para uma cidadania pró-ativa, ética, responsável com envolvimento real e compromisso baseado num sentido de pertença e identidade no seio das comunidades Europeias

Fonte de financiamento

Comissão Europeia, Lifelong Learning Programme, Comenius Multilateral projects
517815 –LLP- 1- 2011-I- IT- COMENIUS –CM

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