Domingos Fernandes
Ana Luísa Paz
Jorge Ramos do Ó
Marta Almeida
O principal propósito deste estudo é avaliar competências dos professores do ensino secundário de São Tomé e Príncipe tendo em vista a sua caraterização fundamentada e a produção de recomendações que permitam melhorar a qualidade do ensino secundário neste país. A abordagem de avaliação utilizada baseia-se nas perspetivas da “avaliação orientada por/para uma agenda social” associadas às ideias da “avaliação para melhorar” e da “avaliação para o ‘empoderamento’ dos intervenientes”. Nestas condições, as dificuldades eventualmente identificadas são assumidas como um problema que tem de ser resolvido por uma alargada diversidade de pessoas e grupos do sistema educativo e da sociedade. Consequentemente, o método utilizado baseia-se num trabalho intensivo de auscultação/discussão das referidas pessoas e grupos através da estratégia dos chamados grupos focados (focus groups). Além disso, será administrado um questionário a uma amostra deliberada de professores do ensino secundário de todas as disciplinas previstas no currículo. A análise e interpretação dos dados do questionário e das perceções dos intervenientes no processo de avaliação acerca das competências dos professores do ensino secundário e acerca das condições existentes permitirá elaborar um conjunto de recomendações concretas. Estas recomendações deverão fundamentar programas realistas e exequíveis que possam apoiar a melhorar a qualidade do ensino secundário em São Tomé e Príncipe.
06/2018 – 01/2019
Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., Ministério dos Negócios Estrangeiros